Autor Tópico: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.  (Lida 24896 vezes)

Offline 666porcondissaum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Online: 24 de Dezembro de 2008, 21:10 »
Olá... encontrei os drivers aqui:

http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/spc/DL1.do

Não tenho a mínima idéia ???. Me mudei para o Ubuntu há 6 meses e não realizo nada sem turoriais. Procuro ler e seguir os arquivos junto com os drivers mas por alguma razão óbvia demais para eu perceber não funciona nenhum. Vocês são a fonte de luz para a qual torno meus olhos. Valeu... À propósito, feliz natal :D e já instalei o driver deste site... sem sucesso. Agora em Sistema > Administração > Impressão aparecem dois ícones de impressora, um do driver instalado sem endereço e um pouco de informações e outra muito bem atualizada que não responde na impressora nenhum efeito.

Valeu. :) ::)
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2008, 09:25 por 666porcondissaum »

Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2009, 18:51 »
Sou defensor e incentivador do linux. Começamos a utilizar o Linux e (Star) OpenOffice em 2000, na empresa em que sou Coordenador de TI.

Durante este tempo, utilizamos o Linux em servidores, roteadores, proxy. Utilizamos Apache e weberver e mail. Procurei sempre estar antenado com a comunidade, colaborando em Fóruns, principalmente do OpenOffice.

Este ano decidi que queria migrar para o desktop Linux, ao menos em minhas máquinas pesoais. Implantei o Ubuntu pois o que eu busco é facilidade, para poder diseminar o uso do Linux. Instalei em uma pequena rede em casa, minha mulher e filhos começaram a utilizar. Eu estava em lua de mel com o Ubuntu/Linux, cada dia mais supreso com as facilidades e flexibilidade do sistema.

Até o dia que comprei uma Epson Stylus TX105. O trabalho para conseguir utilizar a impressora até não foi grande, um pouco de estudo aqui, uma consulta em um fórum ali e ok, o equipamento está imprimindo.

Porém o SCANNER, sem jeito.... 3 dias tentando e nada.... Nestas situações fico extremamente decepcionado. Por isso o linux não decola, por isso as pessoas compram o PC com linux e pedem para o primo, o sobrinho ou o cunhado instalar um XP pirata. Eu, técnico, 18 anos de TI, tenho dificuldades para instalar um SCANNER (acho que tenho uma certa bagagem em TI, quando eu iniciei trabalhava com DOS, UNIX e NETWARE, usei Conectiva por algum tempo), imagina o pobre usuário comum, que está acostumado com o tradicional NEXT, NEXT, FINISH....

Bom, na realidade estou pedindo ajuda, para não desistir. Parei na instalação do pacote iscan_2.19.0-4_i386.deb, que segundo outro fóruns, trata-se do driver para o multifuncional Epson TX105

Porém na instalação ocorre erro :

root@polar:/home/pefranco/Desktop# dpkg -i iscan_2.19.0-4_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 145829 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando iscan (de iscan_2.19.0-4_i386.deb) ...
/var/lib/dpkg/tmp.ci/preinst: 29: Bad substitution
dpkg: erro processando iscan_2.19.0-4_i386.deb (--install):
 sub-processo pre-installation script retornou estado de saída de erro 2
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 iscan_2.19.0-4_i386.deb

O Sane não reconhece o SCANNER.

Mas o comando reconhece :

sane-find-scanner

  # sane-find-scanner will(...)

  # No SCSI scanners found. If you expected something different, make sure that
  # you have loaded a kernel SCSI driver for your SCSI adapter.

found USB scanner (vendor=0x04b8 [SEIKO EPSON], product=0x0841 [USB MFP]) at libusb:003:003
  # Your USB scanner was (probably) detected. It may or may not be supported by
  # SANE. Try scanimage -L and read the backend's manpage.

(...)

Enfim, preciso ajuda. Agradeço a todos.

Offline spish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.[RESOLVIDO]
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2009, 02:30 »
Olá Amigo tudo bom? Eu também uso o Ubuntu 8.10, estava com o mesmo problema que o seu ai então achei isso: http://www.mediafire.com/file/3xu03imzmzm/iscan_2.16.0-4_i386.deb

Bom aproveito, ha, minha impressora tambem é a epson Tx105 só tem um pequeno detalhe você terá que abrir o digitalizador com root ou então usar o comando "sudo" .

Exemplo:

$sudo iscan

ou

$sudo xsane

Dica: para não precisar ficar abrindo o terminal toda hora e ficar digitando esses comandos, voê pode editar o Menu Principal, e editar  os comandos relativos aos digitalizadores.Dessa maneira:

1°Vá em Sistema/Preferências/Menu Principal,

2° Dê um clique do seu lado esquerdo em Graficos

3°Do seu lado direito, estão os programas relativos a esse menu, então você só tem que clicar no Programa digitalizador, depois propriedades, e onde aparece Comando você deve colocar o sudo antes, entao no caso do Imagem Iscan (depois que você instala o pacote do link que eu deixei ele aparece em "Aplicativos/Graficos"), basta colocar na guia Comando "sudo iscan", sem as aspas lógico, e o mesmo com o Xsane.

Bom no meu caso esta funcionando vale lembrar que como você esta escaneando como root logo após é necessário dar as devidas permissões ao arquivo.

T +.





 
« Última modificação: 26 de Abril de 2009, 02:35 por spish »

Offline 666porcondissaum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2009, 16:58 »
Grato pela ajuda já consegui uma parte do sucesso. Agora... depox de encontrar o iscan_2.16.0-4_amd64.deb, arquivo referente à minha distribuição fiz o download do pacote deb e encontrei o seguinte resultado: Erro: Dependência não satisfeita: libltdl3 (>= 1.5.2-2)

Procurei no synaptics e encontrei libltdl7 e estanquei. Tá na cara que comecei no linux há pouco né... valeu. Ajuda!!!


Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2009, 17:26 »
Spish, tu é o cara !

Funcionou mesmo.  Mais uma daquelas que a versão antiga é melhor que a versão nova. Eu já tinha testado com a 2.19 e não rolou. Com a 2.16 foi só instalar e tudo funcionou !

Um abração e obrigado !

Te devo uma POLAR (Melhor cerveja do Brasil).

Franco

Offline Evandro Abu Kamel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu Jaunty
    • Ver perfil
    • Fórum Sistemas de Imformação PUC Minas
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2009, 22:10 »
Revivendo o tópico. O.O

Olá, também tenho uma EPSON TX105 e uso Ubuntu Jaunty.
A impressora funciona bem, mas gostaria de mais funcionalidades, como medição de tinta e tudo mais.
Esse driver que o Spish postou tem isso?! Pra que ele serve?

Agradeço.


Offline ednilson.souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2009, 15:35 »
Evandro Abu Kamel,

é facil ter as funcionalidades do scanner da Epson TX 105. Basta vc baixar o arquivo do link abaixo, instalar, usando o comando: sudo dpkg -i (nome do arquivo.deb) e pronto, o scanner da multifuncional TX105 está pronta para usar.

Vá no link: http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/spc/DL2.do

e baixe o arquivo que fica na parte inferio da página

iscan_2.20.0-6.ltdl7_i386.deb


Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:05 »
Evandro,

O Driver do Spish é apenas para o Scanner.

Ainda não tentei acessar as ferramentas de medição de tinta. Mas vou aproveitar a dica do Ednilson (valeu !).

Atte.

Franco

Offline symp01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2009, 01:20 »
Bom dia.

A dica do sudo xsane funcionou pra mim, mesmo eu tendo um Ubuntu 9.04 com uma Stylus TX-105.

Também não precisei instalar drive de impressora (O CUPS o fez automaticamente).  O Scanner eu precisei do iscan_2.20.1-1.ltdl7_i386.deb para ativa-lo.

O erro que aparece pra mim é que o xsane reconhece o scanner, mas quando, na tela inicial,  o seleciono e clico em OK, uma tela aparece com a mensagem "Falha ao abrir o recurso 'epkowa:usb:004:003 ': Acesso ao recurso foi proibido.   Tem como eu saber que recurso é esse, e como faço para deixa-lo acessível ao usuário comum?

Obrigado pela ajuda!

Offline symp01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Multifuncional EPSON TX105 e Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex.
« Resposta #9 Online: 02 de MAR?O de 2010, 01:17 »
Ainda ficou faltando um detalhe que eu não respondi aqui (e que acabei precisando depois): Como fazer o XSane rodar o scanner da Epson TX-105 como usuário comum?

Vejamos: sabemos que os drivers para a epson TX-105 são facilmente encontrados em:

http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/spc/DL1.do

No meu caso (eu tenho um Ubuntu 9.04 em 32 bits), só precisei baixar o Image Scan, já que para a impressora, o Cups já tinha configurado com sucesso.

Eu escolhi o pacote Debian iscan_2.20.1-1.ltdl7_i386.deb . Mesmo sendo 32 bits, funcionou no meu Core 2 Duo (de 64 bits).

Ao instalar, o scanner foi reconhecido, mas só funcionava como root. Também notei que o modelo de meu scanner era "Unknown", ao invés de "Epson: TX-100". Para acertar, fui de novo no FAQ da avasys, em:

http://avasys.jp/hp/page000000600/hpg000000572.htm

Lá, notei que basicamente eu teria de rodar o ldconfig (como root). Bastou um "sudo ldconfig" e voilá! O XSane passou a reconhecer o scanner, e digitalizar como usuário comum.

Só teve um detalhe a ser feito: O arquivo gerado pelo ldconfig, que fica no seu home, em .sane/xsane (no meu, o nome era Epson:StylusNX100_SX100_TX100_ME300.drc), tem de ficar como público, e não como root (como estava). Um mero
chown usuario:grupo Epson:StylusNX100_SX100_TX100_ME300.drc
resolve o problema. Claro que substitua "usuário:grupo" pelo seu usuário e grupo (ex.: symp01:symp01).

Depois dessa maratona, meu scanner está funcionando sem ser como root.

Espero que apreciem.