Autor Tópico: Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]  (Lida 16427 vezes)

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Online: 03 de MAR?O de 2006, 16:51 »
Oi!
Após meses criando coragem, resolvi deixar o windows de lado e instalar o Linux. Após uma pesquisa, escolhi o Ubuntu. Infelizmente, não estou conseguinto usar o ubuntu e não sei o por quê. Por favor, me ajudem. Estou tendo que usar a porcaria do windows para escrever esse tópico.

Meu problema é o seguinte: fiz o pedido dos cds pela internet e os recebi ontem pelo correio. Em princípio, instalei a versão específica para o meu computador (64-bit) e, como tive problemas, instalei a versão normal.

Em ambos os casos, a instalação ocorre perfeitamente, sem erros, e aparece a tela de login do Ubuntu. Digito meu nome de usuário, minha senha e, começa a carregar a tela onde leio Ubuntu Linux e toca uma música ao fundo.

Acontece que, nessa tela, a música começa a falhar e então TUDO trava, teclado, mouse, etc... (tenho que apertar reset)

Sinceramente não sei o que está acontecendo, até mesmo porque não tenho experiência com Linux. Reitero que nenhuma das versões (32 e 64-bit) estão funcionando, ocorrendo o mesmo problema em todas.

Para tirar a prova dos nove, instalei um Red Hat velho que tinha aqui e funcionou direitinho. Logo, o problema parece ser especificamente com o Ubuntu. Abaixo estarei colocando a configuração do meu computador.

Por favor, me ajudem!!!

Muito obrigado!

Processador: AMD Sempron 3000+ (64-bit)
Motherboard: Asus K8N4-E DELUXE
Memória: 1GB DDR Samsung
HDs: 80 GB SATA Seagate -> LINUX
        40 GB Maxtor -> WINDOWS
Placa de vídeo: Radeon X550 PCI-Express
Placa de som: on-board
[/u]

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2006, 17:16 »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2006, 19:26 »
Citação de: "agente100gelo"
Tenta estes argumentos em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1236


Não funcionou...  :( Tentei de todas as formas e nada... Tentei o LIVE CD e trava do mesmo jeito...

SOCORRO!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2006, 21:38 »
Já tentou o Dapper? Acho que com o Breezy não vai mesmo. :(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2006, 01:17 »
Citação de: "galactus"
Já tentou o Dapper? Acho que com o Breezy não vai mesmo. :(


Poxa, mas o Dapper só vai ser lançado no mês que vem! Versão de teste é uma droga!!! Além disso, não tenho banda larga pra poder baixar o arquivo! :(

Eu só não entendo pq não está funcionando no meu computador, já que estou instalando a versão que teoricamente é a certa, ou seja, a de 64-bits.

Vocês imaginam pq isso está acontecendo???

:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2006, 03:47 »
Não sei mais o que fazer...

Para vocês terem idéia da gravidade da situação, quando entra na tela de login, eu posso clicar em qualquer lugar, como por exemplo em "sessão" ou em "reiniciar" e tudo trava ali mesmo.

Como assim?!?!?!?!

Sistema operacional bom é aquele que funciona! Estou extremamente desapontado!

O que faço? Mudo de distro? Volto para o Window$?

De qualquer forma, se não fosse o Window$ eu não estaria aqui agora escrevendo e procurando ajuda!

Não sei mais o que fazer...  :cry:

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2006, 21:01 »
Será que alguém pode me ajudar? :(

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 04 de MAR?O de 2006, 23:03 »
Seu micro é bem moderno.
Placa de vídeo: Radeon X550 PCI-Express
Tentou alguma configuração diferente em relação a placa de vídeo no momento inicial da instalação?
Tipo:
linux screen=1024x768
linux screen=800x600
ou
fb=1024x768
fb=800x600
É uma tentativa válida.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 05 de MAR?O de 2006, 00:53 »
Bom, tenho duas notícias, uma boa e uma ruim.

A boa é que eu já descobri o problema. Após uma pesquisa bem demorada na internet, descobri que o problema é no driver da placa de vídeo. Entrei no site da ATI e lá tem um driver atualizado compatível com o Ubuntu.

Teoricamente, o "quebra-galho" é editar o /etc/x11/xorg.conf e mudar de "ati" para "vesa", entretanto, nao localizei nem o /x11 e nem o xorg.conf. Cheguei a usar o find. o xorg.conf simplesmente não existe no meu computador!

A notícia ruim é que eu não faço a menor idéia de como eu atualizo esse driver, até pq o arquivo tem 27MB e não cabe num disquete, alé de não saber como acessar o HD com Window$ (NTFS).

Bom, vou colar os links dos post que achei a respeito, será que alguém poderia fazer o favor de me explicar de forma mais simplificada o que fazer? Entendo muito pouco de linux e da forma como foi explicada fica mto difícil para que eu possa entender.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=40845&page=2


https://support.ati.com/ics/support/KBAnswer.asp?questionID=1177

http://www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.16.20.html#176980

Muito obrigado para quem puder me ajudar!!!!!!!!!!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 05 de MAR?O de 2006, 10:07 »
Citação de: "madinhow"
Bom, tenho duas notícias, uma boa e uma ruim.

A boa é que eu já descobri o problema. Após uma pesquisa bem demorada na internet, descobri que o problema é no driver da placa de vídeo. Entrei no site da ATI e lá tem um driver atualizado compatível com o Ubuntu.

Teoricamente, o "quebra-galho" é editar o /etc/x11/xorg.conf e mudar de "ati" para "vesa", entretanto, nao localizei nem o /x11 e nem o xorg.conf. Cheguei a usar o find. o xorg.conf simplesmente não existe no meu computador!

A notícia ruim é que eu não faço a menor idéia de como eu atualizo esse driver, até pq o arquivo tem 27MB e não cabe num disquete, alé de não saber como acessar o HD com Window$ (NTFS).

Bom, vou colar os links dos post que achei a respeito, será que alguém poderia fazer o favor de me explicar de forma mais simplificada o que fazer? Entendo muito pouco de linux e da forma como foi explicada fica mto difícil para que eu possa entender.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=40845&page=2


https://support.ati.com/ics/support/KBAnswer.asp?questionID=1177

http://www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.16.20.html#176980

Muito obrigado para quem puder me ajudar!!!!!!!!!!!!



Provavelmente você fez a busca do xorg.conf na sua pasta pessoal e não no sistema de arquivos. Mas ele existe sim, e está aí. Você é que não achou ainda.


O gringo já te deu o local exato de onde ele está: /etc/X11/xorg.conf

No terminal:

cd /etc/X11
depois você lista os arquivos dentro dessa pasta com o comando : ls

Deve aparecer aí.

Logado como "root" você pode usar o "nano" para editar o xorg.conf. No terminal

sudo su  nano /etc/X11/xorg.conf

Daí você muda o que o Gringo fala e reinicia o sistema.

Eles estão usando o Kubuntu. Você tá usando o Kubuntu também?

Bom, quando você conseguir fazer a mudança que ele explica, você deve ter acesso a parte gráfica. Daí vai ver se consegue internet com o Ubuntu. Você tem Modem, Banda Larga ou rede?

Se não conseguir internet terá que baixar esse arquivo de 27MB em outra máquina e passar para a sua pasta do Ubuntu pra poder rodar o instalador do Drive da ATI. Arquivos de Drivers de Placa de Vídeo que ainda caibam em disquete?   :roll:    Fala sério!!!!!

Aliás, ATI no Linux é um Parto!!!! Como você já está podendo perceber! Eu uso Nvidia e sou feliz! :)   A ATI nunca quis ajudar a comunidade de software livre, agora faz isso por força do mercado. Os drivers da ATI para Linux levam o maior couro dos da Nvidia. Se fosse Nvidia, provavelmente sua tela apareceria e você ainda usava o Synaptic para instalar os Drivers da sua placa! Mas deixa isso prá lá, vamos ver se você consegue resolver agora né.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline madinhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 05 de MAR?O de 2006, 17:09 »
Ok! Deu tudo certo. Obrigado. Abraço.

Offline Keen Trovalds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Trava ao iniciar - Ajudem, por favor. [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2013, 14:03 »
Tenta estes argumentos em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1236

Cara aconteceu comigo ao tentar o liveCd do Ubuntu 13.04 ele travou e ainda instalei ele e no fim deu erro  :(
também tentei o ubuntu LTS 12.4 em live cd e ele trava,cara é o seguinte não fique,a mercer de uma única distro Linux,tem tantas por que não tentar , o Debian ou Fedora e pode até tentar o Linux mint,garanto que pegará pois os desktops destras distros funcionam sem precisar do básico.

*OBS: Minha primeira vez que instalei o Ubuntu ele tinha o Gnome padrão,e não apresentava erros ao carregar,depois que o Ubuntu passou a adotar o Unity como desktop,ele passou a se comportar com um sistema conhecido que só faz travar  ::) um tal de "janelas" .

*OBS: Cara se quiser instalar o Ubuntu tente o Ubuntu Gnome Remix,ele pega perfeito em seu PC!!