Autor Tópico: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br  (Lida 3960 vezes)

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Online: 01 de Maio de 2008, 20:48 »
pessoal estou com 2 problemas se algume puder me ajudar eu agradeço

1. nao hora de fechar a tampa(monitor LCD) ele nao volta a funcionar simplesmente quando abro fica escura e nao sonsigo mais usar so se eu da um CTRL+ALT+BACKSPACE para poder voltar a usar, quando desliga acontece algo semelhante a tela fica preta e dps desliga sem exibir o bootsplash e som de encerrar sessao no gnome

2. esse e meio estranho vou testar novamente, quabo uso o conky ou totem por muito tempo trava(para voltar ao normal so reiniciando), irei testar novamente para ter certeza

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 18:25 »
a tampa (monitor LCD)...quando abro fica escura.

Amigo, a priori creio que seu problema é no monitor, não no sistema operacional.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2008, 02:31 »
a tampa (monitor LCD)...quando abro fica escura.

Amigo, a priori creio que seu problema é no monitor, não no sistema operacional.

nao o problema do monitor por que no gusty gibbon nao tenho esse problema desabilitei algumas opçoes no gerenciador de energia e resolvi quando fecho a tampa(LCD), ele nao ta mais travando mas ainda assim nao esta aparecendo o bootsplash antes desligar, simplesmente desliga o monitor e depois desliga o notebook

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2008, 09:02 »
Tu atualizou o sistema a partir de alguma outra versão?
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2008, 17:41 »
Tu atualizou o sistema a partir de alguma outra versão?

nao eu instalei do zero

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline Mamutti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • iCaju
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2008, 02:32 »
Olá Flaviodbz, eu tenho o mesmo notebook e os mesmos problemas que você.

No caso do vídeo o problema é causado por um bug no driver nvidia que faz com que o X não consiga resumir a tela uma vez que ela é desligada, a tela fica preta e só volta reiniciando o X (Ctrl+Alt+Backspace). Isso tem a ver com o ACPI e o modo como o BIOS se comunica para resumir a tela e o SETUP dos notes HP, como você já deve ter visto, é todo capado e não permite esse tipo de configuração. Você pode resolver parcialmente este problema rodando o seguinte script como root:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
# Workaround for Suspend and Hibernate with nVidia video cards
perl -p -i -e "s|MODULES=\"\"|MODULES=\"uvcvideo\"|g;" /etc/default/acpi-support
perl -p -i -e "s|SAVE_VBE_STATE=true|SAVE_VBE_STATE=false|g;" /etc/default/acpi-support
perl -p -i -e "s|POST_VIDEO=true|POST_VIDEO=false|g;" /etc/default/acpi-support
perl -p -i -e "s|# DISABLE_DMA=true|DISABLE_DMA=true|g;" /etc/default/acpi-support

Após rodar esse script você continuará sem ver o bootsplash ao desligar, mas a tela pode ser resumida após fechar a tampa/suspender/hibernar se você alternar para o terminal (Ctrl+Alt+F1) e depois voltar ao X (Ctrl+Alt+F7).

Quanto ao outro problema eu desconfio que seja causado por um bug do hardware pois desde que o kernel foi atualizado na versão 7.10 eu venho tendo este problema: o PC trava, aleatoriamente, e não tem Ctrl+Alt+Backspace nem Alt+SysRq+K/B que resolva, só reiniciando mesmo. Nos logs eu não consegui identificar nada que possa explicar o motivo desses travamentos porque todas as mensagens que aparecem também já apareceram outras vezes em que o computador não travou. Creio que o problema não seja com estes programas que você citou porque eu não uso nenhum dos dois e no entanto estou tendo o mesmo problema.

Estou tentando recompilar o kernel para ver se resolve, se eu obtiver algum avanço responderei aqui.

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2008, 00:32 »
Tenho um HP Compaq nx6320 e meu amigo um HP Pavilion dv6230br. Ambos travam de forma aleatória, sendo que não há como destravar, só no botão liga/desliga mesmo. Eu já travei o meu Ubuntu 8.04 umas três vezes desde que instalei, logo após o lançamento. Meu amigo também tem relatos de travamento total da máquina, mas não sei quantas vezes o dele já travou.

Não é apenas com estes dois programas que o computador congela. Eu já travei ele uma vez com o Totem, quando mandei abrir uma música e simplesmente travou TODA a máquina. Mas das outras vezes não estava executando nem o Totem nem o Conky.

Bem estranho isso. Esperava algum tipo de pacotão de atualizações que resolvessem estes problemas de wireless e travamentos que estamos enfrentando.

Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: problemas ubuntu 8.04 LTS no compaq v6210br
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2008, 22:58 »
Olá Flaviodbz, eu tenho o mesmo notebook e os mesmos problemas que você.

No caso do vídeo o problema é causado por um bug no driver nvidia que faz com que o X não consiga resumir a tela uma vez que ela é desligada, a tela fica preta e só volta reiniciando o X (Ctrl+Alt+Backspace). Isso tem a ver com o ACPI e o modo como o BIOS se comunica para resumir a tela e o SETUP dos notes HP, como você já deve ter visto, é todo capado e não permite esse tipo de configuração. Você pode resolver parcialmente este problema rodando o seguinte script como root:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
# Workaround for Suspend and Hibernate with nVidia video cards
perl -p -i -e "s|MODULES=\"\"|MODULES=\"uvcvideo\"|g;" /etc/default/acpi-support
perl -p -i -e "s|SAVE_VBE_STATE=true|SAVE_VBE_STATE=false|g;" /etc/default/acpi-support
perl -p -i -e "s|POST_VIDEO=true|POST_VIDEO=false|g;" /etc/default/acpi-support
perl -p -i -e "s|# DISABLE_DMA=true|DISABLE_DMA=true|g;" /etc/default/acpi-support

Após rodar esse script você continuará sem ver o bootsplash ao desligar, mas a tela pode ser resumida após fechar a tampa/suspender/hibernar se você alternar para o terminal (Ctrl+Alt+F1) e depois voltar ao X (Ctrl+Alt+F7).

Quanto ao outro problema eu desconfio que seja causado por um bug do hardware pois desde que o kernel foi atualizado na versão 7.10 eu venho tendo este problema: o PC trava, aleatoriamente, e não tem Ctrl+Alt+Backspace nem Alt+SysRq+K/B que resolva, só reiniciando mesmo. Nos logs eu não consegui identificar nada que possa explicar o motivo desses travamentos porque todas as mensagens que aparecem também já apareceram outras vezes em que o computador não travou. Creio que o problema não seja com estes programas que você citou porque eu não uso nenhum dos dois e no entanto estou tendo o mesmo problema.

Estou tentando recompilar o kernel para ver se resolve, se eu obtiver algum avanço responderei aqui.

vlw pela ajuda vou testar esse script pra ver se resolve, que por enquanto desabilitei qse todas as opçoes do gerenciador de enegia.

Tenho um HP Compaq nx6320 e meu amigo um HP Pavilion dv6230br. Ambos travam de forma aleatória, sendo que não há como destravar, só no botão liga/desliga mesmo. Eu já travei o meu Ubuntu 8.04 umas três vezes desde que instalei, logo após o lançamento. Meu amigo também tem relatos de travamento total da máquina, mas não sei quantas vezes o dele já travou.

Não é apenas com estes dois programas que o computador congela. Eu já travei ele uma vez com o Totem, quando mandei abrir uma música e simplesmente travou TODA a máquina. Mas das outras vezes não estava executando nem o Totem nem o Conky.

Bem estranho isso. Esperava algum tipo de pacotão de atualizações que resolvessem estes problemas de wireless e travamentos que estamos enfrentando.

Falou

em relaçao ao totem tambem tive o mesmo problema de congela o sistema e vi outras pessoas comentando esse mesmo problema (apesar que gosto mais do mplayer ^_^)

Jabber:flaviodbz@jabber.org