Autor Tópico: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba  (Lida 13519 vezes)

Offline qlcasa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Online: 15 de Setembro de 2008, 14:21 »
Olá para todos,

eu já postei esta questão noutro espaço aqui no Forum, porém eu gostaria de partilhar a minha experiencia aqui de forma a ajudar outros colegas aqui neste forum e espero que esta minha experiencia possa ser útil a todos que vêm aqui.

Eu uso o Ubuntu Hardy aproximadamente desde Abril e estou extremamente satisfeito, nunca imaginei que iria ser assim, pois usei o Windows tanto como profissional como particular desde 1990, do 3.0 e o Word 1.1(!) até ao XP e Vista. Estou extremamente habituado ao Windows e posso dizer que sou aquilo que se chama um power user. Porem, em Abril decidi dar um tentadela ao Ubuntu.

Como hardware eu uso o seguinte computador:

Laptop
Toshiba Satellite Pro P100-239
Disco de 500 GB (com 3 partições primárias e 1 "extended": 40 GB para o Ubuntu; 4 GB swap; 100 GB (extended); 320 GB para dados)
4GB de Ram
512 MB de Video Ram dedicados
Ecrã: 17"
Teclado alemão com Numpad
Wireless, Bluetooth, Placa de rede
Optical USB Mouse
Logitech Webcam Pro 9000
CD/DVD (double layer DVD e LightScribe CD)

Eu uso principalmente o MS Office Pro (pagei por ele quase 900 Euros(!!!), o AutoCad, o Solidworks e por vezes o Turbocad. Ora, eu já faz bastante tempo que tinha o desejo de trocar, não tanto por causa de problemas com o Windows, eu com o tempo habituei-me a eles e sempre arranjei solução, mas sim por causa dos preços altissímos do Windows e do Office Pro. Porém, sempre hesitei, já que os programas CAD que utilizo não correm com o Linux e o WINE não me parecia oferecer a rapidez e estabilidade que eu necessito.

Quando descobri as possibilidades que o WUBI me oferecia, decidi instalar o Ubuntu Hardy no Windows como que se tratasse de um programa, depois de testar o Ubuntu eu instalei o mesmo numa partição própria em "Dual Boot", comecei a utilizar o Ubuntu paralelamente com o Windows e a partir de fim de Junho então quase só o Ubuntu (à excepção do programas CAD). Depois comecei a ficar cansado com o facto de ter de sair do Ubuntu para entrar no Windows e vice versa. Até que através de pesquisa eu descobri que era possível instalar o Windows num virtual maschine, instalei o VirtualBox e instalei o Windows XP (50 GB espaço de disco virtual, 2 GB RAM e 128 MB Video RAm) e passado algumas horas tudo estava trabalhando, incluindo o AutoCad e Solidworks! Testei durante 3 semanas e depois desinstalei a outra versão do Windows que tinha para o Dual boot.

O Ubuntu funciona sem qualquer problema, todo o hardware integrado funcionou "out of the box" e até a minha Webcam funcionou logo sem problemas, só o amsn é que se recusa a usar o microfone integrado na camara. O wireless e a rede que utilizo no meu escritório funcionaram logo à primeira e a configuração foi bem mais fácil que no Windows, incluindo a integração de uma impressora de rede (sem a instalação de quaisquer "drivers". Os programas que vêm com Ubuntu são de alta qualidade e até o OpenOffice já me fez quase esquecer o MS Office. Eu faço toda a gestão do meu IPOD com o AMAROK e tudo funciona surpreendemente bem. Importante para esta mudança, quase radical, foi também o facto da possibilidade de continuar a utilizar todos os meus ficheiros armazenados (200 GB) na partição NTFS de 320 GB como se de uma partição Linux se tratasse. Eu posso utilizar todos os meus ficheiros Word, Excel e PowerPoint. No entanto, por vezes tenho que ajustar a formatação quando esta é mais complicada, tendo sido o esforço até agora aceitável, tenho dificuldades com aplicações Access que, apesar de ter instalado um programa para poder ler os mesmos, se recusão na maior parte das vezes a abrir, já para não falar da sua utilização, e não consigo ler os ficheiros do MS Publisher. No entanto instalei estas aplicações no Windows que tenho a correr dentro da VirtualBox e dessa forma eu consigo contornar estas dificuldades específicas. Quanto ao windows no VirtualBox, esse funciona na perfeição e, apararentemente, é tão rápido como anteriormente. Eu até posso trabalhar no Windows na VirtualBox com Autocad e Solidworks ao mesmo tempo, tendo no entanto a consciencia que o meu Hardware facilita as coisas, principalmente o RAM de 4 GB e a placa grafica com 512 MB, que me permitem atribuir ao Windows no VirtualBox 2 GB de RAM e 128 MB de video ram respectivamente.

Neste momento só posso dizer que estou mais que satisfeito com a minha mudança.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2008, 16:23 »
Mais sorte a tua do que a minha, dei 1700€ por um asus M70:
ASUS M70VM-7U085C

Processador :
- Intel Core 2 Duo T9400, 2.53 GHz
- FSB : 1066 MHz
- Cache : 6 MB L2
- Sistema Operativo : Windows Vista Home Premium
- Chipset : Mobile Intel® PM45 Express Chipset +ICH9M
- Memória : 4 GB DDR2 800 MHz
- Ecrã : 17" WUXGA
- Placa Gráfica : NVIDIA® GeForce® 9600M GS, 512MB VRAM
- Disco Rígido : 640 GB (2 x 320 GB)
- Drive Óptico : Leitor Blu-ray
- Leitor de cartões 8-em-1 : SD,MMC,MS,MS-Pro,mini SD w/ adapter,MS-Duo,MS-Pro Duo via adapter
- Video Camera 1.3 : Mega Pixel swivel web camera
Fax/Modem/LAN/WLAN :
- Integrated Intel® High Definition Audio chip ( Azalia) compliant MDC fax/modem and 10/100/1000 Base T
- Built-in Bluetooth V2.1+EDR (optional)
- Intel® WiMAX/WiFi Link 5100
Interface :
- 1 x Microphone-in jack
- 1 x Headphone-out jack (S/PDIF)
- 1 x VGA port/Mini D-sub 15-pin for external monitor
- 1 x TV Out (S-Video composite)
- 4 x USB 2.0 ports
- 1 x IEEE 1394 port
- 1 x RJ11 Modem jack for phone line
- 1 x RJ45 LAN Jack for LAN insert
- 1 x HDMI
- 1 x CIR for remote controller
- 1 x E-SATA
- 1 x TV Antenna Input
- 1 x Fingerprint Reader
Audio Built-in :
- Azalia compliant audio chip, with 3D effect & full duplex
- Built-in 4 speakers and array microphone
- Support Dolby® Home Theater
- 1 x Built-in Subwoofer

O som tem pobre qualidade comparado com o windows, uma placa de tv externa não funciona, o wireless ainda não testei, o bluetoth tambem não, blueray funciona se usar um decoder ou seja não funciona direito, leitor de impresoes digitais não funciona, o subwoofer tambem não.

Adoro linux e não vou disistir mas irrita-me muito comprar do bom e do melhor hardware, gastar um monte de dinheiro e depois metade desta derma não funciona ou funciona mal, eu sei que o problema é das empresas que não fazem drivers mas no final quem sofre é o usuário, e o a tecnologia do meu laptop é recente mas já tem algum tempo se fosse tecnologia absolutamente nova era preciso esperar muito tempo para funcinar no linux.

De todas as coisas más do linux (que são bem poucas :P) esta é a unica que realmente me deixa chateado.

Offline qlcasa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2008, 17:36 »
Lamento que não tenhas tido as melhores experiencias, mas suspeito que existe para aí muito hardware cujo setup é, aparentemente, feito expecificamente para o Windows. A minha mulher tem um HP DV6000 e com esse também foi mais dificil, não existe driver Linux para a placa wireless, pelo que teve-se que usar o ndiswraper, precisei de aproximadamente 15 minutos a procurar na net, mas depois de encontrar a solução, não demorou 5 minutos e estava a trabalhar. De resto, toda a outra hard ware funcionou logo desde o inicio sem qualquer setup. No que toca ao meu Toshiba, esse realmente foi fácil, eu ligei-o a primeira vez com o Linux, fui ao icone do Wireless Network, escolhi o meu router que ele encontrou logo, apareceu-me a janela a pedir-me a password, e pronto, ficou logo a trabalhar. O mesmo aconteceu quando eu utilizei a Live CD do Ubuntu, portanto sem qualquer instalação, ele encontrou a placa wireless o meu router e consegui navegar na net. Contudo, apesar de tudo funcionar no meu laptop, houve também algumas situações que tornaram necessarias pesquisas extensas na net, por exemplo, é possível utilizar uma partição existente do Windows no VirtualBox, uma chamada Raw Partition,  mas apesar de andar dias a tentar e seguindo à risca as indicações (extensas) que encontrei, não consegui com que trabalha-se com a partição existente, pelo que optei por criar um hard disk virtual.
No entanto estou razoavelmente optimista que vais encontrar solução para o teu problema, porque existe possibilidade de instalar o Linux em quase todo o tipo de hardware, a questão é saber como. Nesse sentido, não terás outra alternative senão fazer buscas extensivas, ler, ler, ler e depois seguir as dicas e indicações que encontrares ...Ah, e quase que me esquecia, aplica também uma boa medida de paciencia!

Cumprimentos

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2008, 19:31 »
Parece que o Ubuntu gosta dos Toshibas, eu já postei a minha experiência com o meu toshiba http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34775.0.html (uma configuração bem mais simples que a sua, é verdade), mas fiquei super feliz pois tudo funcionou logo de cara! Não tive trabalho algum em configurar alguma coisa no Ubuntu/Kubuntu. Infelizmente a qualidade de som no Ubuntu/Kubuntu é bem inferior ao Vista, no mais tudo funciona de maneira totalmente satisfatória.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2008, 20:21 »
qlcasa eu como uso archlinux(no laptop) tenho o kernel mais avançado(2.6.26 contra 2.6.24 do ubuntu), e acho que o wireless até funca, porque com este kernel são implementados os modulos necessários para estes computadores mais recentes.

É bastante estranho o mundo dos drivers, no meu PC velho a minha placa de som a placa TV e a impressora funcionam melhor no Linux que no windows com driver propriétário, no laptop não tive a mesma sorte.

Com o tempo acredito que vamos ter drivers bons para linux, eu até tinha uma ideia de uma empresa de fabrico de hardware compatível com linux, primeiro tenho de acabar e curso e ter umas finanças boas e logo se vê  ;D ;D ;D

É pouco provável eu fazer isso mas não deixa de ser uma boa ideia, se outros fizessem eu comprava sempre lá SEMPRE.

Só de pensar em chegar a casa com um computador novo, instalar a minha distro preferida e instalar o CD com os drives e ficar tudo a funcionar logo até me dá agua na boca.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2008, 01:49 »
qlcasa, se me permite sugerir algo, 4GB de SWAP é muita coisa. Não que isso vá lhe causar problemas, mas é um desperdício. Tens 4GB de RAM, se você instalar o Conky verás facilmente que raramente chegará a utilizar 25% disso. Que eu saiba, não há um tamanho certo para a SWAP, ele varia de acordo com suas necessidades. Mas eu realmente duvido que necessitarás de todos os 4GB de SWAP. E outra coisa interessante a observar é que para alguns usuários pode ser interessante fazer uma partição para o /home separada do resto do / (root). Um exemplo de benefício desta separação é que se quiseres reinstalar o ubuntu (ou outra distro), por qualquer razão que seja, não precisa se preocupar com os dados no /home, pois o instalador do LiveCD do Ubuntu não vai formatar a partição do /home se você não mandar ele fazer isto. 
 Mas de qualquer forma, valeu pelo relato e bem vindo à comunidade (foi seu primeiro post, não foi?)


Offline qlcasa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:05 »
Obrigado pela dica,
para ser franco, eu segui a indicação que eu li, já não me recordo aonde, que se deve escolhar a swap partition pelo menos do mesmo tamanho que a memória física. e como tenho mais que suficiente hardware para isso, eu não questionei. Ontem, eu descobri que há algo que ainda não funciona de todo, eu queria usar o meu computador para fazer uma apresentação e não o pude usar, pois eu não consegui mudar para o modo de projecção já que a combinação de teclas Fn+F5 aparentemente não funciona.
Já agora, como é o Archinlinux? Não conheço essa distribuição.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2008, 08:46 »
Já agora, como é o Archinlinux? Não conheço essa distribuição.

http://wiki.archlinux-br.org/
http://wiki.archlinux-br.org/O_jeito_arch_de_ser
http://wiki.archlinux-br.org/Comparação_do_arch_x_outros

tá tudo aí

BTW archlinux não é recomendado para iniciantes

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2008, 10:47 »
Já coloquei o Ubuntu em um Toshiba Satellite A60 (eu acho) e funcionou tudo, do modem ao som, menos o lance do controle de luminosidade da tela via teclado mas, tirando isso, tudo foi na boa.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2008, 23:50 »
Parece que o Ubuntu gosta dos Toshibas...

E a Toshiba parece gostar do Ubuntu ;D

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40500.0.html



Sou usuário Arch Linux também, é uma distro soberba. Mas também não recomendo para iniciantes, não tem foco nem atenção neste público.

« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 23:52 por kernel_script »

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2008, 23:57 »
este topico´pelo jeito e das maquinas mais pontentes


olha a minha ai

semp toshiba

512mb de ram

hd 80 gb

a minha não e das mais potentes mas dos meus parentes que conheço os computadores a minha e a melhor ela veio com linux insigne


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2008, 07:33 »
Vc não falou que a sua máquina mal roda o Windows 98? Cumé que ela veio com o Linux? Qual é o processador dela? Abra o terminal e digite o comando " sudo lshw -html >> baba.htm " sem as aspas e poste aqui APENAS a parte referente à sua placa-mãe e processador. Antes que pergunte, o comando vai gerar um arquivo no formato htm na sua pasta de usuário com as informações sobre a sua máquina. É copiar e colar as partes que interessam, ok?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2008, 20:41 »
Obrigado por compartilhar o comando velox256, mais um Bash Command que aprendo. Alias, que comando show 8)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2008, 07:55 »
Pois é, eu peguei ele aqui mesmo no fórum, hehehe... :)


Obrigado por compartilhar o comando velox256, mais um Bash Command que aprendo. Alias, que comando show 8)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: As minhas experiencias com o ubuntu no meu Toshiba
« Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2008, 17:56 »
Pois é, eu peguei ele aqui mesmo no fórum, hehehe... :)


Obrigado por compartilhar o comando velox256, mais um Bash Command que aprendo. Alias, que comando show 8)

Descobri que existe um Front-End gráfico para ele: o gtk-lshw
Muito sinistro o aplicativo... mostra os desenhos das peças juntamente com o logo das marcas... fora que o aplicativo é simples e direto ao ponto, muito bom...