Autor Tópico: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)  (Lida 4403 vezes)

Offline Hugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Online: 19 de Setembro de 2008, 16:24 »
Boas,

tenho um rato optico bluetooth da Targus, modelo: MOBT90UO, mas que no site da targus dá pelo nome de AMB01US, e não faço ideia como pô-lo a funcionar no SO ubuntu...   :(

Existem drives para ele? Alguém o pôs a funcionar no ubuntu?


Obrigado
« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 17:20 por Hugu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2008, 18:01 »
Olá Hugu,

creio que "drivers" para bluetooth não são necessários, visto o bluetooth ser um protocolo de comunicação.

No teu post não citas se tua maquina tem ou não receptor bluetooth.

se não tem, compra um USB.

Se tem, primeiro verifica se ele esta configurado corretamente e se os modulos estão carregados ( luz acesa, etc, ou um icone bluetooth ao lado do relogio na barra do Ubuntu )

Localizar a placa Bluetooth:

para USB
Código: [Selecionar]
sudo lsusb

para Bluetooth interno
Código: [Selecionar]
sudo lspci

Se aparecer o modulo bluetooth vai em frente

Código: [Selecionar]
sudo dmesg

Procura no dmesg a placa bluetooth e vê se carregou

Isto tudo se não aparecer um simbolo de Bluetooh perto de seu relógio

Se aparecer o icone:

a seguir entra no gerenciador de pacotes synaptic e põe na pesquisa a palavra bluetooth.
Instale o que lhe convier, ( alguns já o são por defeito )

Liga o rato, ( na parte de baixo tem um botão para arrancar o modo "discovery" )

clica no icone do bluetooth com o botão direito do mousepad e seleciona explorar dispositivo.

Se o rato estiver no modo discovery vai aparecer.

Faça o pareamento que deve estar tudo OK.

A palavra de passe geralmente é 1234 ou 0000 ( veja o manual do rato )


[],s

Offline Hugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2008, 18:03 »
Olá Hugu,

creio que "drivers" para bluetooth não são necessários, visto o bluetooth ser um protocolo de comunicação.

No teu post não citas se tua maquina tem ou não receptor bluetooth.

se não tem, compra um USB.


Caro Tota,
falei "drivers" porque eu ainda sou utilizador windows e só estou agora a utilizar os SO ubuntu. Neste momento tenho dualboot e tenho alguns problemas em pôr alguns dos meus perifericos a funcionar no ubuntu, rato bluetooth, placa de som.. mas um problema d cada vez certo? :)

É assim: o meu rato sem fios vem com sua antena respectiva, metia-a numa usb interna do portátil.. o portátil n tem mais nenhum dispositivo receptor bleutooth (sem placa bluetooth, só wifi).
Quanto ao "bluetooth manager", sim tenho-o ao lado do relogio...e detecta-me o rato, o meu telemovel e dum amigo. (outra dúvida é como faço scan refresh? porque neste momento abro o "bluetooth manager" e ele continua-me a detectar os 3 devices, mas tenho o bluetooth do telemovel desligado...  ??? )
Mas adiante: também tenho o "gnome-obex-server 0.11.0" que um amigo meu instalou, para poder transferir ficheiros do meu tlm para o pc (mas engraçado que constatamos que também podiamos transferir do pc para o tlm!  ;D ..só pode acontecer por se usar a antena do rato, só pode!  :D)

Esse amigo meu, tentou resolver-me este problema de pôr o rato bluetooth a funcionar às uns dias e não conseguimos.. :( (Acabou por me dizer que era às tantas seria impossivel porque talvez não existisse "drivers" pelo facto de a targus fechar o código..., mas eu não estou disposto a desistir! )

À uns tempos, antes de meter dualboot, comprei uma antena bluetooth usb para poder transferir fotos do meu tlm para o windows, porque não tinha cabo. Mas como consigo transferir ficheiros pc-tlm e tlm-pc pela antena do rato, se com a antena bluetooth usb desse para este efeito e para
ter o rato era o ideal!  ;D ..talvez depois seria um problema quando entrasse em windows..  >:(  (mas o windows,  mais cedo ou mais tarde, desaparece!)

Citar
Se tem, primeiro verifica se ele esta configurado corretamente e se os modulos estão carregados ( luz acesa, etc, ou um icone bluetooth ao lado do relogio na barra do Ubuntu )
...

Liga o rato, ( na parte de baixo tem um botão para arrancar o modo "discovery" )

clica no icone do bluetooth com o botão direito do mousepad e seleciona explorar dispositivo.

Se o rato estiver no modo discovery vai aparecer.

Faça o pareamento que deve estar tudo OK.

A palavra de passe geralmente é 1234 ou 0000 ( veja o manual do rato )


EDIT:

Não consigo nenhum resultado.. :(
O meu "bluetooth manager" depois de fazer browse device e selecionando o rato e tentar connectar, dá-me este erro:

« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 18:39 por Hugu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2008, 18:58 »
Ok. entendido.

Vou pegar um dispositivo bluetooh ( meu gps ) e vou tentar por a funcionar.

Seria o equivalente a seu rato.

Reporto retorno ate domingo.

[],s

Offline Hugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2008, 21:32 »
Ok obrigado, caro amigo!

Eu entretanto recebi outra resposta de um outro forum, e aconselharam-me a instalar o blueman, mas também estou a ter dificuldades..  :-\

EDIT:

Já tive sucesso com a instalação do Blueman, ja pus o programa a fazer um scan e detectou-me o rato, tentei fazer o tal pareamento e pediu-me password, experimentei meter a password 0000, e apareceu a mensagem a dizer que foi um sucesso a acção e aparece um cadeado fechado no programa, mas o cursor não se mexe com o mexer do rato...  :-[   depois resolvi fazer um novo pareamento com a password 1234, mas com esta deu erro..logo voltei à password 0000!.. mas não percebo porque é que ainda o rato não se mexe...  >:( :-\
Blueman
Será que serei o único a ter um rato destes e que não consigo usá-lo em ubuntu?  ???
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 23:04 por Hugu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2008, 11:09 »
Experimente seguir esta receita

http://www.bless.li/articles/bluetooth-mouse/

[],s

Offline Hugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2008, 23:45 »
Boas caro amigo,

Já consegui pôr o rato a rular! :)

Segui um tutorial parecido com esse que vc achou, só foi escrever 4 linhas de comandos na shell e pronto! Nem precisei de código de pareamento!

Obrigado, fica bem!



Cumps
p.s.: ja agora deixo o link pelo qual segui
« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 23:47 por Hugu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2008, 16:19 »
Hugu,

Indirectamente gostaria de te agradecer pelo estímulo e pelo desafio.

Enquanto pesquisava como meter o teu rato a funcionar, ( disse que iria usar o GPS, mas usei meu telemovel Nokia e consegui meter o modem a andar por bluetooth, coisa que ainda eu não havia me interessado, pois usava o cabo USB )

Eu é quem tenho que te agradecer.


[],s

Offline Hugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rato optico bluetooth da Targus (AMB01US)
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2008, 22:05 »
Ía-lhe perguntar pelo GPS!..

Ainda bem que vc também conseguiu ter sucessos por aí!

às vezes é mesmo isso,  muita preguiça e é o deixar andar... e se não houver alguém de fora a dar um estimulo, mm que indirectamente, as nossas coisas continuavam nas gavetas! ;)

Abr e vêmo-nos por aí!..  (agora fiquei com vontade de ir á gaveta e começar a pegar nas coisas que foram ficando pendentes...por isso muitas duvidas e problemas virão e tvz a algumas delas venha aqui pedir auxilio!  ;D 8) )


Cumps
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 17:58 por Hugu »