Autor Tópico: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)  (Lida 13992 vezes)

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Online: 11 de Julho de 2008, 11:37 »
Entendidos de plantão,

A página a seguir tem uma applet Java que não consigo abrir nem no Firefox, nem no Opera:

http://200.202.193.133/102online/interna_lista.htm

Pesquisando "Java" no que tenho instalado, o resultado é este:



Tanto o Firefox quanto o Opera estão com a opção "Permitir Java" habilitada.

Fui ao site Java.com para testar minha instalação, na seguinte página:

http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp?detect=jre&try=1

O site respondeu dizendo que minha versão do Java é 1.6.0 e que não tenho o Java recomendado instalado. Sugere que eu baixe a versão 6 nesta página:

http://www.java.com/pt_BR/download/linux_manual.jsp?locale=pt_BR&host=www.java.com

Para versões do Linux de 64 bits, como o meu, o site sugere uma das seguintes opções:

Linux x64: http://javadl.sun.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=23105
Linux x64 RPM: http://javadl.sun.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=23104

Não sei o que é esse RPM e o site também não explica, por isso não sei qual das opções é a recomendada para mim. No chute, baixei a primeira. Veio um arquivo .bin que não descobri como instalar. A segunda opção baixa um .bin também.

A questão é: será mesmo preciso instalar alguma coisa do site da Sun ou posso resolver essa bronca de outra forma?

Agradeço de antemão qualquer palpite.

Um abraço!
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 11:40 por Todaro »

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2008, 17:34 »
Não sei se seu caso é parecido com o que ocorre com o Ubuntu 32bits, mas deixo aqui um link que fala sobre o java e o Ubuntu 8.04 32bits:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,37615.msg224270.html#msg224270

Veja lá que não basta apenas instalar o java da SUN, tem antes que remover determinado pacote (para o Ubuntu 32bits), portanto veja se o caso se aplica também para 64bits.

Tudo para 64bits ainda é um pouco mais complicado.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2008, 23:02 »
Alarcon,

Obrigado pela dica. Mas ela não me ajudou muito.

Fiz o que você sugeriu lá:

sudo apt-get remove icedtea-gcjwebplugin

Mas, na hora de fazer...

sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

...a resposta foi:

O pacote sun-java6-plugin não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isso pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou está disponível somente a partir de outra fonte.
E: O pacote sun-java6-plugin não tem candidato para instalação.


Depois da remoção do icedtea-gcjwebplugin, o Firefox começou a me oferecer a opção de instalação do plugin necessário para rodar a applet (coisa que ele não fazia antes). Ao clicar na janela de instalação, ele me deu as seguintes opções:



Instalei a primeira, não resolveu nada.

Instalei a segunda, idem.

Após essas instalações, o teclado virtual do site do Banco do Brasil passou a ser mostrado. Mas não passa disso: ao clicar os números da senha e enviar, ele retorna ao ponto de partida e não faz nada.

Voltei ao site da Sun e, seguindo instruções em...

http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000011400.xml

...consegui instalar o pacote (após MUITA briga com o Terminal). Mas ele não está fazendo qualquer efeito. O teste no site da Sun em...

http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp?detect=jre&try=1

...continua dizendo que não tenho o Java recomendado instalado mesmo depois de baixá-lo e instalá-lo segundo as instruções deles próprios.

E a applet em...

http://200.202.193.133/102online/interna_lista.htm

...só mostra um quadro cinza. Curiosamente, uma outra applet em outro site roda direitinho.

Tenho esperança ou devo considerar fazer o caminho de volta para o Windows?

Um abraço!

[ADENDO]: No mesmo site da Sun, em...

http://www.java.com/pt_BR/download/help/testvm.xml

...há outro teste. Este mostra que meu Java está funcionando direito, embora desatualizado. Ainda assim, Banco do Brasil e Lista Online da Telemar não funcionam...  :'(
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 23:17 por Todaro »

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2008, 10:49 »
Todaro faz o seguinte procura pelo Synaptic algum pacote java da SUN e não pelo OPENJDK é é o java Opensource.

Quando forneci o comando:

sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

é que pensei que o java que poderia existir para o 64bits teria o mesmo nome que o do 32bits, mas como não é assim procure no synaptic no seu botão procurar, pelo java da SUN com algo parecido com estes nomes: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin . Atenção que é parecido e não igual ok.

Bom se não tiver mesmo e você tenha instalado com sucesso o do site da SUN, você ainda tem de rodar o comando:

sudo update-alternatives --config java

para selecionar o java da SUN entre as opções que podem aparecer, para que ele seja o java padrão a ser usado pelas aplicações.


Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2008, 13:14 »
Todaro faz o seguinte procura pelo Synaptic algum pacote java da SUN e não pelo OPENJDK é é o java Opensource.

Tem trocentos mil pacotes lá com "java" e "sun-java". Como saber o que escolher?

No meio deles tem um java-gcj-compat-plugin cuja descrição é:

Web browser plugin to execute Java (tm) applets using gij
gcjwebplugin is a little web browser plugin to execute Java (tm) applets.
It is targeted for Mozilla and compatible browsers that support the NPAPI.
The package unconditionally uses the gij runtime.

No chute, selecionei esse. Ele disse que, junto com ele, um caminhão de outras coisas teria que ser instalada junto. Autorizei.

Citar
procure no synaptic no seu botão procurar, pelo java da SUN com algo parecido com estes nomes: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin . Atenção que é parecido e não igual ok.

O primeiro e o terceiro já estavam instalados. O segundo foi instalado agora. O quarto não existe.

Depois de tudo baixado e instalado, meu primeiro teste foi tentar abrir...

http://200.202.193.133/102online/interna_lista.htm

E aí veio a novidade:



Isso nunca tinha aparecido antes.

Cliquei em Trust, mas ainda assim a applet não abriu.

Pior está acontecendo agora no site do Banco do Brasil: quando ele tenta carregar a applet e mostra aviso semelhante, imediatamente o Firefox fecha na minha cara!

Note que o aviso fala que a implementação de segurança do GNU Classpath não está completa. Como resolver isso?

Citar
Bom se não tiver mesmo e você tenha instalado com sucesso o do site da SUN, você ainda tem de rodar o comando:

sudo update-alternatives --config java

para selecionar o java da SUN entre as opções que podem aparecer, para que ele seja o java padrão a ser usado pelas aplicações.

O comando acima me deu a seguinte resposta:

Existem 4 alternativas que fornecem `java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/gij-4.2
          2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
*+        3    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
          4    /usr/lib/jvm/java-gcj/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão ou digite o número da seleção:


Como o no. 2 é o que menciona Sun, escolhi esse. Mas nada mudou.

O pacote da Sun que instalei manualmente ontem não está em nenhum desses endereços, e sim em /usr/java/jre1.6.0_07, seguindo instruções da própria Sun. Será que ele não está sendo reconhecido?

Obrigado por toda gentil atenção que você tem dispensado a mim.

Um abraço!

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2008, 13:26 »
Não era para instalar isso java-gcj-compat-plugin, pois não é o java da SUN, portanto se ele foi instalado, desinstale e deixe só instalado o que você conseguiu destes aqui: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin

depois use o comando:

sudo update-alternatives --config java


e quando aparecer isso:

Citar
Existem 4 alternativas que fornecem `java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/gij-4.2
          2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
*+        3    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
          4    /usr/lib/jvm/java-gcj/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão ou digite o número da seleção:

Como o no. 2 é o que menciona Sun, escolhi esse. Mas nada mudou.

escolha a opção 2

Lembre-se também que o pacote icedtea-gcjwebplugin também deve estar desisntalado do seu sistema.

Depois de tudo reinicie o PC e veja se mudou alguma coisa para melhor.


Caso não continue funcionando, então terá de fazer um link na pasta /usr/bin chamado de java e que aponta para o local correto do java ( o binário) instalado por você que poderia ser em /usr/java/jre1.6.0_07/bin/java (verifique se é isso mesmo)


OBS: quando falava em procurar pelo java no Synaptic era para olhar somente para o java que possui a palavra sun no nome, por exemplo: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 13:30 por alarcon »

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2008, 14:39 »
Não era para instalar isso java-gcj-compat-plugin, pois não é o java da SUN, portanto se ele foi instalado, desinstale e deixe só instalado o que você conseguiu destes aqui: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin

OK. Eu estava só experimentando pra ver se alguma coisa funciona.  ;)

Já está removido. Agora o Firefox volta a exibir isto quando tento entrar naquela página da Telemar:



Não fiz nada desta vez.

E, no site do BB, simplesmente nada acontece.

Citar
depois use o comando:

sudo update-alternatives --config java

e quando aparecer isso:

Citar
Existem 4 alternativas que fornecem `java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/gij-4.2
          2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
*+        3    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
          4    /usr/lib/jvm/java-gcj/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão ou digite o número da seleção:

Como o no. 2 é o que menciona Sun, escolhi esse. Mas nada mudou.

escolha a opção 2

Ela já aparecia como padrão porque eu já a havia escolhido antes. Não precisei mudar nada.

Citar
Lembre-se também que o pacote icedtea-gcjwebplugin também deve estar desisntalado do seu sistema.

Já estava removido.

Citar
Depois de tudo reinicie o PC e veja se mudou alguma coisa para melhor.

Só o que mudou foi o que mencionei acima: o Firefox voltou a oferecer a opção de instalar plugins, que não instalei por causa do que você disse abaixo:

Citar
Caso não continue funcionando, então terá de fazer um link na pasta /usr/bin chamado de java e que aponta para o local correto do java ( o binário) instalado por você que poderia ser em /usr/java/jre1.6.0_07/bin/java (verifique se é isso mesmo)

Eu gostaria que você me ensinasse como criar esse link, pois não sei.  :-[

Citar
OBS: quando falava em procurar pelo java no Synaptic era para olhar somente para o java que possui a palavra sun no nome, por exemplo: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin

O resultado da pesquisa por "sun-java" no Synaptic retorna a lista abaixo:



Qual desses pacotes você sugere que eu experimente?

Obrigado e um abraço!

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2008, 15:18 »
O problema é exatamente a falta deste pacote sun-java6-plugin para a versão 64bits, pois é o plugin para ser usado no Firefox. Quando você abre o firefox ele tenta instalar os plugins Open Source ( o gcj ou o openJDK) que não funcionam corretamente em todos os casos.

Como não vejo aí no Synaptic nenhuma opção contendo as palavras sun + java6 e plugins, não sei mais o que você pode fazer.

Penso que se você quer mesmo usar o java e o Ubuntu seria melhor usar a versão 32bits do Ubuntu Hardy Heron que funciona bem, já acessei a página da telemar que você diz não funcionar aí. Aqui uso o Ubuntu 32bits.

OBS: suas imagens estão fora das regras deste fórum, por favor edite as mesmas para que possam estar nas normas, pois caso contrário seu tópico pode ser trancado no Alcatraz.
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 15:20 por alarcon »

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2008, 19:10 »
O problema é exatamente a falta deste pacote sun-java6-plugin para a versão 64bits, pois é o plugin para ser usado no Firefox. Quando você abre o firefox ele tenta instalar os plugins Open Source ( o gcj ou o openJDK) que não funcionam corretamente em todos os casos.

Como não vejo aí no Synaptic nenhuma opção contendo as palavras sun + java6 e plugins, não sei mais o que você pode fazer.

Bom, vou ver se alguém tem alguma dica no fórum em inglês. Obrigado por sua gentil atenção.  ;)

Citar
Penso que se você quer mesmo usar o java e o Ubuntu seria melhor usar a versão 32bits do Ubuntu Hardy Heron que funciona bem, já acessei a página da telemar que você diz não funcionar aí. Aqui uso o Ubuntu 32bits.

Se eu decidir fazê-lo, o que vou perder?

Citar
OBS: suas imagens estão fora das regras deste fórum, por favor edite as mesmas para que possam estar nas normas, pois caso contrário seu tópico pode ser trancado no Alcatraz.

Images ajustadas. Grato pelo toque.

Um abraço!

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2008, 20:04 »


Se eu decidir fazê-lo, o que vou perder?


Bom é complicado afirmar com certeza já que são versões diferentes (32bits e 64bits) e já que você deve ter instalado muitas coisas no seu sistema.

Você tem a pasta home em uma partição separada das demais ou não?

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2008, 11:43 »
Alarcon,

Talvez haja uma solução que não requeira o downgrade do Ubuntu. Disseram-me que, a exemplo do que fiz com o Skype, a solução seria instalar o Firefox, o Java, os plugins e algumas bibliotecas, tudo para 32 bits na máquina com o sistema de 64. A pessoa que me indicou essa solução disse que foi a que adotou para ele e funciona perfeitamente bem, mas não me indicou um tutorial para fazê-lo. Você por acaso conheceria algum?

Um abraço!

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2008, 15:11 »
Alarcon,

Talvez haja uma solução que não requeira o downgrade do Ubuntu. Disseram-me que, a exemplo do que fiz com o Skype, a solução seria instalar o Firefox, o Java, os plugins e algumas bibliotecas, tudo para 32 bits na máquina com o sistema de 64. A pessoa que me indicou essa solução disse que foi a que adotou para ele e funciona perfeitamente bem, mas não me indicou um tutorial para fazê-lo. Você por acaso conheceria algum?

Um abraço!

Não sei se isso procede, mais se quiser tentar, um link para isso pode ser este aqui:

http://packages.ubuntu.com/hardy/allpackages

o nome dos pacotes java são os que já postei aqui desde o início. o único pelo que entendi que não teve correspondente para o 64bits foi o relativo ao plugin para o Firefox ( o pacote sun-java6-plugin) o resto me parece que você instalou no seu 64bits e com os mesmos nomes (sun-java6-bin, sun-java6-fonts e sun-java6-jre)

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2008, 07:39 »
Obrigado pela dica, alarcon.

Me foram sugeridos estes três tutoriais (o primeiro em português) para instalar e fazer funcionar o Java no Firefox 32 bits em ambiente Ubuntu 64:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Emular_sistema_de_32_bits

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202537&highlight=Howto+Install+32+bit+Firefox+with+Flash+w%2Fsound+Java+for+AMD64

https://help.ubuntu.com/community/AMD64/FirefoxAndPlugins?action=show&redirect=FirefoxAMD64FlashJava

Qual sua opinião sobre isso?
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 07:42 por Todaro »

alarcon

  • Visitante
Re: Applet Java não abre -- e tá tudo instaladinho! (Acho...)
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2008, 09:02 »
Obrigado pela dica, alarcon.

Me foram sugeridos estes três tutoriais (o primeiro em português) para instalar e fazer funcionar o Java no Firefox 32 bits em ambiente Ubuntu 64:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Emular_sistema_de_32_bits

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202537&highlight=Howto+Install+32+bit+Firefox+with+Flash+w%2Fsound+Java+for+AMD64

https://help.ubuntu.com/community/AMD64/FirefoxAndPlugins?action=show&redirect=FirefoxAMD64FlashJava

Qual sua opinião sobre isso?


Parecem ser ótimas dicas.

No meu caso eu preferiria instalar no meu PC 64bits a versão 32bits do Ubuntu, mas como você já deve ter muita coisa instalada aí no seu Ubuntu 64bits, pode ser que esta opção apresentada logo acima por você seja menos trabalhosa de se realizar, portanto você terá de avaliar o custo benefício das duas opções.