Autor Tópico: Solução com Pasta Raiz (/home/usuario) -> $sudo usermod -d /home/usuario usuario  (Lida 4299 vezes)

Offline jbprograming

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá pessoal.
Estou com problemas com o Ubuntu 8.04, eu insatalei na minha máquina, e tudo ótimo, estava então instalando os módulos de servidores apache + mysql, e estava com problemas de permissões.
Eu fiz algo muito errado. Segue os passos:

Sistema-> Administração -> Usuários e Grupos

Aparece então uma tela com os usuários cadastrados na máquina, eu cliquei no meu usuário e em propriedades, tem então uma "Aba" que diz "AVANÇADO" e lá tem um campo chamado "Diretório Pessoal", que tinha o seguinte caminho:

/home/jean

(Bem meu nome é Jean)
Eu alterei o conteúdo deste campo para:

/home/jean; /var

Tentei reiniciar a máquina para ver o resultado, e BOMM...
Simplesmente agora o Ubuntu não inicia o sistema, quando digito meu login e senha, aparece uma caixa de texto informando:
"Sua pasta pessoal está definida como: "/home/jean; /var" mas parece não existir. Você deseja iniciar uma sessão com o diretório /(raiz) como sua pasta pessoal? É provável que nada funcione a menos que você utilize uma sessão de segurança."

Então eu clico em "SIM", e aparece uma outra caixa de mensagem:
"O seu arquivo $HOME/.dmrc está sendo ignorado. Isto impede que a sessão padrão e o idioma sejam salvos. O arquivo precisa ser de propriedade do usuário e ter permissões 664 (não ter permissões de escrita por outros usuários). O diretório $HOME do usuário deve ser de propriedade do usuário e outros usuários não devem ter permissões de escrita."

(Já está acabando espera um pouquinho)...
Então clico em "OK" e aparece por fim uma última mensagem:
"Sua sessão durou menos de 10 segundos. Se você não terminou umja sessão, isso pode significar que há algum problema de instalação ou que você pode estar sem espaço em disco. Tente iniciar uma sessão de segurança para verificar se você consegue consertar o problema."

Nesta parte então se eu clico em "OK" simplesmente o sistema volta a tela de login, então fica neste "LOOP", e eu não tenho como entrar no sistema para corrigir erro que eu cometi.

Alguém pode me ajudar? Por favor...
Agradecido
Obs.: Ubuntu 8.04
« Última modificação: 10 de Julho de 2008, 16:42 por jbprograming »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com Pasta Raiz ( /home/usuario )
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2008, 16:03 »
Eu não sei como modificar isso terminal direito.

A forma que me vem a cabeça é você entrar em modo de segurança, criar um novo usuário "sudo adduser joao". Voltar, entrar em modo gráfico com "joao" e modificar o home do usuário com problema. Mas creio que alguém dará uma solução menos "gambiarra" :)

« Última modificação: 10 de Julho de 2008, 16:11 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jbprograming

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Pasta Raiz ( /home/usuario )
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2008, 16:08 »
Eu não sei como modificar isso via modo de segurança.

A forma que me vem a cabeça é você entrar em modo de segurança, criar um novo usuário "sudo adduser joao". Volta, entrar em modo gráfico com "joao" e modificar o home do usuário com problema. Mas creio que alguém dará uma solução menos "gambiarra" :)




Agente100Gelo
Eu pensei em tentar fazer isto, e acredito que é uma gambiarra válida, porém não tive sucesso ao tentar fazer uso destes comandos "sudo adduser alguem ".
Você usa a mesma versão que eu do Ubuntu?
Será que tem influência a versão?

Offline jbprograming

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Pasta Raiz ( /home/usuario )
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2008, 16:36 »
Olá Pessoal, eu consegui resolver o meu problema, e gostaria de deixar um link aqui, para poder futuramente ajudar pessoas que tiverem o mesmo problema que eu tive agora, e ainda resolver outros problemas relacionados.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComandosBasicos

Na parte de Usuários e Grupos, eu consegui ver a solução para o problema que eu tive, e como disse este link vai ajudar em vários outros comandos que são necessários no uso do Terminal.
Boa prática neste maravilhoso mundo Linux para todos.
« Última modificação: 10 de Julho de 2008, 16:52 por jbprograming »