Autor Tópico: usb 2.0  (Lida 2139 vezes)

Offline swapping

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
usb 2.0
« Online: 28 de Julho de 2009, 09:52 »
Bem, sou recente usuário do ubuntu pois em tempos remotos também tive dificuldades semelhantes daí acabei permanecendo no windows e para que isso naõ ocorra novamente estou recorrendo a ajuda de todos aqui no forum.

O problema é o seguinte: meu notebook não recenhece alguns dos pendrives, mais especificamente os usb 2.0, também não reconhece minha webcam integrada que também trabalharia em usb 2.0.
No windows eu resolvo este problema simplesmente desativando o controlador usb 2.0 e a partir de entao tudo funciona perfeitamente em usb 1.1.
Tenho procedimento similar que possa ser realizado no ubuntu?
Tenho como forçar o reconhecimento / montagem dos citados pendrives? Tenho como forçar a webcama a trabalhar em usb 1.1?

Desde já agradeço a todos e se eu estiver postando em lugar errado peço desculpas e agradeceria por algumas dicas sobre o local correto.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: usb 2.0
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2009, 11:01 »
Ola swapping

Muito estranho, pois os USB, pelo protocolo adotado, são "backwarded" ou seja caso não encontrem porta 2.0 usam 1.1 ou 1.0

O que eu acredito mais é que suas portas USB não forneçam os 500mA necessários ao funcionamento de dispositivos 2.0

Pegue emprestado com alguém de suas relações um daqueles hub's USB que tenham tomada de alimentação extra para fazer um teste. Plugue o hub numa porta USB e a alimentação em outra porta USB. Veja se a cam funciona. Eu tinha um Compaq que só funcionava assim ( mesmo no Windows, pois nunca me ocorreu desabilitar o 2.0 na época )

Se for possivel o que deseja, tem que recompilar o kernel, ou usar um kernel antigo.

Um bom inicio seria :

http://www.linux-usb.org/usb2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus

[],s


Offline swapping

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: usb 2.0
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2009, 02:11 »
Bem,
acredito q este naõ seja o problema pois outros dispositivos quando plugados funcionam normalmente, inclusive um pendrive bootável que tenho aqui pra instalar o xp num eee pc.

Agora acho estranho também o ubuntu não reconhecer o pendrive como 1.1 caso houvesse algum problema na 2.0.

Na verdade talvez meu real problema seja na parte de hardware pois tudo ocorreu quando ao jogar "MAME" o pc congelou a tela quando pluguei o segundo joystick só voltando ao normal após remover a bateria do notebook, acredito que o citado joystick deu algum curto e queimou parte do hardware, seja como for, no windows eu posso desabilitar o controlador usb 2.0 e tudo passa a funcionar normalmente em 1.1 e se isso for possível no ubuntu seria muito bom pois o sistema além de muito estável melhora significativamente a autonomia quando usado na bateria.

Quanto ao fornecimentos dos 500mA vou tentar medir ou fazer o citado teste.

De qq forma, obrigado pela força.