A Dell não me agrada.... essa filosofia de não trabalhar com distribuidores, revendas, é muito semelhante ao WINDOWS, ou seja, só "eu" quero ganhar dinheiro, o resto que se dane. Se o Note der um probleminha, vc tá ralado.
não é bem assim, a dell é conhecida pelo seu suporte técnico. alem do mais é a única ou pelo menos a primeira a vender notebooks com o ubuntu instalado. seu método de venda é perfeito para mim, vc monta seu notebook de acordo com seu gosto ou necessidades. quando vc vai numa loja, vc corre o risco de pegar um vendedor desonesto que vai querer fechar negócio de qualquer forma.
no sistema da dell não tem isso de: "pouca memória mas o processador é bom", "pouco hd mas tem uma boa placa de vídeo", como já disse, vc monta seu computador sabendo quanto está pagando para ter mais memória, mais poder de processamento ou até mesmo bateria se vc assim desejar.
pra fechar meu depoimento sobre minha experiencia com a dell, não tive nenhum problema com o ubuntu (tudo out of box, inclusive wifi) e o hardware parece me ser um pouco superior a computadores de mesmo preço (ex. a bios do meu me permite programar uma hora para q ele se ligue automaticamente).