Autor Tópico: configurar placa de rede wireless  (Lida 10031 vezes)

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
configurar placa de rede wireless
« Online: 05 de Setembro de 2008, 10:53 »
Eu sou novo no linux.
E estou tento problemas para configurar a minha internet.
A minha placa é uma Realtek RTL8180.
Gostaria que vocês me ajudassem nos passos para configurar a minha conexão com a internet.
Desde já eu agradeço pela contribuição de todos.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:34 »
Eu sou novo no linux.
E estou tento problemas para configurar a minha internet.
A minha placa é uma Realtek RTL8180.
Gostaria que vocês me ajudassem nos passos para configurar a minha conexão com a internet.
Desde já eu agradeço pela contribuição de todos.


Sempre, ANTES DE POSTAR NO FORUM, faça uma pesquisa no campo apropriado do FORUM.

Basta colocar realtek 8180 wireless no campo e dar enter.


Eu fiz isso e achei =>este<= conjunto de mensagens.

Continue pesquisando e colocando suas dúvidas, anotando, errando e acertando, e quando resolver coloque a palavra RESOLVIDO no título da mensagem.

Dois abraços
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2008, 23:34 »
Eu encontrei este tutorial no forum http://www.vivaolinux.com.br/dica/Solucao-Wireless-com-o-Ndiswrapper/. Mas eu não consigo instalar o ndiswrapper, pois quando eu digito o determinado comando # apt-get install ndiswrapper-utils-1.9, não é solicitado o cd do Ubuntu para que o ndiswrapper seja instalado. O que eu faço. Se alguém puder me ajudar desde já eu agradeço. Um abraço a todos.

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2008, 00:00 »
Por favor me ajudem eu gostaria muito de estar usando o Ubuntu, mas eu preciso configurar a internet e para isso eu preciso de instalar a placa de rede realtek 8180. E segundo esse tutorial que eu descobri pesquisando o forum, necessita-se a instalação do ndiswrapper e eu não estou conseguindo. Eu agradeceria se pudessem me ajudar. Um abraço a todos.

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2008, 00:30 »
Eu consegui instalar o ndiswrapper
digitei o seguinte comando para ver se o driver foi instalado.
retornou o seguinte: net8180: driver installed
                            device: (10EC:8180) present
acredito que deve estar tudo certo, pois parece que o driver está instalado corretamente.
Agora se estiver realmente certo, qual o procedimento a partir de agora para que eu possa estar conectando a internet no Ubuntu 8.04. Por favor me ajudem. Um abraço a todos.  :-[

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2008, 08:14 »
Eu consegui instalar o ndiswrapper
digitei o seguinte comando para ver se o driver foi instalado.
retornou o seguinte: net8180: driver installed
                            device: (10EC:8180) present
acredito que deve estar tudo certo, pois parece que o driver está instalado corretamente.
Agora se estiver realmente certo, qual o procedimento a partir de agora para que eu possa estar conectando a internet no Ubuntu 8.04. Por favor me ajudem. Um abraço a todos.  :-[

Você esqueceu de dizer qual o comando que você deu...

veja o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo iwlist scan

informe se retorna alguma coisa na tela do seu computador (console terminal)....

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2008, 08:25 »
Eu estou no meu trabalho nesse momento mas ao chegar em minha casa irei verificar com esse comando que você me enviou e estarei retornando. o comando que eu digitei na postagem anterior foi o seguinte: ndiswrapper -l.

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2008, 00:40 »
O resultado meu amigo após digitar o comando sugerido por você foi o seguinte:
lo               Interface does'nt support scanning
wlan0     Scan completed:
          Cell 01 - Adress: 00:0E:2E:EC:70:8D
                  ESSID:"PMA02"
                  Protocol:IEEE 802.11b
                  Mode: Maneged
                  Frequency:2.412 GHZ (Channel 1)
                  Quality:75/100 Signal level:-48 dBm  Noise level:-96 dBm
                  Encryption key:off
                  Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                  Extra:bcn_int=100
                  Extra:atim=0
          Cell 02 - Adress: 00:0E:2E:EC:72:9B
                  ESSID:"APIACA_DIGITAL2"
                  Protocol:IEEE 802.11b
                  Mode: Maneged
                  Frequency:2.437 GHZ (Channel 6)
                  Quality:73/100 Signal level:-49 dBm  Noise level:-96 dBm
                  Encryption key:off
                  Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                  Extra:bcn_int=100
                  Extra:atim=0
          Cell 03 - Adress: 00:02:6F:4B:C6:A0
                  ESSID:"abc_server_apc1"
                  Protocol:IEEE 802.11b
                  Mode: Maneged
                  Frequency:2.412 GHZ (Channel 1)
                  Quality:35/100 Signal level:-73 dBm  Noise level:-96 dBm
                  Encryption key:off
                  Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                  Extra:bcn_int=100
                  Extra:atim=0
         Cell 04 - Adress: 00:0E:2E:EC:6B:36
                  ESSID:"PMA01"
                  Protocol:IEEE 802.11b
                  Mode: Maneged
                  Frequency:2.452 GHZ (Channel 9)
                  Quality:75/100 Signal level:-48 dBm  Noise level:-96 dBm
                  Encryption key:off
                  Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                  Extra:bcn_int=100
                  Extra:atim=0
        Cell 05 - Adress: 00:02:6F:46:84:03
                  ESSID:"APIACA_DIGITAL1"
                  Protocol:IEEE 802.11b
                  Mode: Maneged
                  Frequency:2.412 GHZ (Channel 1)
                  Quality:1/100 Signal level:-95 dBm  Noise level:-96 dBm
                  Encryption key:off
                  Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s; 6Mb/s
                          9 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s
                  Extra:bcn_int=100
                  Extra:atim=0
        eth0   Interface doesn't support scanning

Por favor me ajude a configurar se estiver faltando alguma coisa, pois sou novo no linux. Desde já eu agradeço a colaboração de todos. Um abraço.


       

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2008, 03:05 »
Pronto.  Isso significa que o seu Linux está conseguindo fazer o seu hardware de wireless "escutar" e identificar as redes sem fio da proximidade.  O próximo passo é saber qual o ESSID (nome que identifica o roteador ou ponto de acesso) que você quer utilizar.  Pelo visto nenhum está usando chave de segurança pois a mensagem diz "key off". 

No canto superior direito da tela do seu Linux deve existir um ícone parecendo um terminal.  Clique nele com o botão direito do mouse que devem aparecer as redes no mesmo modo que apareceram com o comando "iwlist scan".  Basta escolher uma que deve a que você quer usar e clicar com o botão esquerdo do mouse e a conexão será estabelecida.

Para saber se você está navegando escolha o firefox e tente abrir uma página qualquer na internet ou então na janela terminal console digite

Código: [Selecionar]
ping google.com

Se houver retorno então você está navegando.  Se não houver retorno pode ser um problema de DNS, aí veja o seu arquivo /etc/resolv.conf e identifique se tem algo semelhante a

nameserver um_numero_ip
nameserver um_numero_ip

Se for possível edite esse arquivo e inclua e/ou substitua por

nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

Esses numeros correspondem ao OPENDNS e funcionam bem.

Não vejo mais nada a fazer depois disso pois o difícil é fazer o hardware de wireless escutar as estações ou o seu roteador e isso já foi feito e comprovado pelo comando sudo iwlist scan.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2008, 07:41 »
Eu já fiz esse procedimento de ir buscar nesse ícone parecendo um terminal as redes dispponíveis antes, mas fiz como você mandou novamente e não aparece nenhuma das redes listadas quando foi executado o comando iwlist scan. Fui no navegador firefox e não navegou. Executei o comando arquivo /etc/resolv.conf e retornou com a seguinte mensagem: comand not found. E se as redes aparecem quando é executado o comando iwlist scan porque não aparece nada quando eu acesso o ícone parecido com um terminal. Outra coisa no ndiswrapper aparece tudo como se estivesse desabilitado, e eu não consigo ver propriedades, nada. É dessa forma mesmo ou tem algo de errado? Por favor será que não existe nada a ser feito. Agradeceria muito e já agradeço pelo que você tem feito por mim até agora. Desculpe-me pela insistência mas é que eu gostaria muito de migrar para o linux, mas sem a internet fica muito difícil. Um abraço.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2008, 09:40 »
Eu já fiz esse procedimento de ir buscar nesse ícone parecendo um terminal as redes dispponíveis antes, mas fiz como você mandou novamente e não aparece nenhuma das redes listadas quando foi executado o comando iwlist scan. Fui no navegador firefox e não navegou. Executei o comando arquivo /etc/resolv.conf e retornou com a seguinte mensagem: comand not found. E se as redes aparecem quando é executado o comando iwlist scan porque não aparece nada quando eu acesso o ícone parecido com um terminal. Outra coisa no ndiswrapper aparece tudo como se estivesse desabilitado, e eu não consigo ver propriedades, nada. É dessa forma mesmo ou tem algo de errado? Por favor será que não existe nada a ser feito. Agradeceria muito e já agradeço pelo que você tem feito por mim até agora. Desculpe-me pela insistência mas é que eu gostaria muito de migrar para o linux, mas sem a internet fica muito difícil. Um abraço.

O que você quer dizer com "executei o comando arquivo /etc/resolv.conf"????  Ninguem disse para fazer isso.  Eu disse para Editar.  Para editar você precisa acessar um programa editor que pode ser o gedit em uma janela terminal de console.  Estou achando que essa tarefa bem básica ainda assim é complicada para você.  Portanto sugiro que primeiro você procure os tutoriais do forum de como trabalhar com janelas terminais console pois o Linux faz muito uso disso e é bem diferente da plataforma comercial do Windows onde é tudo gráfico e de certa forma facilitada para o usuário final.

Tente ler todas as dicas que estão na Seção Dicas e Truques do Forum para se habituar ao mundo do Linux e, mais tarde, quando se sentir mais a vontade passe, então, a segunda etapa de configurar alguma coisa.  Falo isso por experiência própria que mesmo após tantos anos trabalhando com Linux ainda sinto algumas dificuldades em dominar esse sistema.

Abraços.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2008, 10:03 »
Me desculpe pela ignorância csat é que eu sou realmente um novato no mundo linux. E pelo que vejo baseado nos conhecimentos que eu imagino que você possui, e você diz que ainda sente alguma dificuldade deve ser muito dificil esse mundo do linux. Mas eu não vou desistir e vou seguir o seu conselho. Mas me diz uma coisa porque é que nesse ícone parecendo um terminal, não aparece as redes que são listadas pelo comando iwlist scan. Será que não tem nada que possa ser feito para que eu possa conectar a internet, pois aí essa questão de estar dando uma olhada nos tutoriais do forum e tentar ler todas as dicas que estão na Seção Dicas e Truques se tornaria muito mais fácil, pois eu poderia tentar assimilar esses conhecimentos em tempo real, pois já estaria usando o sistema operacional linux. Desde já eu agradeço por tudo.
Abraços.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: configurar placa de rede wireless
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2008, 10:36 »
Me desculpe pela ignorância csat é que eu sou realmente um novato no mundo linux. E pelo que vejo baseado nos conhecimentos que eu imagino que você possui, e você diz que ainda sente alguma dificuldade deve ser muito dificil esse mundo do linux. Mas eu não vou desistir e vou seguir o seu conselho. Mas me diz uma coisa porque é que nesse ícone parecendo um terminal, não aparece as redes que são listadas pelo comando iwlist scan. Será que não tem nada que possa ser feito para que eu possa conectar a internet, pois aí essa questão de estar dando uma olhada nos tutoriais do forum e tentar ler todas as dicas que estão na Seção Dicas e Truques se tornaria muito mais fácil, pois eu poderia tentar assimilar esses conhecimentos em tempo real, pois já estaria usando o sistema operacional linux. Desde já eu agradeço por tudo.
Abraços.

Olhe, acho que existem formas de usar o Ubuntu e configurar sem que acesse o terminal console.  Já vi isso uma vez no forum internacional do Ubuntu.  O único problema é que lá as mensagens estão em Ingles.  Se eu achar o link eu posto para você.

Basicamente para configurar a rede sem fio no Ubuntu ou em qualquer Linux é:

a) Fazer com que o hardware da placa de rede sem fio seja reconhecida pelo Linux. Isso é feito com a instalação e carga do driver apropriado.  É assim no mundo Windows também.

b) Verificar se o hardware consegue identificar as redes que estão transmitindo seus respectivos sinais.  Essa identificação se dá pelo que está no ESSID.  O comando sudo iwlist faz com que no modo terminal ele mostre ou não as redes.

c) Por último configurar o acesso através do gerenciador de redes que é representado pelo icone de um pequeno terminal no canto direito da tela superior.  Essa configuração, em geral, é escolher a rede e informar os parâmetros que estão contidos no roteador.  Só isso.

Para navegar tanto na rede com fios quanto na rede sem fios é preciso que haja:

a) identificação de um IP na sua rede que pode ser fixo ou dhcp (varia);
b) dns definido no arquivo /etc/resolv.conf
c) roteamento da sua máquina para a rede.

Ao que parece você conseguiu fazer a placa de rede ser identificada pelo Ubuntu e ela está identificando as redes.  Precisa avançar nessa ordem.

Não desista e vá tentando.



 
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline kaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
[Resolvido] configurar placa de rede wireless
« Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2008, 00:06 »
Eu consegui finalmente resolver o problema de conexão com a internet.