Autor Tópico: O que te irrita no Ubuntu?  (Lida 548185 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #555 Online: 18 de Agosto de 2014, 14:17 »
É verdade sim que Linux tem revolucionado em diversos campos, principalmente em servidores, assim como os outros sistemas também, todos tem colaborado para o avanço da tecnologia.
É verdade também que Microsoft até agora tem se inspirado no Linux, mais no ramo de servidores. Versões core do windows server e powershell são tentativas de reencarnação do linux.

Porém a realidade é que Linux tem desenvolvido de forma bem lenta quando o assunto é um sistema para utilizadores.
Digo isso porque todas as pessoas (utilizadores normais) que incentivei a instalar Ubuntu, maioria, se não todas, voltaram atras, isso por diversas razões.
Não vamos dizer que estão todos errados, ou que são todos burros mas que o sistema é "diferente demais":
- O sistema ainda não conseguiu libertar-se do terminal;
- Existem "bilhões" de formatos e formas de instalar programas e mais uma vez entra o terminal...e por aí fora;
- Resolver problemas (usuários normais) é um grande problema;
Um bom sistema tem objectivo de resumir os muitos detalhes em mínimos de cliques possíveis.
Pessoas querem simplesmente instalar seus programas sem burocracias, com simples next,next,next....sem estar pensar o que se passa nos bastidores.
Embora eu goste do terminal e isso não seja impedimento algum para mim, pessoas como nós trabalhamos pensando no utilizador final e um sistema ainda assim é bastante doloroso e inimigo da produtividade do utilizador final.
Microsoft também cometeu um erro semelhante ao mudar bruscamente o sistema, (Windows 8), que a mim agradou bastante, mas para utilizadores rotineiros foi um grande desorientamento na carreira.
Aqui somos todos amigos de Linux, mas amizade incluí encarar a realidade.

discordo na questão do terminal, já é possível usar o ubuntu sem recorrer ao terminal, conheço usuários que inclusive já atualizaram versões sem usar o terminal!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #556 Online: 18 de Agosto de 2014, 17:57 »
Hoje pro usuário final, o terminal no Linux é tão necessário quanto no MacOS ou mexer nos registros do Windows. Uma coisa que distorce essa noção é que na internet (onde a principal forma de comunicação possível é através da palavra escrita), as pessoas normalmente dispostas a ajudar preferem textos e portanto ensinam comandos que devem ser usados no terminal, eu sinceramente não vejo motivos pra isso mudar, as vantagens superam qualquer incomodo que o usuário comum pode sentir.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #557 Online: 25 de Agosto de 2014, 12:56 »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #558 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:47 »
http://linuxfonts.narod.ru/why.linux.is.not.ready.for.the.desktop.current.html

Tem muita coisa que me irrita aí...   >:(

Já me deparei com vários desses problemas também  :(

Você vai entrando mais à fundo no mundo do pinguim, e vai percebendo/descobrindo várias dessas limitações.

Eu já tinha lido essa lista, legal que o cara atualizou.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #559 Online: 13 de Setembro de 2014, 14:29 »
Algo que acho chatinho também: Quando usamos gerenciadores de arquivos como Nautilus e Caja e copiamos arquivo(s) para colar em outro local, ao clicar com o 2° botão do mouse sobre uma pasta destino, o menu de contexto que abre não mostra a opção "Colar" (Como no Windows Explorer, por exemplo) dessa forma, somos obrigados a clicar na pasta destino para finalmente colar o(s) arquivo(s).

Offline berdao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #560 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 16:59 »
Um bug que faz o icone da rede sem fio sumir ai so formatando

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #561 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 17:04 »
http://linuxfonts.narod.ru/why.linux.is.not.ready.for.the.desktop.current.html

Tem muita coisa que me irrita aí...   >:(

Estraçalhou o pinguim.  :o

Tive até que salvar em pdf.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #562 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 02:13 »
http://linuxfonts.narod.ru/why.linux.is.not.ready.for.the.desktop.current.html

Tem muita coisa que me irrita aí...   >:(

Estraçalhou o pinguim.  :o

Tive até que salvar em pdf.

Não vejo assim. A realidade é que os fabricantes fazem seu hardware funcionar nos dois sistemas operacionais dominantes, Windows e MacOS. O resto não interessa para maioria deles. Nós ficamos na mão da boa vontade do fabricante fazer o driver funcionar bem para um sistema que é muito pouco utilizado em Desktops ou  da comunidade livre que tem que fazer engenharia reversa ou criar tudo do zero para o Linux. Veja que a coisa não é assim quando você fala em servidores. Aí pelo contrário, muitos fabricantes fazem seu hardware funcionar bem no Linux. 

Não tem outra alternativa hoje para um usuário Desktop que queira usar Linux pra valer a não ser pesquisar ou testar antes se o hardware pretendido tem suporte para Linux.  Eu sempre pesquisei antes de comprar, e não só para Linux, existem muitos produtos problemáticos no Windows e no MacOs também! Evidentemente que a prioridade dos fabricantes é resolver  problemas para o Windows e MacOS. Mas se você pesquisar, na maioria dos casos você não terá problemas. Isso se, eu disse se, o hardware ou software tiver suporte para Linux, muitas coisas simplesmente não existem para Linux. Por isso deixo meus sistemas em DualBoot, quando não tem ou não funciona o que eu quero no Linux, eu vou para o Windows ou para o MacOs e uso! Sem problemas. Então não se trata de destruir o Linux, é que ele não rende nada para os fabricantes em desktop! Então não existe investimento forte e definido para fazer as coisas funcionarem em desktop para Linux.

Quer ver só como o dinheiro é que manda, só um exemplo básico! Quando a Sony resolveu trocar do Linux no PS3 para o BSD no PS4, você sabia que não existia suporte que prestasse para as placas da AMD no BSD?  E agora? A AMD ia ficar de fora deste mercado só por conta de não ter Driver para BSD? Foi só a Sony optar pelo BSD que a AMD rapidamente se mexeu. Rapidinho resolveram os problemas! Quantos bilhões o Linux gera para Jogos mesmo todo ano? É uma questão comercial apenas, não é que o Linux não preste, eles não vão ficar gastando tempo e dinheiro deles num sistema que não vai dar lucro pra eles no Desktop ou em consoles.

Eu não me incomodo em ter que usar terminal para resolver as coisas. Gosto de ter o controle do meu sistema. Ninguém é obrigado a usar Linux, gosto que ele seja realmente diferente dos dois sistemas dominantes do mercado.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #563 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 11:02 »
Citar
[...]

Eu não me incomodo em ter que usar terminal para resolver as coisas. Gosto de ter o controle do meu sistema. Ninguém é obrigado a usar Linux, gosto que ele seja realmente diferente dos dois sistemas dominantes do mercado.


Coisa de hobbista (no seu caso, que gosta de testar e usar vários SOs). Tranquilo. Mas veja: você gostar de usar terminal e linux não faz do sistema um SO perfeito. Ele tem defeitos, e muitos, como mostrado no site do cara. Uma coisa interessante que eu vejo em muitos usuários linux é que eles ou negam veemente que o sistema tem problemas, ou tentam varrer tudo pra debaixo do tapete, e a culpa sempre são de terceiros (empresas X ou Y que "boicotam" o sistema, o Windows e seu enorme market share, a venda casada, e blablabla) e nunca do linux. É preciso ser um pouco mais realista nesse aspecto. Não é apontando erros do sistema tal e tal que se consertarão os erros e problemas do pinguim.

Agora linha de comando? Eu me sinto muito desconfortável ao usa-la, e creio que a maioria das pessoas estão comigo nessa. Odeio complicação. Quanto mais simples e padronizado for, melhor.

Pô, eu queria falar mais algumas coisas, mas seria repetir o que já está no artigo do site (no final do artigo ele também responde essa questão de pesquisar "o que funciona e não funciona" no linux antes de comprar computadores, muito legal!).

Enfim, recomendo a leitura (de tudo, não só daquilo que te agradar por causa de "muh linux perfeito"). O cara definitivamente botou o linux na parede. Tomara que todos esses problemas sejam consertados algum dia, não custa nada sonhar.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #564 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 22:42 »
O Linux (ecossistema, e não só o kernel) é perfeito? Não, sempre dá pra melhorar. As vezes, a culpa de algum problema, é de um terceiro? Sim, e o que é possível fica limitado.

No final das contas, use o que te agradar mais, porque independente do sistema que você escolher dá pra criar uma lista tão grande, ou maior, que essa.

Creto

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #565 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 18:01 »
http://linuxfonts.narod.ru/why.linux.is.not.ready.for.the.desktop.current.html

Tem muita coisa que me irrita aí...   >:(

Estraçalhou o pinguim.  :o

Tive até que salvar em pdf.

Não vejo assim. A realidade é que os fabricantes fazem seu hardware funcionar nos dois sistemas operacionais dominantes, Windows e MacOS. O resto não interessa para maioria deles. Nós ficamos na mão da boa vontade do fabricante fazer o driver funcionar bem para um sistema que é muito pouco utilizado em Desktops ou  da comunidade livre que tem que fazer engenharia reversa ou criar tudo do zero para o Linux. Veja que a coisa não é assim quando você fala em servidores. Aí pelo contrário, muitos fabricantes fazem seu hardware funcionar bem no Linux. 

Não tem outra alternativa hoje para um usuário Desktop que queira usar Linux pra valer a não ser pesquisar ou testar antes se o hardware pretendido tem suporte para Linux.  Eu sempre pesquisei antes de comprar, e não só para Linux, existem muitos produtos problemáticos no Windows e no MacOs também! Evidentemente que a prioridade dos fabricantes é resolver  problemas para o Windows e MacOS. Mas se você pesquisar, na maioria dos casos você não terá problemas. Isso se, eu disse se, o hardware ou software tiver suporte para Linux, muitas coisas simplesmente não existem para Linux. Por isso deixo meus sistemas em DualBoot, quando não tem ou não funciona o que eu quero no Linux, eu vou para o Windows ou para o MacOs e uso! Sem problemas. Então não se trata de destruir o Linux, é que ele não rende nada para os fabricantes em desktop! Então não existe investimento forte e definido para fazer as coisas funcionarem em desktop para Linux.

Quer ver só como o dinheiro é que manda, só um exemplo básico! Quando a Sony resolveu trocar do Linux no PS3 para o BSD no PS4, você sabia que não existia suporte que prestasse para as placas da AMD no BSD?  E agora? A AMD ia ficar de fora deste mercado só por conta de não ter Driver para BSD? Foi só a Sony optar pelo BSD que a AMD rapidamente se mexeu. Rapidinho resolveram os problemas! Quantos bilhões o Linux gera para Jogos mesmo todo ano? É uma questão comercial apenas, não é que o Linux não preste, eles não vão ficar gastando tempo e dinheiro deles num sistema que não vai dar lucro pra eles no Desktop ou em consoles.

Eu não me incomodo em ter que usar terminal para resolver as coisas. Gosto de ter o controle do meu sistema. Ninguém é obrigado a usar Linux, gosto que ele seja realmente diferente dos dois sistemas dominantes do mercado.
Marcada como melhor resposta!

kkk lembrei do Yahoo Answer heiheihei

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #566 Online: 18 de Abril de 2015, 05:41 »

MatheusWillder

  • Visitante
Pensando em abandonar o Ubuntu! :( Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #567 Online: 27 de Abril de 2015, 14:14 »
http://linuxfonts.narod.ru/why.linux.is.not.ready.for.the.desktop.current.html

Tem muita coisa que me irrita aí...   >:(

Não vejo assim. A realidade é que os fabricantes fazem seu hardware funcionar nos dois sistemas operacionais dominantes, Windows e MacOS.
[...]

Hum, posso reviver esse tópico? Isso porque ao que entendi do texto e dos problemas citados, pouco do que o galactus disse se aplica as questões de suporte das fabricantes ao Linux. Ou não? Eu não domino (por enquanto!) muito bem o inglês e muito menos o sistema (kernel Linux, servidor gráfico, interface gráfica, etc.), mas desde que migrei para o Ubuntu recentemente devido à um problema no meu HD, eu venho me empenhando muito para entender esse mundo. Vou confessar que de certo ponto de vista esse esforço tem se mostrado um pouco infrutífero, mas eu já aprendi muito mais do que eu sabia (que era resultado de uma expedição no Ubuntu nas versões 11.10 e 12.04, que resultou em um texto minitutorial no meu blog no qual eu ensino o básico que aprendi no Ubuntu, mas sem prós e contras).

Nesse meio tempo após o meu regresso, descobri vários problemas que me incomodam no Ubuntu, e estou cada dia mais insatisfeito com ele. Estou pensando em abandonar o sistema que outrora eu tanto admirei frente ao Windows para outra distro ou mesmo voltar para o Windows, que como eu já disse aqui, me parece que a Microsoft está mais aberta ao feedback dos usuários que a Canonical. Penso também em escrever e anexar no meu minitutorial que citei acima uma seção com prós e contras, pois eu não quero influenciar ninguém a migrar para um sistema que eu não considero mais a melhor escolha para um usuário comum. Pelo menos inicialmente, não pretendo divulgar aqui esses prós e contras, pois como já foi mostrado recentemente nesse tópico, o ambiente do fórum não está sendo o melhor espaço para defender ideias contrárias a de outros usuários. Não que eu tenha medo de que minhas ideias sejam refutadas, entretanto! Eu gostaria muito de ver isso ocorrer, pois esclareceria para mim dúvidas de problemas e imperfeições que vem me afetando e incomodando muito em um sistema que eu já admirei, e gostaria de admirar de novo se esses problemas fossem esclarecidos e, na melhor das hipóteses, resolvidos. Mas acho que só a Canonical tem poder para resolvê-los, então...

Bem, embora meu humilde blog tenha alcance ínfimo, vez ou outra ele é encontrado por algum usuário, e às vezes amigos, então acho que pode ser útil para alguém, e será para mim também, pois vai me levar a uma reflexão sobre o sistema e seus problemas. Para esclarecer sobre esses problemas que venho enfrentando sem citá-los: alguns já foram relatados aqui nesse tópico, e nunca tiveram solução, outros são básicos mas que me incomodam pois sou um pouco perfeccionista, e alguns são graves e pelo que pude perceber alguns deles já estão sendo trabalhados para serem resolvidos, mas não em um futuro recente, o que me incomoda mais ainda.

Enfim, eu gostaria da opinião de vocês, especialmente dos usuários mais experientes, sobre mais algum ponto levantado no texto em inglês passado pelo Hqxriven. Gostaria de dizer também que admiro muito muitos de vocês que prestam um suporte excelente aos outros usuários apenas para ajudar o próximo, sem receber nada em troca, muitas vezes nem um "obrigado!". Tentei fazer o mesmo, acreditando que é possível ajudar e aprender mais ao mesmo tempo, mas acho que por hora isso está deixando de fazer sentido, devido ao meu atual descontentamento com o Ubuntu.

Obrigado a todos e, se possível, aguardo resposta!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #568 Online: 27 de Abril de 2015, 15:01 »
Olhe os três primeiros problemas que ele lista no "Suporte de hardware" (Hardware support - Video accelerators/​acceleration):

  • Suporte incompleto pra placas de vídeo híbridas da amd e nvidia
  • Aparente falta de recursos ou vontade da amd (voltado ao Linux)
  • Os drivers floss possuem problemas, alguns deles sérios

Quem pode arrumar isso?

  • Precisa alterar o kernel/xorg (pelo que vi foi feito/existe pelo menos parcialmente, e como o código é livre, qualquer um pode alterar, inclusive os engenheiros da amd e nvidia), e o driver proprietário (ou seja, ficamos dependendo do fabricante)
  • O código do driver e programas (GPU PerfStudio) são fechados, então se não alocarem mais recursos, ou liberarem como floss, fica por isso mesmo
  • Pra criar o driver aberto, é necessário conhecer o comportamento do hardware com detalhes, e pra isso o ideal é ter documentação, pra não ter que ficar adivinhando (engenharia reversa), coisa que a maioria dos fabricantes não libera

...

No restante do texto, existem outros problemas que dependem do criador de programa proprietário (por ex. os problemas com o flash), alguns que são irrelevantes/altamente questionáveis (por ex. que ext4/reiserfs/alguns outros fs não são bons pra alguns tipos de medias...), outros que são questão de gosto/discutíveis (por ex. o fato de não existir um padrão universal pra instalação de aplicativos), e outros que realmente são problemas do Linux/que a comunidade pode resolver.
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 15:28 por irtigor »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #569 Online: 27 de Abril de 2015, 15:32 »
É verdade irtigor, isso é responsabilidade das desenvolvedoras de hardware. Entretanto, como eu já disse certa vez aqui no fórum, esses problemas de suporte não serão solucionados nem tão cedo, visto que as empresas visam o lucro, e há poucos benefícios em manter o suporte adequado à um sistema tão pouco usado e em pequenas empresas as vezes até não é viável fazer isso.

Entretanto, se minha memória não me engana (já faz um tempo que eu li o texto completo), há muitos outros problemas citados, referente ao Kernel, servidor gráfico mais usado nas distros, problemas em algumas distros, etc. E confesso, respondi a esse tópico mais como um desabafo mesmo, visto que os problemas apresentados ao longo desse tópico e alguns que eu venho passando não são citados lá no texto, e como eu disse, alguns não são graves, mas incomodam.

Obrigado pela resposta!