Autor Tópico: Programação em C linux  (Lida 11289 vezes)

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Programação em C linux
« Online: 02 de Novembro de 2008, 12:06 »
Boa tarde a todos! eu queria saber sobre algum livro, (de preferencia free), ou apostila sobre programção em C no linux. Eu ja programo em C no windows pelo dev c++, e já configurei o eclipse para programar em C no meu ubuntu. uso alguns comandos de windows como system("cls"), e system("pause"). alem de claro poder usar o gcc por completo.

Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Programação em C linux
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2008, 12:11 »
http://www.linuxsecurity.com.br/article.php?sid=3975

vê se lhe é suficiente... abraço boa sorte!!!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Programação em C linux
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2008, 12:33 »
muito obrigado galera!

quando ao GCC eu compila já numa boa pelo eclipse( nossa programar no eclipse é um sonho, quando se sai de um dev-c++).

vo começar a estudar já! proximos projetos serão no minimo multiplataforma, e quem sabe so em linux tbm!huahushuas
se alguem tiver mais coisas pode mandar!hehe
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Programação em C linux
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2008, 12:45 »
Legal! Eu no começo usava o NANO, pois pelo conforto que estas IDE's trazem, comecei a ficar mal acostumado, hehe, a IDE me poupava algumas horas, o que atrasava meu aprendizado, mais profissionalmente era uma mão na roda. Hoje estou em um meio termo, uma excelente e completa IDE, o Geany. Faz o que tem que fazer, sem mais, nem menos.

Boa sorte, torço para ver seus trabalhos, e de preferência publicados aqui, sob uma licença GNU/GPL, BSD ou outras do tipo!  ;D ;D :D :D ;D ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Programação em C linux
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:06 »
Legal! Eu no começo usava o NANO, pois pelo conforto que estas IDE's trazem, comecei a ficar mal acostumado, hehe, a IDE me poupava algumas horas, o que atrasava meu aprendizado, mais profissionalmente era uma mão na roda. Hoje estou em um meio termo, uma excelente e completa IDE, o Geany. Faz o que tem que fazer, sem mais, nem menos.

Boa sorte, torço para ver seus trabalhos, e de preferência publicados aqui, sob uma licença GNU/GPL, BSD ou outras do tipo!  ;D ;D :D :D ;D ;D

Geany é tudo, aqui no meu archbox uso Geany como editor de textos e como IDE, nano + geany dá para tudo

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Programação em C linux
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2008, 17:01 »
eu ja usei o geany. mas achei ele meio dev-c++ não acho ele algo tão profissional! e o eclipse tbm ja trabalho com java. e teclas como ctrl-espaço são o q há!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Programação em C linux
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2008, 09:56 »
bom galera eu to tendo algumas duvidas.
primeiro: eu queria saber. quais são as funções do sistema  linux que podem ser substituidas pelas funções. system("pause") e system("cls"), que eu uso no windows.

segundo:  não consigo usar a função gets() para pegar uma string, descobrir depois q o kernel rejeita ela por ela da um problema, ai comecei a usar a fgets(), coloquei o tamanho e a entrada como stdin. mas ele ainda não para o cursor para ler na tela. ele dá esse erro:
                      TERM environment variable not set.

obs: tirei a system("clear"), e saiu esse erro.


mas ainda não consgio fazer ele pegar a string do usuario. ele passa direto e dá o valor como  0.

Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827