Autor Tópico: Inserir legendas em arquivos AVI  (Lida 28116 vezes)

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Inserir legendas em arquivos AVI
« Online: 26 de Janeiro de 2009, 16:26 »
Olá pessoal! estou com dificuldades aqui. Acontece que eu quero assistir meus vídeos AVI no meu DVD que é compatível com DivX. Preciso então embutir as legendas nestes vídeos, só que o problema é que não tem jeito.
Acontece que eu não quero mexer no vídeo, apenas inserir a legenda. No windows eu utilizava o AVIAddXSubs, que fazia perfeitamente bem o trabalho, não demorava nem 1 minuto para inserir a legenda e, ainda tinha a opção de mudar a fonte, a cor, o tamanho e muito mais.
No linux eu já tentei de tudo que achei na net e não dá certo. Já instalei também o pacote de codecs.
Estou utilizando o mencoder para fazer o trabalho com o seguite comando:
mencoder filme.avi -sub legenda.srt -subcp latin1 -subpos 100 -subfont-text-scale 3 -ovc copy -oac copy -o filme_legendado.avi

Até que faz o processo, mas na hora de assistir no DVD, não tem legenda nehuma.não sei o que está errado.
Outro problema, os arquivos AVI que baixei pelo Ubuntu, não rodam em Windows, senão eu utilizaria o AVIAddXSubs.
Ajudem aí!vlw!!!

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2009, 16:39 »
Se seu player de mesa lê divx, não precisa embutir legenda alguma.

Basta colocar na mesma pasta a legenda e o vídeo com o MESMO nome que o resto o player de mesa faz.

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2009, 03:06 »
E ae maudy,tudo blz? isso mesmo.O meu DVD é um DVP3142 da Philips. Ele lê as legendas se forem colocadas na mesma pasta do vídeo, porém, são muito pequenas, brancas, com fundo escuro. Quando eu usava o AVIAddXSubs, colocava as legendas em amarelo, sem o fundo opaco e com tamanho 20 ou 22. Dava gosto de assistir. O problema é como eu já expliquei, no Linux não consigo fazer essas mudanças nas legendas e inserí-las nos AVI. E se não bastasse o Windows não roda os meus vídeos AVI baixados pelo Linux...!

Já pesquizei na net sobre o meu DVD, para ver se aparece um firmware alternativo, mas pra variar o meu tem chipset Zoran, ou seja, não pode ser modificado.
vlw pela tentativa de ajudar!Um abraço!!!

Offline soyuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2009, 03:22 »
o AVIAddXSubs trabalha bem no linux via wine

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2009, 11:19 »
Pois é soyuz! Já tentei também. Mas se você me ajudar eu tento denovo. Instalei o wine fiz todos os procedimentos mas na hora de assistir o vídeo no DVD, a legenda apareceu no meio da tela e completamente borrada, não dava nem pra ver que era uma legenda, não sei o que aconteceu.vlw!!!

Offline paulo65

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2009, 08:13 »
Estava com o mesmo problema... descobri o script ubuntu perfeito, ele embute as legendas nos filmes via menu nautilius dá uma olhada em http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 00:07 »
Olá paulo65! Gostei da idéia! eu tenho este script e nem tinha percebido a opção das legendas. Só que quando vou inserir as legendas, eu coloco para manter o vídeo original, pois eu só quero inserir a legenda não converter o vídeo, então não acontece nada, somente se eu selecionar para recodificar o vídeo, aí sim começa a conversão. Mas eu não quero converter, só quero inserir! o que vc me diz? Um abraço!!!

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 02:11 »
Pois é soyuz! Já tentei também. Mas se você me ajudar eu tento denovo. Instalei o wine fiz todos os procedimentos mas na hora de assistir o vídeo no DVD, a legenda apareceu no meio da tela e completamente borrada, não dava nem pra ver que era uma legenda, não sei o que aconteceu.vlw!!!

Tem alguma incompatibilidade do AVIAddXSubs com o Wine, comigo isso também acontece...

Já procurei igual a um condenado um programa para gerar e misturar XSubs que rode em Linux e não achei nada. Como eu tenho uma VM de Windows XP rodando no VirtualBox (por motivos diversos), eu tenho usado o programa dessa forma, infelizmente. Atualmente estou procurando a especificação do XSubs para tentar eu mesmo contruir um programa que faça esse trabalho, se alguém souber onde encontrar essas especificações, por favor me avise!

Só não entendi uma coisa, como assim os seus AVIs não rodam no Windows? Já tentou instalar o K-Lite Codec Pack?

[]s!

Vinny

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 03:19 »
Citar
Só não entendi uma coisa, como assim os seus AVIs não rodam no Windows? Já tentou instalar o K-Lite Codec Pack?

Pior que o vídeo rodava normal no Ubuntu, mas no Window$ não apareciam as configurações do vídeo, por isso não rodava! sei lá pq! Tive que baixar o avi outra vez , aí rodou blz!
Sim eu tenho instalado o pacode de codecs!vlw!!!

Offline yghw3l

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 10:24 »
Eu li no jornal outro dia que o VLC incorpora legenda nos vídeos. Eu nunca fiz isso mas vc pode tentar por aí.

Offline jorjão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 19:25 »
Eu uso o Devede que dá para anexar as legendas e depois ou crio ficheiro de imagem para gravar em DVD ou crio um ficheiro compatível para ver no pc.
Cumps, Jorjão.

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 03:37 »
Bom! Até agora eu fiz tudo o que me passaram de dicas e nada se compara ao AVIAddXSubs que roda no Window$. Essa história dele rodar em Wine também não quero. O que quero é um programa ou qualquer coisa que faça o mesmo trabalho no Ubuntu. Acontece que eu NÃO quero mudar a codificação do vídeo. Ele está em AVI e eu quero que continue assim. O AVIAddXSubs faz exatamente isso, não muda nada no vídeo, a não ser a extensão que passa a ser DivX e não AVI. Ele embute a legenda em menos de 1 minuto. E é isso que eu procuro, apenas embutir a legenda sem precisar mexer no vídeo. Será que não tem um jeito de fazer isso no Ubuntu Linux?

Offline Veoden

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 02:16 »
Avidemux faz isso perfeitamente. Tu escolhe fonte, cor, tamanho, posição.
Na versão anterior o video ficava tremido, mas na versão atual fica perfeito, só não é tão rápido como no programa que usava, demora por volta de uma hora dependendo de seu computador.
Instala o GUI pra GKT+ que é mais amigável.
Abre o AVI.
Em VIDEO mudar para MPEG-4 ASp (Xvid4)
Depois clique em Filters e vá na opção Subtitle, escolhe o tipo de legenda e modifique suas opções, depois é só dor OK e Salvar.

obs. não suporte legenda em itálico e nem em negrito.

Espero ter ajudado
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 02:23 por Veoden »

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:02 »
Avidemux faz isso perfeitamente. Tu escolhe fonte, cor, tamanho, posição.

O problema é justamente que ele não faz a mesma coisa que o AVIAddXSubs, o Avidemux vai recodificar o vídeo sobrepondo as legendas, o AVIAddXSubs não recodifica nada, ele pega a legenda, cria bitmaps com elas, cria um arquivo XSubs com os bitmaps e junta o AVI e o XSubs em um mesmo container do tipo DivX, sem fazer _nenhuma_ alteração no AVI. Tem três diferenças principais aí:
1 - O processo é muito mais rápido do que recodificar (em torno de 1 a 2 minutos para um arquivo normal de série, por exemplo);
2 - Não perde qualidade no processo. As vezes qdo recodifica vídeo com legendas em cima, o contorno da legenda fica horrivel, pq ela fica compactada com a mesma qualidade do vídeo, no caso do XSubs as legendas são arquivos de imagens estáticas e tem uma qualidade melhor.
3 - Pode-se colocar mais de uma legenda no arquivo e selecioná-las como se fosse em um DVD comum. Eu uso isso para poder agregar legendas em portugues e em ingles no mesmo vídeo.

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Inserir legendas em arquivos AVI
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 03:04 »
Citar
O problema é justamente que ele não faz a mesma coisa que o AVIAddXSubs, o Avidemux vai recodificar o vídeo sobrepondo as legendas, o AVIAddXSubs não recodifica nada, ele pega a legenda, cria bitmaps com elas, cria um arquivo XSubs com os bitmaps e junta o AVI e o XSubs em um mesmo container do tipo DivX, sem fazer _nenhuma_ alteração no AVI. Tem três diferenças principais aí:
1 - O processo é muito mais rápido do que recodificar (em torno de 1 a 2 minutos para um arquivo normal de série, por exemplo);
2 - Não perde qualidade no processo. As vezes qdo recodifica vídeo com legendas em cima, o contorno da legenda fica horrivel, pq ela fica compactada com a mesma qualidade do vídeo, no caso do XSubs as legendas são arquivos de imagens estáticas e tem uma qualidade melhor.
3 - Pode-se colocar mais de uma legenda no arquivo e selecioná-las como se fosse em um DVD comum. Eu uso isso para poder agregar legendas em portugues e em ingles no mesmo vídeo.

Salve vipseixas! Isso mesmo que eu estava querendo explicar. Agradeço a bela colocação dos fatos.
Agora tudo ficou muito claro com a sua explicação e, é isto que eu procuro, algo que faça no Ubuntu o que o AVIAddxSubs faz no Window$!
vlw mesmo!!!