Autor Tópico: Conky mostrando temperatura da CPU  (Lida 25739 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Conky mostrando temperatura da CPU
« Online: 20 de Setembro de 2008, 04:57 »
 Demorou, mas consegui. Foi na base da tentativa e erro. Esse truque é para quem não pode contar com o acpi, pois se pudesse, a linha acpitemp funcionaria corretamente no conky. Esse truque eu fiz com minha CPU Pentium 4 Prescott 2.4GHz em uma placa Asus SiS. Não posso contar com ACPI nela, nem a hibernação funciona no Ubuntu. Então, descobri outro jeito de se fazer o Conky mostrar a temperatura.
 Em primeiro lugar, é preciso que o lm_sensors esteja corretamente instalado. http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=2780&highlight=%22i2c+device%22+sensors
 Trata-se de navegar até a pasta /sys/bus/i2c/devices. Lá, deve existir um (ou mais) atalho(s). No meu caso, era 9191-0290 (não, não é um número de celular). Este atalho , não importa o nome (por enquanto), deve levar à uma pasta cheia de itens, entre os quais deve constar um arquivo chamado temp2_input (e vários outros começados com temp1 e temp2). Portanto, o segredo está no nome dessa pasta, 9191-0290 no meu caso (agora o nome é importante). Fui ao meu conky.conf e substitui a linha original:
 
Citar
CPU       ${alignc} ${freq}MHz / ${acpitemp}C ${alignr}(${cpu cpu1}%)
Por:
 
Citar
CPU       ${alignc} ${freq}MHz / ${i2c 9191-0290 temp 2}C ${alignr}(${cpu cpu1}%)
Sintetizando: eu vou usar o nome do atalho em /sys/bus/i2c/devices (atalho esse que deve conter o arquivo temp2_input) entre i2c e temp 2. Substituindo-se temp 2 por temp 1 o conky mostrará a temperatura do sensor da placa-mãe - o que também pode ser útil.
 Meu conky ainda está basicão, mas agora o sensor de temperatura funciona:
http://files.myopera.com/0tacon/files/conky.jpeg
 Para quem nunca mexeu com o conky antes: o conky originalmente não tem arquivo de configuração. Para que você possa configurá-lo, é preciso escrever um arquivo .conf (como este http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40010.msg237612.html#msg237612) e lançar o conky com o comando: conky --config=oarquivo.conf
 Por exemplo: conky --config=/etc/conky/conky.conf (porque eu escrevi o conky.conf em /etc/conky).

 EDIT: Consegui fazer o Conky mostrar também a temperatura da GeForce e a rotação da ventoinha do processador.
 Para a GPU:
Citar
${execi n nvidia-settings -q [gpu:0]/GPUCoreTemp | grep '):' | awk '{print $4}' | sed 's/\.//'}
Onde n deve ser substituido pela freqüência de atualização do mostrador de temperatura, em segundos.
 Para o RPM da ventoinha é a mesma coisa que para a temperatura, mas substituindo temp 2 por fan 2.
 
 EDIT 24/12: caso a pasta /sys/bus/i2c/devices esteja vazia, procure o tal atalho em /sys/bus/platform/devices.

 EDIT 22/07/2009: O Conky agora tem um arquivo de configuração padrão. Fica em /home/~/.conkyrc
« Última modificação: 22 de Julho de 2009, 04:13 por 0tacon »


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2008, 11:10 »
Grd dica 0tacon, também tenho uma Asus semelhante a tua c/ o chipset SIS  >:(
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline diggao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
    • Diggão
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:23 »
Realmente! Grande dica!

Era isso que eu estava procurando tem tempo...

Valeu mesmo!
Os computadores não são dignos de confiança... Espero que os humanos sejam...
http://linuxnanet.com  ||  http://planeta.linuxnanet.com
http://ubuntubrasil.com

Offline piroco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2008, 14:39 »
 Tentei fazer essa configuração mas a pasta /sys/bus/i2c/devices está vazia alguem tem alguma idéia do porque isso está acontecendo.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2008, 15:29 »
Pergunta:
Que barra é aquela lá embaixo? Como instalar?

Offline piroco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2008, 15:52 »
 Avant Window Navigator tem no repositório adicionar ou remover programas

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2008, 02:46 »
Tentei fazer essa configuração mas a pasta /sys/bus/i2c/devices está vazia alguem tem alguma idéia do porque isso está acontecendo.

 Desculpe a demora para responder, mas só agora eu vi sua pergunta.
 Na época em que escrevi aquilo, eu ainda usava o Gutsy. Quando instalei o Hardy em outubro, apanhei da minha própria dica, até perceber que algo havia mudado: agora a pasta certa é /sys/bus/platform/devices e o atalho se chama w83627ehf.656, o que é bem mais coerente que aquele número de celular que aparecia antes.    Portanto, o meu conky agora ficou assim:

Citar
cpu temp:  ${platform w83627ehf.656 temp 2} | fan RPM: ${platform w83627ehf.656 fan 2}$
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2008, 02:49 por 0tacon »


Offline piroco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2008, 12:31 »
 Valeu eu tinha encontrado esse arquivo só estava faltando saber como fazer a informação aparecer.
 Aqui ficou assim cpu temp:  ${platform it87.552 temp 2}
 Só acho que a temperatura está preocupante sem eu estár fazendo nada a cpu está a 41 e a placa a 48.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2008, 05:39 »
Valeu eu tinha encontrado esse arquivo só estava faltando saber como fazer a informação aparecer.
 Aqui ficou assim cpu temp:  ${platform it87.552 temp 2}
 Só acho que a temperatura está preocupante sem eu estár fazendo nada a cpu está a 41 e a placa a 48.
Você ainda não viu nada. Meu prescott oscila entre 63°C e 74°C. Nada como o clima do trópico para fazer um Pentium 4 sofrer. E olha que eu vivo desentupindo o dissipador...
 E para completar a dica, eu aviso que aquele truque de fazer o conky mostrar a temperatura da GPU as vezes causa um estranho fenômeno de consumo incoerente de processador. Eu desisti de usa-lo.


Offline piroco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2008, 21:14 »
 A temperatura da GPU não tem muita utilidade pra min mesmo eu não jogo muito no pc.
 Mas o meu computador só tem o cooler do processador jogar em dias quentes de verão fica difícil.

Offline adrianojbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Conky mostrando temperatura da CPU
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2012, 13:29 »
(...)
  EDIT: Consegui fazer o Conky mostrar também a temperatura da GeForce e a rotação da ventoinha do processador.
 Para a GPU:
Citar
${execi n nvidia-settings -q [gpu:0]/GPUCoreTemp | grep '):' | awk '{print $4}' | sed 's/\.//'}
Onde n deve ser substituido pela freqüência de atualização do mostrador de temperatura, em segundos.
 Para o RPM da ventoinha é a mesma coisa que para a temperatura, mas substituindo temp 2 por fan 2.
 
(...)

não entendi a parte para mostrar o rpm da ventoinha. é preciso substituir "temp 2" por "fan 2" onde?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, 13:30 por adrianojbr »