Autor Tópico: Migração da casa toda (com dúvidas residuais) e anti-spyware  (Lida 6020 vezes)

Offline lugusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Migração da casa toda (com dúvidas residuais) e anti-spyware
« Online: 13 de Junho de 2009, 12:19 »
Olá a todos. Em breve serei mais um feliz integrante de uma casa que usa apenas sistemas operacionais livres: consegui convencer o pessoal de casa a migrar para o Ubuntu quando o suporte estendido do Windows XP expirar! :D Para dar certo, quase todas as máquinas já contam com dual boot, para familiarização gradual às diferenças inevitáveis entre os sistemas. A única que não tem dual boot é uma que possui apenas o Ubuntu (com todos os sabores da Canonical instalados, para o usuário brincar à vontade e escolher o que mais gostar). A outra que possui dual boot é limitada, por isso roda o Xubuntu (e seu usuário não abre o Windows a duas semanas por conta da diferença de desempenho). Ironicamente, eu ainda passo a maior parte do tempo no Windows...  :-\

Coisas que ainda faltam (e agradeço a quem me der alguma dica):

  • Encontrar um jogo de paciência que seja idêntico ao que vem no Windows. O Ubuntu vem com aquele com diversas opções de disposição de cartas e jogos, mas meu pai reclama que ainda não achou um idêntico ao que ele está acostumado. Será que vou ter que fazer gambiarra com o Wine?
  • Editor de imagens que não seja tão profissional quanto o GIMP e o inkscape (ou seja: que não faça usuário comum ficar com vontade de jogar o micro pela janela por não saber onde começar a mexer), mas que suporte diversas opções de ajustes nas imagens. Ainda não apresentei o F-Spot ao interessado (estou indo aos poucos, para evitar overdose de informações), não sei se vai se contentar com ele. Há algum similar para que eu possa apresentar na mesma ocasião?
  • Migrar algumas centenas de arquivos de registros de conversação do Messenger Plus encriptografados por senha (.ple). Será que vou ter de fazer isso manualmente pelo próprio programa, no copiar-e-colar? O TrID me retorna um exclamativo Unknown. Tentei forçar abrir esses arquivos pelo WinRAR e 7-zip (ambos de Win), mas eles não reconheceram o formato.
  • Converter ebooks .lit e glossários do Babylon para formatos suportados em Linux: já vi que é possível e até instalei os conversores numa das máquinas, mas a preguiça ainda não me deixou fuçar atentamente nisso ;D

Claro que consegui isso apenas com o nível de desenvolvimento que as distros conseguiram chegar em usabilidade para inexperientes. E, claro, a todo o trabalho de engenharia reversa feito por milhares de pessoas por conta de quem não partilha suas informações com o público. Pensar que meu primeiro contato com Linux foi com um Conectiva em 2003 que me fez aprender na marra a importância de ter backups atualizados: meu HD era justamente um modelo que ela possuía problemas (tanto que depois teve até de lançar um disquete atualizador para ser usado junto com o CD de instalação ao dar boot. Ah mas eu fiquei xingando mentalmente eles por MESES). Se bem que uma conhecida tentou instalar um dos Ubuntus de 2008 no ano passado, no notebook dela que roda WinVista. E o HD dela era exatamente do modelo que a distro tinha problemas; perdeu todos os dados dele. O jeito agora é convencer ela a voltar experimentar de forma menos arriscada através do Wubi. Mas parece que ainda vai demorar.

Só para completar: dias atrás eu estava pensando em postar uma pergunta sobre anti-spywares. Pesquisando no fórum, achei a recomendação de ler este excelente texto em inglês sobre segurança, que recomenda o uso de um sistema de "vacinação" via arquivo hosts, no estilo do que é feito pelos do Windowns. Vi que o arquivo da base de dados é pequeno se comparado aos do Spybot e já ia procurar por maneiras de importar o dele ao Linux. Mas isso parece ser porque as atualizações do Spybot incluem "vacinas" e "medicamentos". Meu arquivo de hosts do Windows, com todas proteções do Spybot ativas e atualizado ontem, possui 10730 linhas. O do serviço recomendado no post de fórum possui 16358 linhas!

Offline lugusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Migração da casa toda (com dúvidas residuais) e anti-spyware
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2009, 12:44 »
Ah sim, esqueci de um ponto que ainda trava a conversão total ao Linux: "pendrive" que capta sinal de TV digital do Brasil funcionando nesse sistema operacional.

Um viva ao maluco do Windows Vista e ao conseguir terminar a "evangelização" antes do novo Windows ser oficialmente lançado e começarem a pensar em comprar mais RAM! xD

Offline clodoaldopsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Migração da casa toda (com dúvidas residuais) e anti-spyware
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2009, 12:59 »
Dual-boot e wubi foi a saida que encontrei pra galera começar a usar ubuntu.
Eu só uso windows no trabalho pq num tem outro jeito.

Offline wracko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • "A preocupação é a imaginação no lugar errado."
    • Ver perfil
Re: Migração da casa toda (com dúvidas residuais) e anti-spyware
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2009, 21:45 »
Citar
Encontrar um jogo de paciência que seja idêntico ao que vem no Windows. O Ubuntu vem com aquele com diversas opções de disposição de cartas e jogos, mas meu pai reclama que ainda não achou um idêntico ao que ele está acostumado. Será que vou ter que fazer gambiarra com o Wine?

Cara, seguite: minha tia usava uma máquina com windows 98 só pra jogar paciencia. Daí ela comprou uma máquina nova (o pc com win98 pirou de vez e foi aposentado) e veio com aqueles linux mal instalados. Coloquei o ubuntu pra ela. Ela pediu dos joguinhos de carta. No início, confesso que tentei rodar os do windows 98 via wine, mas não deu muito certo. Daí apresentei pra ela o jogo de paciência do gnome e o paciencia do kde (no pacote kdegames).

Foi só mostrar a ela como se troca de jogo (de paciencia para paciencia spider e para free cell). A partir daí, ela nem quer mais saber das alternativas do windows. Porque? Tem muito mais jogos! Ela está explorando todos, um por um. Vai por mim, aproveita que já tem linux instalado e só mostra que tem vários jogos em um só e deixa ele se divertir. Vira e mexe ele pode perguntar alguma coisa (como se faz mesmo pra colocar o freecell? Como "limpa tudo" pra começar um jogo novo? Cadê o botão de novo jogo que sumiu? menu visualizar - barra de ferramentas).  No começo ele pode dizer que não é igual. Claro que não, o sistema operacional é novo, então os programas também o são. Mas mostra que tem muito mais jogos (tenta mostrar o mahjongg que no windows só shareware e no linux tem ele completo e sem propagandas), e acho que depois de umas semanas ele já se acostuma. Minha tia gostou mais do paciencia do kde do que do gnome, fica a dica.

E sucesso por aí!
/* Gnu/Linux: Open windows, shuts gates. */

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Migração da casa toda (com dúvidas residuais) e anti-spyware
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2009, 22:26 »
lugusto, nas minhas limitações vou tentar te ajudar umas dicas.

Citar
Editor de imagens que não seja tão profissional quanto o GIMP e o inkscape (ou seja: que não faça usuário comum ficar com vontade de jogar o micro pela janela por não saber onde começar a mexer), mas que suporte diversas opções de ajustes nas imagens. Ainda não apresentei o F-Spot ao interessado (estou indo aos poucos, para evitar overdose de informações), não sei se vai se contentar com ele. Há algum similar para que eu possa apresentar na mesma ocasião?
Tente o Gthumbs - http://gthumb.sourceforge.net/ - é um visualizador de imagem, c/ recursos de edição de imagem.
também o Picasa tem versão p/ Linux:
http://wiki.ubuntu-br.org/Picasa
http://andregondim.eti.br/?p=288

Mas saiba de uma coisa:
Gimp - programa de edição de imagem
Inkscape - programa de desenho vetorial

Citar
Converter ebooks .lit
Procurando no Google, achei - http://sociallysour.org/2009/05/07/825
Esse até foi p/o meus favoritos.

Citar
... glossários do Babylon para formatos suportados em Linux: já vi que é possível e até instalei os conversores numa das máquinas, mas a preguiça ainda não me deixou fuçar atentamente nisso
Tenho um tutorial, baseado nos links citados abaixo:
Citar
Stardict
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39024.0.html

No Terminal:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get -y install libestools1.2 stardict-common stardict-gnome stardict-plugin stardict-plugin-espeak stardict-plugin-festival stardict-plugin-gucharmap && sudo chmod 777 /usr/share/stardict/dic
Depois proceda conforme - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39024.msg259602.html#msg259602
Baixe o arquivo: http://rapidshare.com/files/87837555/Dicionarios.zip.html
Entre elas está a base do Babylon
Para usar, basta instalar o stardict pelo gerenciador de pacotes de sua distro, e depois extrair e/ou copiar o conteúdo do arquivo zipado, como root (*) em /usr/share/stardict/dic

(*)Tecle Alt+F2 para abrir a janela Executar Aplicação e lá digite:
gksu nautilus
Este comando irá abrir o gerenciador de arquivos, nautilus, como root (superusuário).

Sobre a instalação de um firewall no Linux é recomendável sim e p/ tanto indico, o tutorial do Alarcon:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28333.msg163972.html#msg163972

Sobre jogos, vou ficar te devendo, ñ curto, mas acho que deve ter algo nessa linha sim.
As demais ñ tenho conhecimento.

PS: talvez esse seu tópico cabesse mais em iniciantes, veja isso c/ um dos Adm ou Mod do fórum.

Um abraço
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 22:40 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469