Autor Tópico: Redimensionar partição pelo Gparted  (Lida 22484 vezes)

Offline Fábio Martinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Redimensionar partição pelo Gparted
« Online: 18 de Novembro de 2008, 12:32 »
Olá ! Não sei se aqui é o local correto para este tipo de dúvida.. mas o problema é o seguinte:

Instalei o Ubuntu e coloquei um dual boot, sendo o Windows XP o principal SO, que no meu HD de 80 gb, tem 75 gb, e os outros 5 gb pro Ubuntu.

Acabei gostando do Ubuntu e não quero formatar novamente minha máquina... portanto a melhor maneira, creio eu, é usando o Gparted pra redimensionar minha partição do Ubuntu, to certo?

O Problema eé que quando tento mexer no linux não consigo, vejam:


Se puderem me dizer como mexer no Gparted certinho, e me dizer SE É SEGURO, SE NÃO CORRO RISCO DE PERDER NENHUM DADO, e se é melhor usá-lo NO WINDOWS OU NO LINUX.

Agradeço a ajuda antecipadamente !

Abraços ! = D

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:35 »
Se quer tirar o Windows, formata a partição dele e transfer tus /home para lá.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:51 »
Se quer tirar o Windows, formata a partição dele e transfer tus /home para lá.
Pelo que entendi ele quer manter os dois SO, mas aumentar o espaço do Ubuntu, desfragmenta o HD (pelo windows) e usando o livecd diminui a partição do Windows, e aumenta a partição do Ubuntu, só não sei se você vai precisar reinstalar o Ubuntu após isso.

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:52 »
E na foto você não tá conseguindo redimensionar a partição porque tem que desmontar ela antes.

Offline Fábio Martinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2008, 17:54 »
Citar
Pelo que entendi ele quer manter os dois SO, mas aumentar o espaço do Ubuntu, desfragmenta o HD (pelo windows) e usando o livecd diminui a partição do Windows, e aumenta a partição do Ubuntu, só não sei se você vai precisar reinstalar o Ubuntu após isso.
Exatamente. Não quero perder o Windows.
Mas na verdade não quero perder nem o Windows nem o Ubuntu...

Não existe essa possibilidade não?

Vocês não acham melhor eu usar esse programa no Windows não?
Ele funciona por Live CD também?
Live cd no caso é eu executá-lo no boot do PC?

Obrigado pela ajuda, abraços !

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2008, 20:05 »
Não existe essa possibilidade não?

Acredito que sim

Vocês não acham melhor eu usar esse programa no Windows não?
Ele funciona por Live CD também?
Live cd no caso é eu executá-lo no boot do PC?
... não sei responder com certeza, mas acredito que: se fizer dentro do Windows (utilizando o Partition Magic por exemplo) você deve diminuir a partição do Windows e aumentar a do Ubuntu, porém não tenho certeza de como o grub ira responder, já que para o Windows dar boot você precisa do grub, se fizer dentro do Ubuntu (como citado acima) deve primeiro desfragmentar o HD. Talvez seja melhor não fazer nem um nem outro, mas sim reisnstalar os dois SO novamente, desta vez planeje bem o tamanho das partições (Windows, Linux e swap).
Aconselharia você a fazer primeiro um backup de todos os seus dados, tendo em vista de que sempre que se mexe no disco rigido o risco da haver algum tipo de erro existe.

Offline Fábio Martinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2008, 21:29 »
Entendo.. mas encontrei boas fontes dizendo que o programa é confiável.. que é recomendável apenas desfragmentar.. vou procurar me informar num fórum específico do Gparted...

Eu digo que reformatar está praticamente fora de cogitação por ter feito isso há alguns meses e ter sido extremamente cansativo.. por isso devo usar o gparted msm...

abração e obrigado pela ajuda

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:27 »
Entendo.. mas encontrei boas fontes dizendo que o programa é confiável.. que é recomendável apenas desfragmentar.. vou procurar me informar num fórum específico do Gparted...

Eu digo que reformatar está praticamente fora de cogitação por ter feito isso há alguns meses e ter sido extremamente cansativo.. por isso devo usar o gparted msm...

abração e obrigado pela ajuda

Realmente nunca ouvi falar de erro causado pelo gparted, mas mesmo assim, faça um backup pelo menos do mais importante, e posta o resultado, não esquece de colocar [Resolvido] no título.

Offline fabiodassan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Colóquio
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:55 »
Entendo.. mas encontrei boas fontes dizendo que o programa é confiável.. que é recomendável apenas desfragmentar.. vou procurar me informar num fórum específico do Gparted...

Eu digo que reformatar está praticamente fora de cogitação por ter feito isso há alguns meses e ter sido extremamente cansativo.. por isso devo usar o gparted msm...

abração e obrigado pela ajuda

Olá Fábio.

Coincidentemente, fiz esse procedimento que voce quer fazer semana passada. E deu tudo certo (o que, infelizmente, nao garante que dê certo pra voce, mas...). Depois de muito apanhar desse lance de redimensionar, desfragmentar e afins, consegui chegar a uma fórmula quase perfeita (Estou me baseando na sua figura do HD, ok?):

1) Entre no Windows, e use o desfragmentador de disco. É um saco ficar esperando ele desfragmentar, mas é fundamental que esse processo seja feito (porque, senão, você com certeza perderá dados no redimensionamento).
2) Terminando a desfragmentação, reinicie o computador e entre pelo LiveCD do Ubuntu. Nele, você vai usar o Gparted.
3) Com o Gparted aberto no LiveCD, escolha a partição do Windows e redimensione, de forma a ficar espaço vazio entre ela e o Ubuntu. Recomendo que voce use o mouse e clique no fim da partição, e arraste ela até deixar o espaço que você quer.
4) Depois que redimensionar, clique na partição do swap e simplesmente arraste ela até encostar no novo fim da partição do Windows.
4) Depois que mover o swap, clique na partição do Ubuntu, e faça de maneira semelhante: clique no começo dela e arraste até ocupar o espaço deixado pelo Windows.
5) Clique em Aplicar, e espere.

Depois que terminar, reinicie novamente a máquina e entre nos dois sistemas para ver se tá tudo certinho.
Você tem que usar o LiveCD porque nenhum sistema permite redimensionamento da partição enquanto ela estiver sendo usada (ou seja, se você tiver no Ubuntu, não conseguirá redimensionar esta partição, somente outras).
Se você olhar no site do Gparted, perceberá que eles fornecem suporte completo para redimensionamento de partições ext3 (Ubuntu) e NTFS (Windows):

http://gparted.sourceforge.net/features.php

Meeeeeeeeeeesmo assim, eu faria um backup da partição. Se você não souber como fazer, avisa que eu escrevo alguma coisa sobre.
Se der tudo certo, avise a gente.

Abraços

PS: moderadores, se tiver alguma coisa errada no post devido às regras, fiquem à vontade para editar o post. Eu não costumo responder muito, só quero ajudar.  :)
Acer 5920-6990
Core2Duo T5450, 2Gb de RAM, 160Gb de HD.
Ubuntu Hardy Heron 8.04 / Ubuntu Intrepid Ibex 8.10

Offline Fábio Martinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2008, 19:25 »
Olá Fábio.

Coincidentemente, fiz esse procedimento que voce quer fazer semana passada. E deu tudo certo (o que, infelizmente, nao garante que dê certo pra voce, mas...). Depois de muito apanhar desse lance de redimensionar, desfragmentar e afins, consegui chegar a uma fórmula quase perfeita (Estou me baseando na sua figura do HD, ok?):

1) Entre no Windows, e use o desfragmentador de disco. É um saco ficar esperando ele desfragmentar, mas é fundamental que esse processo seja feito (porque, senão, você com certeza perderá dados no redimensionamento).
2) Terminando a desfragmentação, reinicie o computador e entre pelo LiveCD do Ubuntu. Nele, você vai usar o Gparted.
Até aqui QUASE tudo perfeito.
Só não entendi essa parte de iniciar com o LiveCD.. Vc diz eu iniciar pelo boot com o mesmo cd de instalação do Ubuntu (Aquele que eu tenho a opção de instalar o SO ou ve-lo em ação pelo cd)???
Se for isso mesmo, por acaso existe o Gparted no Live cd do Ubuntu!? :S

3) Com o Gparted aberto no LiveCD, escolha a partição do Windows e redimensione, de forma a ficar espaço vazio entre ela e o Ubuntu. Recomendo que voce use o mouse e clique no fim da partição, e arraste ela até deixar o espaço que você quer.
4) Depois que redimensionar, clique na partição do swap e simplesmente arraste ela até encostar no novo fim da partição do Windows.
4) Depois que mover o swap, clique na partição do Ubuntu, e faça de maneira semelhante: clique no começo dela e arraste até ocupar o espaço deixado pelo Windows.
5) Clique em Aplicar, e espere.
Fiquei um pouco confuso pq não tenho uma noção gráfica do que deverei fazer de fato.. mas acho que vendo na hora pode não ser tão complicado qnt parece..

Depois que terminar, reinicie novamente a máquina e entre nos dois sistemas para ver se tá tudo certinho.
Você tem que usar o LiveCD porque nenhum sistema permite redimensionamento da partição enquanto ela estiver sendo usada (ou seja, se você tiver no Ubuntu, não conseguirá redimensionar esta partição, somente outras).
Se você olhar no site do Gparted, perceberá que eles fornecem suporte completo para redimensionamento de partições ext3 (Ubuntu) e NTFS (Windows):

http://gparted.sourceforge.net/features.php

Meeeeeeeeeeesmo assim, eu faria um backup da partição. Se você não souber como fazer, avisa que eu escrevo alguma coisa sobre.
Acho que nem teria problema em fazer o Backup e tal, tenho um HD reserva ligado aqui com 20 gb livres... O GRANDE PROBLEMA é a pasta de músicas cara... são mais de 2000 músicas ali... pra fazer backup disso é MUITO chato!
Ah.. qual seria a forma que vc faz backup? É aquele que o Windows oferece?

Se der tudo certo, avise a gente.

Beleza cara... aí, sério mesmo MUITO obrigado pela tua ajuda e pela paciência !!!

[]'s

Offline fabiodassan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Colóquio
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2008, 22:30 »
Até aqui QUASE tudo perfeito.
Só não entendi essa parte de iniciar com o LiveCD.. Vc diz eu iniciar pelo boot com o mesmo cd de instalação do Ubuntu (Aquele que eu tenho a opção de instalar o SO ou ve-lo em ação pelo cd)???
Se for isso mesmo, por acaso existe o Gparted no Live cd do Ubuntu!? :S


Exato, Fábio. O LiveCD que eu digo é o CD de instalação do Ubuntu (qualquer versão). Quando iniciar por ele, escolha iniciar pelo CD sem modificar o conteúdo do computador, como se fosse experimentar o Ubuntu. Daí, quando iniciar, vá em Sistema -> Administração - Editor de Partições (ou algo assim, não me lembro como está no CD). É o nosso querido Gparted. :)

Fiquei um pouco confuso pq não tenho uma noção gráfica do que deverei fazer de fato.. mas acho que vendo na hora pode não ser tão complicado qnt parece..

É simples, garanto. Novamente me baseando pela sua figura do começo da pergunta, presumo que /dev/sda1 é o seu Windows. Clique com o botao direito em cima da área verde dele, e escolha Desmontar (caso não esteja desmontado). Se já estiver desmontado, clique de novo com o botão direito e escolha Redimensionar/Mover. Daí aparecerá uma janelinha só com a partição do Windows, e os tamanhos que ela tem, ela poderá ser e o que você quer. Nessa janelinha, também existirá uma barra verde, só que com dois triangulos pretos nas pontas. Pegue no triangulo preto da direita e arraste para a esquerda, para diminuir a partição Windows. Para confirmar, clique em Redimensionar desta janelinha.
Daí, sobrará um espaço no HD. Clique então na partição /dev/sda2 e escolha Redimensionar/Mover. Daí, de forma semelhante, você clica no meio da barra e arrasta ela inteira pra esquerda. Você estará movendo a partição swap para pertinho do novo final do Windows.
Daaaaaí, voce clica em /dev/sda3 e novamente escolha Redimensionar/Mover. É para ter um espaço vazio antes do seu linux, daí você clica no triangulo preto da esquerda e arraste até o começo, para redimensionar a partição e aumentar seu Ubuntu.
Parece muito complicado, mas como você disse, não é. Se tiver com muitas dúvidas, durante o uso do Ubuntu pelo CD, entre na internet e acesse aqui o fórum, leia com calma e vá executando os passos. Não tenha medo de errar. Todas as mudanças só serão feitas se você clicar em Aplicar. Se você clicar em Desfazer, nada será feito.

Acho que nem teria problema em fazer o Backup e tal, tenho um HD reserva ligado aqui com 20 gb livres... O GRANDE PROBLEMA é a pasta de músicas cara... são mais de 2000 músicas ali... pra fazer backup disso é MUITO chato!
Ah.. qual seria a forma que vc faz backup? É aquele que o Windows oferece?


Tem umas formas mais interessantes de fazer backup, mas isso depende de onde essas 2 mil musicas estão. Elas estão no Windows, provavelmente, né? Daí seria mais complexo, mas nada impossível. Na pior das hipóteses, copia tudo e cola no HD reserva. Demora, é verdade, mas pelo menos você nao corre o risco de perde-las.  8)

Beleza cara... aí, sério mesmo MUITO obrigado pela tua ajuda e pela paciência !!!


Não precisa agradecer, cara. Eu já passei por isso e sei que dá medo, é complicado e às vezes temos medo de perder tudo.
Mas se fizer tudo com calma, lendo passo-a-passo, não tem erro.

Abraço
Acer 5920-6990
Core2Duo T5450, 2Gb de RAM, 160Gb de HD.
Ubuntu Hardy Heron 8.04 / Ubuntu Intrepid Ibex 8.10

Offline luizff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2008, 01:20 »
Olá:
Sou novo no fórum, estou enteressado neste tópico por ser exatamente o que preciso, que é aumentar o espaço da partição do Ubuntu. É que mesmo entrando pelo Live CD do Ubuntu a partição linux-swap fica travada como se ela estivesse sendo usada e não dar para mover. Desculpe se este não for o local certo para pedir este tipo de ajuda.

agradeço antecipadamente se puderem  me ajudar.

Offline fabiodassan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Colóquio
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:14 »
Olá Luizff, seja bem vindo! :)

É estranho qualquer partição ficar travada quando você entra pelo LiveCD, já que ele não monta nenhuma partição por padrão. Mas pode acontecer, então segue a dica:

- se ela estiver travada, clique com o botão direito em cima dela e selecione Desmontar. Se ela tiver montada, você não consegue editá-la mesmo. Assim, você desmonta e pode movê-la como achar necesário.

É para funcionar. Qualquer coisa, dá um toque.

[]s
Acer 5920-6990
Core2Duo T5450, 2Gb de RAM, 160Gb de HD.
Ubuntu Hardy Heron 8.04 / Ubuntu Intrepid Ibex 8.10

Offline Fábio Martinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2008, 16:53 »
Olá pessoal...
depois de algum tempo retorno aqui para informar que fiz todos os processos e ocorreu tudo PERFEITAMENTE BEM!  ;D ;D ;D

Não posso deixar de agradecer aos que ajudaram mt aqui, principalmente ao fabiodassan.. muito obrigado mesmo cara, deu tudo certo !

E agora acho que posso ajudar o luizff..

Tente clicar com o botão direito em cima dessa partição e clique em DESATIVAR SWAP.
Depois de todas as operações feitas ative-o novamente. ;)

MT OBRIGADO NOVAMENTE E ABRAÇOS !

Offline luizff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Redimensionar partição pelo Gparted
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2008, 00:38 »
Muito bom,
Deu certo, com botão direito vai na opção DESATIVAR, já consigo Redimensionar/Mover
porém ficou um espaço de 4GB(não alocado que seria ideal para juntar-se com os 4GB
que já tenho no Ubuntu) entre a partição do XP e a partição linux-swap e não consigo
move-la para o final da partição do XP, só dá para diminuir a partição linux-swap.
Agradeço imensamente ajuda de vocês, da proxima vez vou me arriscar mais p/ tentar descobrir como faz.
Mais uma vez Muito Obrigado.
[/home/luiz/Documentos/Gparted.jpg]