Autor Tópico: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...  (Lida 6397 vezes)

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Olá!
Sou totalmente iniciante, nunca usei Linux. A princípio eu queria instalar o Ubuntu no Pen drive, mas pelo que andei lendo, ele apresenta alguns problemas, então decidi instalar no HD.
Eu tenho um HD SATA II com duas partições NTFS:
C: com Windows XP
D: com Windows Vista
Estou querendo fazer o seguinte: deixar o Windows XP na 1ª partição, desinstalar o Windows Vista da 2ª (deixando ela para dados) e criar uma 3ª com 5GB para o Ubuntu.

Aqui vão as dúvidas:

a) 5GB é suficiente para o Ubuntu 8.04 contando com SWAP e tudo mais?
b) essa 3ª partição para o Ubuntu pode ser criada redimencionando a 2ª através do LiveCD sem comprometer meus dados? Ela vai ser uma partição independente das outras (podento mexer nela à vontade sem estragar as outras)? Ela pode ser formatada em NTFS ou FAT32, ou tem que ser EXT3?

Desculpe por tantas perguntas, mas tenho medo de estragar alguma coisa ou perder meus dados.

Desde já agradeço a ajuda!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2008, 08:00 »
Olá cara Deise, parabéns por seu interesse pelo Linux Ubuntu.

P/ instalar o Ubuntu numa partição NTSF, vc precisa do software WUBI
http://wubi-installer.org/
http://andregondim.eti.br/?p=265

também no fórum vc pode pesquisar e vai encontrar várias referências ao WUBI.

Sempre recomendo a iniciantes a leitura das seguintes apostilas:

Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar

também seguem esse links, ainda p/ o Ubuntu 8.04 LTS, de como torná-lo eficaz em inúmeras tarefas.
http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/
http://victor-ruas.blogspot.com/2008/04/instalar-multimdia-no-ubuntu-hardy.html

Te recomendo forte/ a leitura das apostilas, onde vc vai aprender muita coisa e também se inteirar do que é uma versão LTS (de longa duração do Ubuntu) a mais atual o: Ubuntu 8.04. Já o Ubuntu 8.10 que a mais recente versão dessa distribuição Linux ñ o é. Taí uma coisa que as leituras vão te ajudar a decidir.
Te digo ambas são muito boas, tenho no meu desktop o Ubuntu 8.04LTS e no notebook o Ubuntu 8.10

Sobre a 2ª parte da sua dúvida, vou ilustrar o meu HD SATA de 160GB do desktop p/ vc.
40GB Windows XP
20GB Linux Ubuntu (recomendo de 15 a 20GB) p/ ter sossego p/ o resto da vida
1GB de SWAP (Linux) - isso vai depender de sua mem. RAM, vc verá tais informações nas apostilas.
10GB da partição /home (uma espécie de Meus documentos, c/ muito mais recursos, nas apostilas também vc entenderá melhor)
O resto cerca de 80GB uso como uma partição de dados NTFS, total/ aberta p/ o Linux também, p/ escrever e ler.

No notebook nada de Windows  ;D Prefiro ñ sofrer.
Nele tenho um HD de 120, assim:
20GB p/ a instalação raíz do Ubuntu
1GB SWAP
E acima de 93GB p/ a partição /home

Como detalhe na hora de particionar se vc quiser, sempre deixe alguns valores acima, porque a uma 'comida' de GB nos programas particionadores de modo a reservar áreas no HD. Por exemplo, aplico 23GB nas minhas partições de instalação do Ubuntu qdo particiono, fiz assim no desktop e no notebook.

O Ubuntu usa como padrão a formatação ext3

Mais um conselho:
Citar
C: com Windows XP
D: com Windows Vista
Grave seus dados num CD/DVD ou HD externo, e caso prefira instalar mire na partição onde fica o Win Vista.

Mais dúvidas é só perguntar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:53 »
Obrigado pela ajuda rjbgbo!
Quanto ao WUBI, já li sobre ele no Baixaki, mas eu não pretendo instalar o Ubuntu por ele, e sim criar uma partição só para o Ubuntu.
Já que é só pelo WUBI que dá para instalar o Ubuntu em NTFS e como não vou usá-lo, então eu tenho que criar uma partição EXT3?
Ou pode ser FAT32?
Se der para ser FAT32 é melhor porque assim o Windows consegue ler ela...
No seu pc vc usa 1GB de SWAP, eu tenho 2GB de memória, também preciso deixar um 1GB para SWAP?

PS:Ainda não li as apostilas, mas pretendo ler em breve porque achei o Ubuntu bem interessante  :)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 15:09 por Deise G. »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2008, 19:49 »
Citar
Quanto ao WUBI, já li sobre ele no Baixaki, mas eu não pretendo instalar o Ubuntu por ele, e sim criar uma partição só para o Ubuntu.
Já que é só pelo WUBI que dá para instalar o Ubuntu em NTFS e como não vou usá-lo, então eu tenho que criar uma partição EXT3?
Ou pode ser FAT32?

Se vc pretende usar uma partição p/ o Ubuntu que é mais recomendado mesmo, use a formatação ext3 que é a padrão do Linux Ubuntu, p/ a partição onde vc vai instalar o Ubuntu; e também a mesma formatação ext3 p/ a recomendável partição /home.

Qto a formatação FAT32, eu ñ uso a tempos, e o Linux hj lê e escreve normal/ também nas partições formatadas em NTFS. aqui no meu caso o meu Windows XP apresentou problemas ao acessar a partição FAT32, mas presumo ser coisa de HD Samsung.

Citar
No seu pc vc usa 1GB de SWAP, eu tenho 2GB de memória, também preciso deixar um 1GB para SWAP?
Mesmo assim reserve 1GB p/ o SWAP. Depois procure mais no fórum informações sobre o SWAP, e tu verás a importância dele p/ o Linux

Citar
PS:Ainda não li as apostilas, mas pretendo ler em breve porque achei o Ubuntu bem interessante  Sorridente
Recomendo a leitura delas antes de vc fazer qualquer procedimento de instalação.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:56 »
Obrigado pelas dicas!  ;)

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2008, 11:52 »
Oi, Deise.

Veja o meu caso: comprei um notebook da DELL, com Vista original, que veio com todas as 4 partições primárias já criadas no HD. Ou seja: eu não podia criar mais nenhuma partição no meu HD.

Não sou louco de apagar o Vista original, que veio 100% configurado para eu tirar o máximo de proveito do meu notebook, mas queria instalar o Ubuntu, para acessar meus dados tanto pelo Vista como pelo Ubuntu.

Eu tinha 2 opções: deveria escolher 1 partição primária para apagar seu conteúdo e instalar o Ubuntu nela, ou então, instalar o Ubuntu pelo Wubi.

Antes de alterar as partições, resolvi dar uma chance ao Wubi.

A instalação foi ridiculamente fácil: rodando o Vista, inseri o CD do Ubuntu 8.04, e mandei instalar. Simples assim.

Completada a instalação, reiniciei o note. Aparecereu, então, a opção para escolher se eu queria dar o boot pelo Vista ou Ubuntu.

Optei pelo Ubuntu. Tudo funcionou 100%.

Passo 2: atualizei o Ubuntu. Tenha uma boa conexão de internet e dê algum tempo, pois serão baixados uns 100Mb de novos programas.

Passo 3: Ubuntu atualizado, vamos acessar os dados do Vista.

Para acessar os dados da própria partição NTFS onde o Ubuntu foi instalado, use a pasta /host

Por exemplo, supondo que seu nome de usuário do Vista seja Deise, sua pasta Meus documentos está localizada em:

D:\Users\Deise

Para acessar a mesma pasta, supondo que tenha instalado o Ubuntu através do Wubi na partição do Vista, basta apontar o gerenciador de arquivos para

/host/Users/Deise

Assim, para acessar sua pasta de download, basta substituir D:\Users\Deise\Download no Ubuntu por /host/Users/Deise/Download. Para acessar a pasta de vídeos, acesse /host/Users/Deise/Videos e assim por diante.

Para acessar outros discos ou partições, basta clicar em Locais e apontar a partição desejada.

Assim, ao ligar o computador, você pode escolher se quer usar o Ubuntu, e acessar normalmente as mesmas imagens, documentos, vídeos, apenas mudando o sistema operacional.

No meu Note, a instalação pelo Wubi se mostrou estável e o sistema está bem confiável e rápido. Inclusive a velocidade de acesso ao disco.

Só para comparar: meu Desktop, que é mais antigo, copia arquivos para a partição NTFS com a taxa de 5Mb/s, enquanto que no Note, que é mais novo, usando o Wubi, copia arquivos para a partição NTFS com a taxa de 9Mb/s.

Isto quer dizer que o Wubi é mais rápido que instalando em uma partição própria? Não. Os discos do meu note é que são mais novos e mais rápidos. Mas quer dizer que a degradação da velocidade de acesso da instalação pelo Wubi não é significativa.

Agora, respondendo a algumas perguntas suas:

Citar
a) 5GB é suficiente para o Ubuntu 8.04 contando com SWAP e tudo mais?
Não. O Wubi sugere 8Gb. O Ubuntu, com vários programas instalados, se aproxima de 4Gb, e é conveniente ter algum espaço a mais, até para poder copiar DVDs, pois a imagem dos DVDs, em geral, tem que caber na partição do Ubuntu. Eu sugiro 15Gb, para não receber a odiosa mensagem de que ocorreu falta de espaço.

Citar
essa 3ª partição para o Ubuntu pode ser criada redimencionando a 2ª através do LiveCD sem comprometer meus dados?
Antes de redimensionar a partição, rode o Defrag no Windows, para desfragmentar aquela partição. Aí sim, dá para redimensionar sem o risco de perder dados.  8)

Se não encontrar a opção de redimensionar durante a instalação do Ubuntu, execute o console (ou terminal) para ter acesso à linha de comandos. E digite sudo gparted (que é o programa que permite redimensionar as partições).

Citar
Ela vai ser uma partição independente das outras (podento mexer nela à vontade sem estragar as outras)?
Exatamente. Mas crie também uma partição extra, que será a do swap.

Citar
Ela pode ser formatada em NTFS ou FAT32, ou tem que ser EXT3?
O ideal é que seja formatada em Ext3. Se fizer o que disse acima, todos os seus documentos, imagens, vídeos ficarão na partição NTFS do Windows. E esta partição servirá somente para o Ubuntu.

Fui!
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2008, 04:10 »
Olá advi!

O que me deu medo no Wubi é que quando li sobre ele no Baixaki, um usuário disse que teve problemas na hora de desinstalar o Ubuntu (parece que corrompeu algo no XP). E será que se o XP "der pau" ainda vai dar para fazer login pelo Ubuntu?
Prefiro não arriscar. Acho melhor instalar os dois separadamente, porque assim se um der pau não acontece nada com o outro. No Windows é comum dar problema por causa dos vírus que a gente acaba pegando, o Ubuntu não pega vírus, mas sempre corre o risco do usuário fazer alguma "caquinha" e estragar o sistema (principalmente os novatos como eu  ;D).

E obrigado por ajudar a esclarecer minhas dúvidas de principiante!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 04:21 por Deise G. »

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:53 »
Oi, Deise.
Citar
O que me deu medo no Wubi é que quando li sobre ele no Baixaki, um usuário disse que teve problemas na hora de desinstalar o Ubuntu (parece que corrompeu algo no XP).
Para desinstalar o Ubuntu via Wubi, basta ir no menu do Windows para desinstalar programas, e tá feito. Simples assim.
Citar
E será que se o XP "der pau" ainda vai dar para fazer login pelo Ubuntu?
Sim, dará.

A gente fica mesmo com essa impressão, já que instalou o Ubuntu rodando o Windows. E ficamos com a falsa impressão que, ao executarmos o Ubuntu, ele estará rodando sob o Windows. Mas não fica, não.

Durante a instalação, o Wubi reserva um arquivão de 15Gb contínuo, que fica em uma posição fixa no HD.

Quando você escolhe, durante o boot, que quer o Ubuntu, este arquivão é acessado como se fosse uma partição, e você realmente está rodando o Ubuntu, totalmente independente do Windows.

Assim, se o XP der pau, o Ubuntu se mantém rodando perfeitamente.

O único problema que pode ter é se a partição do XP for totalmente apagada. Aí, se o Ubuntu for instalado nesta partição, vai embora junto.

A vantagem do Wubi é permitir que a instalação do Ubuntu seja tão fácil quanto instalar qualquer outro programa, clicando apenas em Next - Next - Finish, sem se preocupar em manipular partições, que pode parecer intimidador. Ou, no caso do meu notebook, como não tinha mais partições primárias, foi a melhor solução.

Se você está disposta a redimensionar partições (que não tem mistério algum), vá em frente e faça o que é mais recomendável.

Citar
Acho melhor instalar os dois separadamente
O ideal é que cada sistema operacional esteja em uma partição independente, e os dados em outra partição (que pode ser NTFS).

Assim, se pegar vírus no XP, reformate a partição e reinstale o XP, e todos os seus dados serão preservados. E seus dados (da partição em NTFS) podem ser acessados tranqüilamente pelo Ubuntu.

Quer mais segurança ainda
?

Depois de instalado o XP ou o Ubuntu, faça uma cópia da partição do sistema operacional (e a coloque na partição de dados). Se ocorrer algum problema sério, não precisa reformatar e reinstalar o XP do zero, basta restaurar a cópia da partição. O processo de restauração da cópia da partição costuma demorar de 5 a 10 minutos, e você terá seu XP totalmente recuperado, com os programas e drivers já funcionando.

Parece mágica.

No Windows, o programa R-Drive Image (que é pago) faz isso. No linux, utilize o PartImage (que é de graça).

Aqui tem um tutorial mais recente falando sobre o PartImage.

Abraços!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 10:06 por advi »
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2008, 09:13 »
Valeu pelas dicas advi!

Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida:
Há tempos atrás encontrei esse link desse Ubuntu "doidão" e salvei o link porque achei as imagens interessantes (gostei da tela de login das caveirinhas e aquele símbolo do Ubuntu de vidro).
Aí está o link:

http://ubuntusatanic.org/screenshots.php

Eu ví que nesse site tem o link para baixar o LiveCD do Ubuntu Satanic por torrent, só que eu queria apenas a tela de login das três caveirinhas, e o wallpaper daquele símbolo do Ubuntu de vidro.
Tem como instalar só essas imagens no meu Ubuntu 8.04, ou teria que baixar essa versão "Satanic" do Ubuntu?
Como o site está em inglês, eu não consigo entender quase nada... :-[
Não sei se é possível instalar apenas uma tela de login...
Veja esse link na parte Gnome Themes quase no fim da página:

http://ubuntusatanic.org/download.php#gnome

Se eu instalar esse temas no meu Ubuntu, é seguro, ou pode ser algum Arquivo malicioso?
Estou perguntando porque no XP já baixei vários temas com vírus ou algo do tipo... :(
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 09:17 por Deise G. »

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2008, 17:53 »
Oi, Deise.

Legal este Ubuntu Satanic Edition:o


Na página http://ubuntusatanic.org/screenshots.php está escrito que você não precisa instalar a versão Ubuntu Satanic Edition. Você pode incluir apenas as telas que quiser no seu Ubuntu.

E quanto ao satanic de vidro:


A página diz que é Usplash.

Portanto, pode baixar esta imagem (são só imagens, nada mais, 100% seguro) para colocar na sua tela splash.

Depois de baixar, clique em: Sistema -> Preferências -> Splash screen e acrescente a imagem baixada.

Você também pode incluir a tela de login:


Onde está escrito Wallpapers, são os panos de fundo. Para instalá-los, depois de baixá-los, clique com o botão direito do mouse no seu pano de fundo atual e clique em Alterar pano de fundo. Moleza.  8)

Pode também selecionar ícones:
    * Devil Icons 1.0 - icon theme for gnome
    * Blood Drops Icons 1.0 - icon theme for gnome

Ou selecionar temas:
    *  Satanic Theme 1.1 - complete theme for the Gnome desktop
    * Ashes 1.0 - GTK controls theme

Para selecionar os ícones e os temas, clique em: Sistema -> Preferências -> Aparência

Baixe os temas e ícones mas não os descompacte. Assim que a opção dos temas estiver na tela, arraste os temas e ícones para a tela dos temas para instalá-los.

Esta é uma das vantagens do Linux: seu computador fica com a aparência que você quiser. ;)

Abraços!
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 18:02 por advi »
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2008, 09:58 »
Legal advi!
Meu Ubuntu vai ficar "lindo", bem ao estilo filmes de terror que eu assisto... :D
Vou começar a ler sobre o Ubuntu porque ainda não sei nada sobre ele, apenas instalei e não fiz mais nada, porque tenho que aprender a configurar internet, instalar drivers da placa mãe, etc...
No início sempre é complicado... :)
Obrigado por tudo!
Abraços!