Autor Tópico: "SRST failed (errno=-16)"  (Lida 4358 vezes)

Piras

  • Visitante
"SRST failed (errno=-16)"
« Online: 15 de Maio de 2008, 21:46 »
Algo interessante tem acontecido com o sistema desde o primeiro momento em que tentei instalar o Ubuntu 8.04, assim como o Fedora 9:

Durante o boot, o sistema demora um bocado de tempo antes de identificar o meu disco SATA. Primeiramente, ele repete várias vezes uma mensagem semelhante a esta que serve de título ao tópico. Depois, ele passa outro bom tempo tentando ativar um disco sdb que nem mesmo existe. Por fim, ele identifica a partição onde está instalado o Ubuntu (/sda2), mas tudo isto faz com que o boot demore muito mais do que seria o tempo normal. Por que isto acontece? Este kernel utilizado pelo Ubuntu, que é o mesmo do Fedora tem dificuldades com discos SATA? Pergunto isto porque o mesmo fenômeno não acontecia com o Gutsy. Aliás, com o 8.04 o Live CD nem mesmo rodou na minha máquina: tive que usar o disco alternate!

O Live CD do Fedora 9 funcionou, mas com a habitual demora no boot. Foi com o DVD que eu tive problemas de particionamento, pois o instalador insistia em particionar o tal HD sdb inexistente. Não estou entendendo nada...


« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 13:01 por Piras »

Offline VictorianoJr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: "SRST failed (errno=-16)"
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2008, 13:47 »
Pois é Piras, estou com o mesmo problema. em casa tenho dois HD SATA e demora mais de meia hora (isso mesmo, 30 min) para ele verificar as partições nas instalações. E na inicialização (o boot) demora também pelo menos uns 5 a 10 min por causa disso. Eu dei uma procurada mas não achei nada. Qualquer coisa posta ai..  ;D

Algo interessante tem acontecido com o sistema desde o primeiro momento em que tentei instalar o Ubuntu 8.04, assim como o Fedora 9:

Durante o boot, o sistema demora um bocado de tempo antes de identificar o meu disco SATA. Primeiramente, ele repete várias vezes uma mensagem semelhante a esta que serve de título ao tópico. Depois, ele passa outro bom tempo tentando ativar um disco sdb que nem mesmo existe. Por fim, ele identifica a partição onde está instalado o Ubuntu (/sda2), mas tudo isto faz com que o boot demore muito mais do que seria o tempo normal. Por que isto acontece? Este kernel utilizado pelo Ubuntu, que é o mesmo do Fedora tem dificuldades com discos SATA? Pergunto isto porque o mesmo fenômeno não acontecia com o Gutsy. Aliás, com o 8.04 o Live CD nem mesmo rodou na minha máquina: tive que usar o disco alternate!

O Live CD do Fedora 9 funcionou, mas com a habitual demora no boot. Foi com o DVD que eu tive problemas de particionamento, pois o instalador insistia em particionar o tal HD sdb inexistente. Não estou entendendo nada...




Piras

  • Visitante
Re: "SRST failed (errno=-16)"
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2008, 20:50 »
Caro Victotiano,

Desconfio mesmo que seja coisa do kernel ou, mais precisamente, dos módulos do kernel adotado nesta versão do Ubuntu. Digo isto porque vivenciei exatamente o mesmo problema com o Fedora Sulphur, que usa o mesmo kernel, sem, no entanto, que tivesse o menor problema com com o Gutsy , com o Fedora 8 ou com o Debian Lenny, salvo quando instalado neste último um kernel 2.6.24.

Por enquanto, para mim, o Hardy está impraticável.