Autor Tópico: [RESOLVIDO] Windows apagando MBR GRUB não inicia  (Lida 6915 vezes)

Offline Gestat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Windows apagando MBR GRUB não inicia
« Online: 06 de Outubro de 2008, 15:41 »
Galera,

instalei o Ubuntu juntamente com o Windows XP:

Windows XP: /dev/sda1
Ubuntu:       /dev/sda2
Swap           /dev/sda3
Arquivos       /dev/sda4

Após a instalação do Ubuntu o GRUB funcionou certinho, bootou o Linux na boa... agora quando reiniciei a máquina e entrei no Windows quando reiniciei a maquina novamente o GRUB não bootava mais... ele ficava reiniciando a máquina em loop, escrevendo na tela "Loading Stage 1_5..." dai reiniciava novamente...

Reinstalei o GRUB pelo cd modo live do ubuntu e o GRUB voltaou a funcionar... mas era só entrar no windows novamente que ferrava tudo de novo!

Li em alguns fóruns gringos que o WIndows tem uma politica de segurança que pensa que o Grub é algum arquivo malicioso e o deleta... e acredito que seja isso... alguem teve o mesmo problema? Pode me ajudar?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 16:49 por Gestat »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Windows apagando MBR GRUB não inicia
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2008, 15:47 »
Em certo momento, quando é apresentada a mensagem "Loading Stage 1.5..." você pode pressionar a tecla 'ESC' e provavelmente será apresentada uma outra mensagem de erro... se conseguir fazer isso, essa outra mensagem será mais útil. Eu como estou sempre a mudar meus hd's de vez em quando tenho algum problema assim, então tenho que mudar a ordem dos meus hd's na BIOS para o boot correr normalmente.

Offline Gestat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Windows apagando MBR GRUB não inicia
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2008, 15:56 »
Em certo momento, quando é apresentada a mensagem "Loading Stage 1.5..." você pode pressionar a tecla 'ESC' e provavelmente será apresentada uma outra mensagem de erro... se conseguir fazer isso, essa outra mensagem será mais útil. Eu como estou sempre a mudar meus hd's de vez em quando tenho algum problema assim, então tenho que mudar a ordem dos meus hd's na BIOS para o boot correr normalmente.

Felix, não deu certo... apertei a tecla ESC e nada acontece... fica escrito em cima na tela "Loading stage 1.5." e logo em seguida ele reinicia a maquina, e isso fica em loop. Obrigado.

No site gringo eu li algo sobre renomear os arquivos stage1_5 localizados nas pastas /boot/grub/ e /usr/lib/grub/i386/... ja tentei isso e também n deu certo.

Offline Gestat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Windows apagando MBR GRUB não inicia
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2008, 16:51 »
Galera,

ja consegui resolver... utilizei o SUPER GRUB DISK e restaurei o Grub na MBR sem o estágio 1.5... mandei ele ir do 1 diretamente para o 2... agora o windows não consegue mais deletar esse setor da MBR.

Link do tópico do fórum gringo que li sobre o SGD:

http://www.supergrubdisk.org/forum/index.php?topic=73.0