Autor Tópico: Script simples, mas difícil...  (Lida 6694 vezes)

Mandrake

  • Visitante
Script simples, mas difícil...
« Online: 01 de MAR?O de 2006, 10:32 »
Olá pessoal, estou aqui por um motivo simples, estou precisando fazer um script, que seja mais ou menos assim:

Possuo três arquivos em uma pasta com a extensão "application/x-executable" possíveis de serem executados no terminal do Ubuntu. Quero fazer um script que abra os três arquivos ao mesmo tempo, um em cada "aba" do Terminal Ubuntu. Há Algum tempo atrás, eu criei um script parecido, o melhor que eu consegui fazer, foi mais ou menos isso...

#!/bin/bash

./login-server &
./char-server &
./map-server &

Criei o script na mesma pasta onde ficam os arquivos, e ele abria os três arquivos ao mesmo tempo, msa no mesmo terminal.

Agora preciso da ajuda de vocês, para criar um Script destes na minha área de trabalho, e que ele possa abrir os três arquivos, um em cada aba no terminal, ou até mesmo um em cada terminal.

Obrigado, aguardo resposta.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Script simples, mas difícil...
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2006, 11:02 »
Cara evita repetir topicos no forum, você ja tinha postado a mesma pergunta http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4076
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Script simples, mas difícil...
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2006, 11:03 »
Acho que você pode fazer isso com o próprio gnome-terminal. Algo do tipo...

gnome-terminal  --command=login-server

Faça gnome-terminal --help para ver mais opções.

Boa sorte!

Mandrake

  • Visitante
Script simples, mas difícil...
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2006, 11:12 »
Citação de: "AlexBR"
Acho que você pode fazer isso com o próprio gnome-terminal. Algo do tipo...

gnome-terminal  --command=login-server

Faça gnome-terminal --help para ver mais opções.

Boa sorte!


Isso não ajudou em nada amigo, sem querer ofender, mas preciso de algéum que saiba criar este script deste jeito.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Script simples, mas difícil...
« Resposta #4 Online: 01 de MAR?O de 2006, 12:06 »
Tá! Então, vou colocar na forma de um script pra ver se você entende melhor.

#!/bin/bash
gnome-terminal --tab --command=login-server  --tab  --command=char-server --tab  --command=map-server

E agora? Ajudei em algo?

Mandrake

  • Visitante
Script simples, mas difícil...
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2006, 17:15 »
mas eu acho que está faltando alguma coisa, por exemplo, a localização dos arquivos não acha?

euripedes

  • Visitante
Script simples, mas difícil...
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2006, 19:10 »
se vc consultasse a pergunta já postada teria visto que propus a solução para o erro que estava encontrando não esqueça de colocar o caminho completo para os seus arquivos se o diretórios em que eles se encontram não estiverem no seu $PATH a coisa ficaria mais ou menos assim
Código: [Selecionar]
#! /bin/bash
             gnome-terminal -e /caminho paraoprograma/nome do programa&

isso para os tres programas, para um programa de nome programa :lol:  na pasta /home/usr/meusprogramas ficaria assim
Código: [Selecionar]
gnome-terminal -e /home/usr/meusprogramas/programa& o & é para que a execução vá para segundo plano e o script continue a rodar agora se vc precisar que um estejafuncional antes que o outro possa entrar pode ser necessário criar um delay entre eles e eu não sei fazer isso mas deve ser possível vc pode ainde substituir o comando gnome-terminal por xterm que funcionará tbm além do xterm ser mais leve...
espero ter ajudado []'s