Autor Tópico: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...  (Lida 6397 vezes)

Offline Deise G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Olá!
Sou totalmente iniciante, nunca usei Linux. A princípio eu queria instalar o Ubuntu no Pen drive, mas pelo que andei lendo, ele apresenta alguns problemas, então decidi instalar no HD.
Eu tenho um HD SATA II com duas partições NTFS:
C: com Windows XP
D: com Windows Vista
Estou querendo fazer o seguinte: deixar o Windows XP na 1ª partição, desinstalar o Windows Vista da 2ª (deixando ela para dados) e criar uma 3ª com 5GB para o Ubuntu.

Aqui vão as dúvidas:

a) 5GB é suficiente para o Ubuntu 8.04 contando com SWAP e tudo mais?
b) essa 3ª partição para o Ubuntu pode ser criada redimencionando a 2ª através do LiveCD sem comprometer meus dados? Ela vai ser uma partição independente das outras (podento mexer nela à vontade sem estragar as outras)? Ela pode ser formatada em NTFS ou FAT32, ou tem que ser EXT3?

Desculpe por tantas perguntas, mas tenho medo de estragar alguma coisa ou perder meus dados.

Desde já agradeço a ajuda!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tem como instalar o Ubuntu 8.04 em uma partição NTFS? Ajuda pra instalar...
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2008, 08:00 »
Olá cara Deise, parabéns por seu interesse pelo Linux Ubuntu.

P/ instalar o Ubuntu numa partição NTSF, vc precisa do software WUBI
http://wubi-installer.org/
http://andregondim.eti.br/?p=265

também no fórum vc pode pesquisar e vai encontrar várias referências ao WUBI.

Sempre recomendo a iniciantes a leitura das seguintes apostilas:

Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar

também seguem esse links, ainda p/ o Ubuntu 8.04 LTS, de como torná-lo eficaz em inúmeras tarefas.