Autor Tópico: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi  (Lida 40757 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Online: 02 de Julho de 2008, 22:15 »
Pessoal,
instalei nesse final de semana um roteador WBR 1310 (Dlink) no meu computador e a princípio estava funcionando perfeitamente! No meu notebook chegou a funcionar quase na taxa máxima de transferência. 200kb/s

Hoje, com mais calma, e através do meu desktop que está ligado diretamente com o roteador, minha conexão fica oscilando entre 40 a 20 kb/s. Tem horas que dá um pico de 80kb/s, mas logo volta a 20/25 kb/s.
Pergunto a vocês: Será problema do meu roteador ou da minha conexão?

Se for roteador, o que devo fazer?

Abraços

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2008, 22:20 »
Acabei de desligar o roteador e coloquei o cabo de rede diretamente no modem do Virtua.
Agora minha conexão está em cravando os 2 mega em todos os testes que faço de conexão.

Já descobri que o problema é realmente no roteador. E agora? Será algum problema de configuração?
Eu configurei a conexão em WEP conforme o manual. Será que era pra ser de outra maneira?

Agradeço a ajuda de todos.
sds

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2008, 22:41 »
Fernando,

é um pouco difícil que seja o roteador. Em casa tenho um D-Link cabeado, Virtua 2Mbps, e todas as máquinas recebem sem problemas na mesma taxa ( em torno de 1.9 Mbps). No serviço, usamos outro D-Link, este wireless, e igualmente não há problemas.

Sugiro que faça alguns testes com o site www.numion.com, que é bastante completo e confiável, antes de tirar alguma conclusão.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2008, 23:08 »
Fernando,

é um pouco difícil que seja o roteador. Em casa tenho um D-Link cabeado, Virtua 2Mbps, e todas as máquinas recebem sem problemas na mesma taxa ( em torno de 1.9 Mbps). No serviço, usamos outro D-Link, este wireless, e igualmente não há problemas.

Sugiro que faça alguns testes com o site www.numion.com, que é bastante completo e confiável, antes de tirar alguma conclusão.

VB5


VB5,
acho que é roteador sim, sabe porque?
Fiz os seguintes testes agorinha mesmo:
1- Testei o velocímetro RJnet e ele fica oscilando minha conexão entre 700kbps e 200kbps (minha internet é de 2 mega)
2- Fiz o mesmo teste desligando o roteador e plugando o cabo do computador direto no modem do virtua. O velocímetro marca cravado 2 mega de velocidade em todas as tentativas.
3- Segui o tutorial do clube do hardware (http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-dicas-roteador/547314) e deixei meu modem conforme o tutorial e ainda atualizei o firmware para a versão mais nova 2.02.
4- Após tudo isso, resetei o virtua e o roteador e voltei a fazer os testes... novamente a minha conexão fica entre 800kbps a 300 kbps.
5- Acabei de testar esse site que você indicou e tá colocando a minha conexão em 470 kbps. Plugando o cabo direto no modem dá 2 mega cravado.

E agora? Parece que está acontecendo uma "fuga" de sinal meu com o roteador ligado. O que pode ser?
Minha segurança é WEP? Devo mudar pra WAP?
Meu roteador fica piscando uma luz aqui direto. É o terceiro led da esquerda pra direita. O que isso quer dizer?

VB5, você já viu isso acontecer?
É normal essa fuga de sinal? Meu desktop é o único computador ligado aqui em casa. Não era pra ele está usando a velocidade máxima de conexão?
Estou pedidão agora.... :-[

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2008, 23:40 »
Fernando tem como monitorar as conexões do seu roteador? Será que não tem um vizinho usando sua internet?

Tenho um roteador aqui em casa e tinha problemas com um site em específico, nunca descobri  o problema e depois o problema sumiu, assim como apareceu... por mágica.

Mas aqui tenho 4 equipamentos ligados ao meu roteador, dois via wifi e dois por cabo e não tenho problemas, a não ser que faça um download pesado em algum dos pontos.
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 23:42 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2008, 23:49 »
Fernando tem como monitorar as conexões do seu roteador? Será que não tem um vizinho usando sua internet?

Tenho um roteador aqui em casa e tinha problemas com um site em específico, nunca descobri  o problema e depois o problema sumiu, assim como apareceu... por mágica.

Mas aqui tenho 4 equipamentos ligados ao meu roteador, dois via wifi e dois por cabo e não tenho problemas, a não ser que faça um download pesado em algum dos pontos.

Cristiano,
acho meio difícil porque a conexão está segura (WEP 64 bits). A não ser que tenha um hacker no meu edifício. eheheh
Outra coisa, esses testes acima eu fiz imediatamente no ligar do roteador. Assim que liguei ele na tomada, iniciei os testes....

Eu também cheguei até a pensar que fosse vizinho, mas eu testei com o notebook e não tem como entrar na rede wifi sem a senha WEP.

Será que o roteador pode estar dividindo a conexão? Será que ele poupa um pedaço da banda pra um possível uso do wifi?
Não sei o que pode ser, por isso fico nessas especulações.... Faz algum sentido?


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2008, 23:57 »
Eu acho difícil o roteador reservar sua internet, ainda mais porque o VB5 parece usar bem e não passou para ele esta hipótese.

Como você vê diferença usando o roteador, ou não usando parece mesmo ser com ele o problema, mas fora o uso da sua rede por alguém (que você já descartou) não vejo outra chance.

Como esta ligado ai? Seu roteador que esta discando e passando os IP's por DHCP?

Bem, eu posso no máximo dar chute, afinal não tenho nada aqui da dlink.

[]'s e boa sorte para você!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2008, 23:29 »
Fernando,
acabei de testar aqui com o Numion, e eis o resultado:

Citar
                                                 kilobit/sec     (kilobyte/sec)
Download speed:               1,883.63             (235.45)    100%
Upload speed:                          288.13                  (36.01)          100%
Surfspeed inside Brazil:    796.05                    (99.50)    100%
Surfspeed average (worldwide):    164.77          (20.59)          100%
Surfspeed outside Brazil:            127.31           (15.91)          100%
Latency:    506    milliseconds

Embora a latência esteja alta, o resto está aceitável. Já com o RJNet, o resultado foi:

Citar
Velocidade média registrada
1773.93 kbps (sua velocidade atual)

Estatísticas da sua conexão:
Taxa de transferência: 217.39 KB/s

Qualidade da Conexão
Streaming de áudio/vídeo: alta/alta

Ou seja, tudo bem... entretanto, esses valores são instantâneos; no teste anterior no RJNet obtive apenas 403 kbps, minutos atrás.

Pode passar mais algum dado?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2008, 22:36 »
Pessoal,
eu atualizei o firmware do roteador e agora o teste no RJnet fica com 2megas (220kb/s). (problema parcialmente resolvido)

Tudo beleza. Porém quando eu entro em alguns sites, a minha conexão fica muito baixa em algumas horas. Por exemplo, os videos no youtube hora ficam lerdos, travando como se fosse uma conexão de 200k (~25kb/s), hora ficam rápidos.
Como isso pode acontecer? Não consigo entender porque está tão lerdo, já que ele está conectado via cabo!!

Esse problema acontece também com o notebook da minha esposa. O toshiba dela tem o WinXP (original) e, quando ligo no wireless, a conexão fica oscilando entre 24mb/s, e 54mb/s. Os videos no youtube tem o mesmo problema. Hora ficam lerdos hora carregam mais rápidos. Os downloads a mesma coisa.
Fui fazer o download do FF3 e skype pro note dela e a conexão hora ficava em 40kb/s, hora ficava em 14kb/s. Como é uma rede de 2mega, era pra ser de 220kb/s, não?

O que é isso pessoal? Será que esse WBR1310 da Dlink é o problema de tudo? Ou será alguma configuração que eu não fiz?





Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2008, 23:37 »
Fernando,

já que você descarta a possibilidade de uso indevido da sua rede, só resta o fato de que a velocidade de uma conexão depende da hora, do site acessado, do  caminho percorrido por ela na rede naquele momento, de outras conexões abertas nas máquinas da rede interna, etc, etc...

Aqui em casa, é comum meus filhos tomarem conta da maior parte da banda fazendo D/Ls pesados, e tenho que chiar para poder accessar o banco...  ;D  No trabalho, onde a conexão externa é de 1 Gbps e a interna 100 Mbps, não é raro um D/L ficar em menos de 20 kbps. Se o servidor acessado está sobrecarregado ou a conexão está passando por zerentos servidores, isso é totalmente normal.

Outra coisa que influi muito é o backbone utilizado: como trabalho numa universidade, o acesso a outras se dá pelo backbone da RNP, e não o da Embratel. Nesse caso, baixar um CD inteiro de outra universidade leva no máximo  2 a 3 minutos, com taxas em torno de 4000 kbps. Mas  acessar o YouTube demora o mesmo que em casa...

VB5
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 23:49 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Stephanie Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2008, 19:43 »
Deve ser o roteador sim.
Pelo menos comigo era.Eu estava com o mesmo problema. Mas após a instalação da versão mais nova do firmware resolvi o problema.
Agora não sei se o outro problema pode ser de configuração errada do roteador. Aqui em WPA tava dando uns problemas, quando eu mudei pra WEP melhorou.

Meu problema agora é com a Virtua mesmo. Minha conexão é 2 megas, minha taxa de download deveria ser uns 200 kb/s, mas só fica nesse valor no site da NET!!! Em qualquer outro site minha taxa de transferência é de uns 30kb/s e a NET diz que não pode fazer nada. Só garantem no site deles... Alguém tem alguma idéia do que pode estar causando isso? Se é do meu pc ou da NET o problema? Pq os velocímetros dizem que minha conexão está em 2 megas mesmo.. Não entendi nada...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Internet lenta depois da instalação do roteador wifi
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2008, 21:52 »
Deve ser o roteador sim.
Pelo menos comigo era.Eu estava com o mesmo problema. Mas após a instalação da versão mais nova do firmware resolvi o problema.
[/quote

Realmente, pode acontecer; não tive esse problema até agora.


Citar
Meu problema agora é com a Virtua mesmo. Minha conexão é 2 megas, minha taxa de download deveria ser uns 200 kb/s, mas só fica nesse valor no site da NET!!! Em qualquer outro site minha taxa de transferência é de uns 30kb/s e a NET diz que não pode fazer nada. Só garantem no site deles... Alguém tem alguma idéia do que pode estar causando isso? Se é do meu pc ou da NET o problema? Pq os velocímetros dizem que minha conexão está em 2 megas mesmo.. Não entendi nada...

Como falei no post anterior, de fato o provedor não tem como garantir a velocidade de  acesso a outro site senão o seu próprio, dado o percurso aleatório que os pacotes irão fazer pela WEB e a variedade  de servidores que serão acessados / utilizados. Portanto, não é do PC nem do Virtua; é da Internet mesmo. Com o Virtua 2 Mbps, tenho observado D/Ls entre 2 e 400 kbps, em casa; no trabalho (100Mbps), entre os mesmo 2 até 5600 kbps, dependendo do site, do horário e do backbone. Em ambos os casos, já tive até mesmo coisas como 0.4 kbps, por alguns momentos... 

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB