Autor Tópico: TUTORIAL - Configurando o Huawei E226 com o modulo Airprime para o TIM WEB 3G  (Lida 15431 vezes)

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Importante: Use o seguinte tutorial por sua conta e risco. Fiz e resolveu todos os meus problemas de conexão!

O Tim Web 3G é o plano de acesso à internet em alta velocidade da operadora de telefonia TIM (Telecom Itália Móbile) através de um Modem com tecnologia WCDMA/HSDPA.



Introdução:

No caso em questão, vamos adotar o procedimento para instalação do Modem HUAWEI E226 no Ubuntu 8.04 usando o module AIRPRIME, no lugar do tradicional USBSERIAL, porque entendemos ser o módulo adequado para conexões de alta velocidade, proporcionando maior velocidade e estabilidade de conexão.


Inicialmente, entretanto, faz-se necessário que a solicitação de código PIN do seu CHIP esteja desabilitada.  Também é necessário, já que os repositórios oficiais do Ubuntu são todos on-line, uma conexão prévia à internet para podermos instalar e configurar os pacotes necessários.

Procedimento:

Passo 0: Se você já havia tentado se conectar através do modulo usbserial, desabilite qualquer script ou chamada de carregamento ao respectivo modulo, certifique-se também de não estar o estar carregando no /etc/modules. Lembre-se, nossa conexão será pelo módulo AIRPRIME!

Passo 1. Conecte-se provisoriamente em qualquer conexão de internet.


Passo 2. Instale os pacotes necessários para a instalação (faça às adaptações necessárias em caso de novas versões):


Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential linux-headers-2.6.24-19 linux-source-2.6.24
Passo 3. Agora vamos para a instalação do kppp, caso você prefira, pode pular esse Passo e usar o Wvdial para estabelecer a conexão, entretanto, optei pelo kppp por ser uma alternativa gráfica fácil de configurar e bastante intuitiva.

Código: [Selecionar]
sudo install apt-get kppp
Passo 4: Plug o modem huawei e226 na porta USB e aguarde alguns segundos para que ele faça o registro na Rede de Telefonia Móvel local.

Passo 5: Verifique a presença do modem e a identificação do produto/hardware:

Código: [Selecionar]
lsusb
Citar
beethoven@beethoven-laptop:~$ lsusb
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 005: ID 045e:0083 Microsoft Corp. Basic Optical Mouse
Bus 001 Device 004: ID 12d1:1003 Huawei Technologies Co., Ltd. E220 HSDPA Modem
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

Como podemos ver na linha em negrito, a nossa identificação foi:

vendor = 0x12d1
e
product = 0x1003

Passo 6: Vá para o caminho /usr/src e descompacte o kernel:

Código: [Selecionar]
cd /usr/src

sudo tar xjvf linux-source-2.6.14.tar.bz2

Passo 7:  Entre no diretório contendo o driver AIRPRIME:

Código: [Selecionar]
cd linux-source-2.6.24/drivers/usb/serial
Passo 8: Edite o arquivo airprime.c:

Código: [Selecionar]
sudo gedit airprime.c
Você verá o conteúdo deste arquivo conforme abaixo, eu coloquei em negrito exatamente a linha que deve ser adicionada ao arquivo,
observe que é exatamente nesta linha que eu vou adicionar as informações obtidas através do Passo 4:

Citar
/*
 * AirPrime CDMA Wireless Serial USB driver
 *
 * Copyright (C) 2005-2006 Greg Kroah-Hartman <gregkh@suse.de>
 *
 *   This program is free software; you can redistribute it and/or
 *   modify it under the terms of the GNU General Public License version
 *   2 as published by the Free Software Foundation.
 */

#include <linux/kernel.h>
#include <linux/init.h>
#include <linux/tty.h>
#include <linux/tty_flip.h>
#include <linux/module.h>
#include <linux/usb.h>
#include <linux/usb/serial.h>

static struct usb_device_id id_table [] = {
   { USB_DEVICE(0x0c88, 0x17da) }, /* Kyocera Wireless KPC650/Passport */
   { USB_DEVICE(0x413c, 0x8115) }, /* Dell Wireless HSDPA 5500 */
   { USB_DEVICE(0x0930, 0x1303) }, /* Toshiba (Novatel Wireless) HSDPA for M400 */
   { USB_DEVICE(0x106c, 0x3701) }, /* Audiovox PC5740 */
   { USB_DEVICE(0x106c, 0x3702) }, /* Sprint Pantech PX-500 DGE */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x4100) }, /* Novatel Wireless U727 */
   { USB_DEVICE(0x05c6, 0x6000) }, /* Momo design */
   { USB_DEVICE(0xf3d0, 0x0112) }, /* AirPrime 5220 */
        { USB_DEVICE(0x12d1, 0x1003) }, /* Huawei E226 */
   { },
};

Passo 9: Após ter salvo o arquivo acima. Vamos compilar!

Código: [Selecionar]
sudo make -C /lib/modules/`uname -r`/build M=`pwd`
Passo 10: Vamos copiar o modulo compilado do airprime para seu devido lugar e executar o depmod:

Código: [Selecionar]
sudo cp airprime.ko /lib/modules/2.6.24-19-generic/kernel/drivers/usb/serial/airprime.ko

sudo depmod -a

OBSERVAÇÃO: Não lembro se é necessário, em todo caso, reinicie o Ubuntu. Vamos agora configurar a discagem!

Passo 11: Agora vamos configurar o KPPP, como se trata de um procedimento muito simples, vou fazer apenas algumas citações.
Execute o aplicativo KPPP, na janela inicial clica no botão "CONFIGURAR", vai abrir uma nova janela, escolha a aba MODEMS, nesta aba, clique em "NOVA...", coloque um nome qualquer para seu modem, no meu caso, coloquei HUAWEI 226, em seguida,  coloque a porta que está o modem (no meu caso foi a porta /dev/ttyUSB0), agora clique em "OK".
Na aba de "CONTAS", clique em NOVA, coloque um nome qualquer para sua conta(por exemplo: TIM), na parte do número do telefone, clique em ADICIONAR e ponha o número: *99***1#, após clique em OK.

Obs: Você deve configurar também a aba "DNS", colocando o DNS da sua região, no meu caso, o DNS da tim aqui é: 189.40.224.5 ou 10.223.246.102, isso evitará que você fique conectando, mas sem conseguir navegar. (Você pode colocar outros DNS publicos ou free, na dúvida, pegue o DNS da tim da sua região que é melhor. Você pode também obter o DNS da sua região observando o DNS que ele conecta no $Windows$, através do comando: ipconfig /all


Bem, por fim, esse tutorial foi feito às pressas, qualquer erro, favor comuniquem que eu faço as devidas atualizações.







« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 10:26 por zgurgel »

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: TUTORIAL - Configurando o Huawei E226 com o modulo Airprime para o TIM WEB 3G
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2008, 01:07 »
Olá zgurgel testei seu tutorial ,e deu certo ,só uma sugestão ele deveria estar em :

Suporte Técnico/Internet , Rede e Segurança é uma sugestão pois fica mais fácil

achar o tutorial que é relacionado a Internet, um abraço
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL - Configurando o Huawei E226 com o modulo Airprime para o TIM WEB 3G
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2008, 08:12 »
Oi Amigo,

fico feliz que tudo tenha funcionado a contento.
De fato, você tem razão, acho que na parte de internet seria mais intuitivo encontrá-lo, só coloquei aqui porque já tinha visto tópicos semelhantes por aqui. Bem, não tenho bem certeza, mas acho que não pode haver tópicos duplicados.. daí teria que remover aqui.. e perder os registros de leitura.. vou sondar com algum administrador se pode eles poderiam realocar o tópico. Obrigado pelo retorno. Z

Offline smotta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: TUTORIAL - Configurando o Huawei E226 com o modulo Airprime para o TIM WEB 3G
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2009, 01:32 »
Olá, zgurgel, gostei do tutorial, mas ... não encontrei o módulo AirPrime no meu UBUNTU ... como faço agora ? Posso procurar por este módulo e instalar ?