Autor Tópico: Driver de vídeo SiS no Ubuntu Intrepid Linux  (Lida 2685 vezes)

Offline Douglas_Duarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Driver de vídeo SiS no Ubuntu Intrepid Linux
« Online: 13 de Janeiro de 2009, 02:18 »
Quem usa, sabe o problema que é ter um SiS 771/761 rodando a 1280x800 no Hardy, principalmente na execução de vídeos, totalmente bugado. Mas tinha-se a opção do VESA, ajustando via displayconfig-gtk, para 1280x768. Feio, mas melhor que 800x600.

Mas como tudo que é ruim pode piorar, resolveram tirar o displayconfig-gtk. O xorg.conf está bem esotérico (PRINCIPALMENTE no Kubuntu, onde ele está vazio!) e, como é um sistema novo, nada na rede. Solução? Downgrade.

Ontem a noite resolvi dar mais uma chance ao Intrépido no meu possante laptop CCE. Procurei na rede e encontrei este driver, que é definitivamente a salvação da lavoura!

Eu mesmo o estou disponibilizando, porque fiz a %#$*!@ de não marcar a discussão em ubuntuforums. Abaixo descrevo como instalá-lo:

   1. remova qualquer menção a drivers no xorg.conf com: sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
   2. baixe e instale o driver
   3. abra o xorg.conf com gksu gedit /etc/X11/xorg.conf e insira a linha Driver "sis671" dentro de Section "Device"
   4. reinicie o X, fechando a seção ou com Ctrl+Alt+Backspace


Depois, é só ser feliz. Só não tem aceleração. Então nada de Compiz, mas dá para usar a composição nativa do metacity.

Driver Download:
http://www.4shared.com/file/77093938/ab1a9803/xserver-video-sis671_ubuntu810-1_i386.html


Creditos: Joao Santana
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 02:21 por Douglas_Duarte »

Offline Iuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo SiS no Ubuntu Intrepid Linux
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2009, 07:31 »
Muito Obrigado!

Estava faltando apenas isto para me confortar com as configurações do meu notebook!

 ;D

Offline GTamtM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
Re: Driver de vídeo SiS no Ubuntu Intrepid Linux
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2009, 10:23 »

Depois, é só ser feliz. Só não tem aceleração. Então nada de Compiz, mas dá para usar a composição nativa do metacity.


Não há nenhuma maneira de conseguir haver acelarção gráfica para activar os compiz?