Autor Tópico: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04  (Lida 154588 vezes)

Offline jpenteriche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #60 Online: 20 de Setembro de 2008, 12:16 »
FUNCIONA COM 32 BIT E 64 BIT

Em primeiro lugar certifique-se de ter os repositórios universe, restricted e multiverse habilitados.
Para fazer isso vá ao Menu do seu sistema GNOME vá em Sistema->Administração e execute o item Gerenciador de Pacotes Synaptic e clique em Configurações->Repositórios e aparecerá a lista de repositórios disponiveis. Habilite então os repositórios acima mencionados.
Clique em fechar e de seguida em actualizar. Feche o synaptic e mãos à obra!

Nota importante:
ATENÇÃO: OS COMANDOS DEVEM SER COPIADOS E COLADOS NO TERMINAL. MUITOS UTILIZADORES ESTÃO TENDO PROBLEMAS PORQUE SUBESTIMAM UM SIMPLES TRAÇO (-) OU UM SIMPLES ACENTO (`) QUE REALMENTE DEVEM SER DIGITADOS E POR ISSO ESTÃO TENDO PROBLEMAS. COPIEM E COLEM OS COMANDOS, NÃO TENTEM REPRODUZIR O COMANDO MANUALMENTE.


Este guia pressupõe:

a - Que você siga as instalações na ordem em que elas são apresentadas;
(não é necessário seguir todos os passos, mas apenas seguir a ordem)


b - Que você esteja usando desktop Gnome (muito embora quase todas as dicas vão funcionar em outros desktops);
Quem usa outros ambientes deverá substituir o pacote "ubuntu-restricted-extras" por "kubuntu-restricted-extras" ou "xubuntu-restricted-extras"

Algumas perguntas normalmente feitas

- Porque o uso do aptitude em vez do apt-get neste guia?
Alguns utilizadores tem questionado o uso do aptitude em vez do apt-get. A diferença entre os dois comandos é minima.
Ao passo que o apt-get apenas nos informa dos pacotes recomendados, o aptitude vai instalá-los automáticamente.
De forma a ter um sistema o mais completo possível, eu optei por usar o aptitude.

- Porque não é utilizado o comando "apt-get -y" ou "aptitude -y"?
Simples. Porque se houver algum erro, não teremos oportunidade de corrigir antes de inciar a instalação. É sempre recomendado olhar e verificar que pacotes serão instalados e removidos antes de dar uma autorização para instalar ou remover algo. Muitas dores de cabeça poderão ser evitadas por nos precavermos desta maneira.
 
Vamos então instalar os pacotes Java, Flash, Compactadores, novas fontes e todos os formatos Multimédia. Vá a Aplicações -> Acessórios -> Consola e cole:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install ubuntu-restricted-extras nautilus-script-audio-convert cpdvd regionset x264 gqmpeg mp3gain mjpegtools libdvdread3 mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libflac++6 ffmpeg cdda2wav toolame libmp4v2-0 lame lame-extras libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox toolame ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview flac libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-0.7.4-dev a52dec gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-sdl gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse rar unrar unace p7zip p7zip-full p7zip-rar arj unzoo lha  mencoder libxine1-plugins libxine1-ffmpeg

É fortemente aconselhado a trocar o engine padrão do Totem (gstreamer) pelo Xine

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install totem-xine  && sudo aptitude remove totem-gstreamer

Poderá gostar de instalar o Mplayer

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mplayer-skin-blue

Substituindo o Totem como leitor de video do Firefox pelo Mplayer

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install mozilla-mplayer && sudo aptitude remove totem-mozilla

Vamos agora acrescentar mais um repositório, para podermos instalar certos codecs que não podem vir no Ubuntu por serem proibidos em certos países devido a patentes de software. Esteja descansado que na Europa( pelo que soube na Alemanha essa restrição existe!) e no Brasil essa restrição não existe. De novo, vamos usar a consola, fazendo um passo de cada vez:

Código: [Selecionar]
sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list


Código: [Selecionar]
wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add - && sudo apt-get update
Para o sistema 32 bit

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install w32codecs libdvdcss2
Para o sistema 64 bit

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install w64codecs libdvdcss2

Ainda podemos instalar alguns programas que podemos gostar de ter tais como o Googleearth e o Adobe Acrobat Reader

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install acroread acroread-plugins mozilla-acroread acroread-escript googleearth


E pronto! O seu Ubuntu está pronto para ler quase todos os tipos de ficheiros, sejam eles texto, video ou musica.
________________

Deixando o Ubuntu ainda mais completo
Algumas aplicações que recomendarei usam a biblioteca do kde. Penso que hoje em dia, com tantas boas aplicações tanto para gnome como para kde, não podemos fugir de misturar bibliotecas.
Mas isto é apenas a minha opinião e uma referencia para os utilizadores novatos.
Sintam-se à vontade para utilizar outras alternativas.

k3b ripador DVD, conversor de audio, gravador cd/dvd

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install k3b k3b-i18n libk3b2-extracodecs

Alternativa gnome: Brasero(já instalado) + soundconverter

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install soundconverter

Criando os seus próprios DVD com suas fotos ou filmes

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install devede kdenlive

Substituto para o Rhythmbox
Amarok

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install amarok amarok-engines

Alternativa gnome:
Exaile (fork do Amarok)

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install exaile

Audacious

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install audacious audacious-crossfade audacious-plugins audacious-plugins-extra
(tópico do Amarok e Audacious: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25598.0.html)

MSN
O pidgin não dá suporte à webcam, por isso é recomendado instalar o Amsn

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install amsn

ou podemos usar o kopete

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install kopete

Skype

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install skype

Para quem tem pouco espaço no disco
Substituindo o openoffice pelo Abiword e o Gnumeric ganhamos 340 mb no disco.
Para quem tem uma máquina mais antiga poderá ser interessante reduzir o espaço no disco. Apagando o openoffice 397MB libertados

Código: [Selecionar]
sudo aptitude remove openoffice.org-base-core openoffice.org-common openoffice.org-l10n-common

Agora instalamos o Abiword e o Gnumeric 56,9MB utilizados

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install abiword gnumeric

Para que gosta de ter sempre as versões mais actualizadas de algumas aplicações
Em certos casos pode ser util ter uma versão mais actualizada de certa aplicação que os repositórios do ubuntu não actualizaram.
O repositório getdeb pode ser uma solução interessante.
Mas atenção, se quer ter um sistema estável use com prudencia. Mais informações neste tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,33556.0.html

Modificando o kernel
Pode ser interesssante mudar o kernel original do Ubuntu. Em certos casos podemos ter um aumento de performance e redução de memória ram.
O nosso amigo Hqxriven tem trabalhado na personalização do kernel do Ubuntu e tem tido bons resultados. Mais informações neste tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,29799.0.html

Criar o seu próprio live-cd
Agora é realmente muito simples criar o nosso próprio live-cd com todos os pacotes e programas que gostamos.
Basta utilizar uma aplicação chamada Remastersys.
Adicionem este repositório à vossa sources.list

Código: [Selecionar]
# Remastersys
deb http://www.remastersys.klikit-linux.com/repository remastersys/

e depois

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get install remastersys
Problemas com o Java
Não faça isto se usa a versão 64 bit
Segundo o que o Galactus me disse o pacote icedtea-gcjwebplugin está instalado por padrão e dá problemas no acesso no Site do Banco do Brasil. A solução é seguir esta dica dada pelo Alarcon:

- desinstalar o pacote: icedtea-gcjwebplugin

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove icedtea-gcjwebplugin
- instalar o java assim (se já não estiver instalado):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

ou reinstalar

- e digitar o comando:

Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config java

e escolher o java da sun recém instalado.

Instalando o VMware-server 1.0.6
Primeiro de tudo instalamos alguns pacotes necessários:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install build-essential linux-headers-$(uname -r) xinetd

Depois baixe o Vmware-server:

Código: [Selecionar]
wget http://download3.vmware.com/software/vmserver/VMware-server-1.0.6-91891.tar.gz

Código: [Selecionar]
tar xvfz VMware-server-1.0.6-91891.tar.gz
Código: [Selecionar]
cd vmware-server-distrib/
Código: [Selecionar]
sudo ./vmware-install.pl
Vai ter de responder a certas perguntas, aceite as respostas padrão e digite o seu numero da licença.
Se não tem uma acesse este link e peça uma:
http://register.vmware.com/content/registration.html

Depois. apenas mais um passo é necessário para que o VMware funcione correctamente

Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /lib/libgcc_s.so.1 /usr/lib/vmware/lib/libgcc_s.so.1/libgcc_s.so.1

uf!!! E temos o VMware-server pronto a funcionar!

amigo segui todo o seu tutorial e mesmo assim ainda não consigo assistir mrvb so esta saindo o som o que devo fazer

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #61 Online: 20 de Setembro de 2008, 16:53 »
jpenteriche em primeiro lugar se puderes edita a tua mensagem e retira a citação. Estás a ocupar quase uma página sem necessidade. ;)
Presumo que estejas a ter problemas com o Totem. O Totem na versão 64 bit tem um bug com o rmvb.Utiliza antes  o Mplayer e vai a preferences -> video -> e marca a opção gl2.
Normalmente poderás ver os videos rmvb perfeitamente pelo Mplayer.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #62 Online: 22 de Setembro de 2008, 00:04 »
Estou com um problema para rodar o Firefox versão 32 bits no Kubuntu 8.04.1 64bits, não consigo baixar o pacote linux32 ( e ele é essencial, eu acho ), parece que não tem o pacote linux32 no repositório do 8.04.1 , só tem no 7.10, mas teria que rebaixar vários pacotes ( acho que pode dar merd@ ).

O que vocês me sugerem para que eu consiga rodar o Firefox32 bits ( com Java da SUN ) no Kubuntu 64bits versão 8.04.1 ? Existe um equivalente ou substituto para o linux32 ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #63 Online: 22 de Setembro de 2008, 07:36 »
Estou com um problema para rodar o Firefox versão 32 bits no Kubuntu 8.04.1 64bits, não consigo baixar o pacote linux32 ( e ele é essencial, eu acho ), parece que não tem o pacote linux32 no repositório do 8.04.1 , só tem no 7.10, mas teria que rebaixar vários pacotes ( acho que pode dar merd@ ).

O que vocês me sugerem para que eu consiga rodar o Firefox32 bits ( com Java da SUN ) no Kubuntu 64bits versão 8.04.1 ? Existe um equivalente ou substituto para o linux32 ?

Intruder_A6 meu caro, tem esse mega tópico de como instalar o Firefox 32 bit e o Flash com som e Java no AMD64!
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202537&highlight=sun+java+64bits


O Tópico tem mais de 100 páginas e está bem atualizado, sua última alteração foi em 20/07/08.  Se esse mega tópico não ajudar, melhor voltar para os 32bits. Tá tudo em Inglês!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline labfreak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #64 Online: 11 de Outubro de 2008, 12:57 »
muito obrigado pela dica.. ja o tinha feito no ubuntu 7.10, e agora fiz para o 8.0.4

tenho uma duvida, quando actualizar o ubuntu 8.0.4 para o 8.10 (se o fizer), perco estas actualizaçoes multimedia que fiz?

Blog Humor Nacional > http://www.geracaouro.com/

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #65 Online: 11 de Outubro de 2008, 15:23 »
Estou com um problema para rodar o Firefox versão 32 bits no Kubuntu 8.04.1 64bits, não consigo baixar o pacote linux32 ( e ele é essencial, eu acho ), parece que não tem o pacote linux32 no repositório do 8.04.1 , só tem no 7.10, mas teria que rebaixar vários pacotes ( acho que pode dar merd@ ).

O que vocês me sugerem para que eu consiga rodar o Firefox32 bits ( com Java da SUN ) no Kubuntu 64bits versão 8.04.1 ? Existe um equivalente ou substituto para o linux32 ?

Intruder_A6 meu caro, tem esse mega tópico de como instalar o Firefox 32 bit e o Flash com som e Java no AMD64!
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202537&highlight=sun+java+64bits


O Tópico tem mais de 100 páginas e está bem atualizado, sua última alteração foi em 20/07/08.  Se esse mega tópico não ajudar, melhor voltar para os 32bits. Tá tudo em Inglês!

Tinha cometido um pequeno vacilo, acho que foi na hora de expandir o Firefox 32bits, foi só repetir o processo que foi tudo perfeito.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 13:10 por Intruder_A6 »

Offline denis_mais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
    • GsmMasters um novo conceito em GSM
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #66 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:43 »
ôpa! blz galera? sou novo usuário de linux em PC, (uso no celular a mais de um ano, modding) usei esse tópico no meu notebook e correu tudo bem, muito bem explicado e simples de entender, vlw.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #67 Online: 18 de Outubro de 2008, 11:43 »
Algumas distros, a exemplo Mandriva e Suse q conheço usam pacotes para multimídia com os codecs tudo de uma vez só, para o Ubuntu tem tbm, algo tipo w32codecs ou alguma coisa do gênero ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32 bit & 64 bit)
« Resposta #68 Online: 18 de Outubro de 2008, 13:31 »
Algumas distros, a exemplo Mandriva e Suse q conheço usam pacotes para multimídia com os codecs tudo de uma vez só, para o Ubuntu tem tbm, algo tipo w32codecs ou alguma coisa do gênero ?

Sim! No Synaptic, ou no Adicionar/Remover, você tem este pacote: w32codecs.

Também podendo baixar o linux-restrict-modules.

 :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline corvolinoWinS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Guia para um Ubuntu completo
« Resposta #69 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:51 »
Muito legal esse tópico, brigado.

bjosmeliga x)
corvolinopunk-

Offline boron08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04
« Resposta #70 Online: 05 de Novembro de 2008, 10:35 »
Ja posso usar esse mesmo tuto para a versão 8.10????

Obrigado

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04
« Resposta #71 Online: 05 de Novembro de 2008, 11:11 »
Ja posso usar esse mesmo tuto para a versão 8.10????

Obrigado
O tutorial foi substituido por este:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,41675.0.html

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline BuRZuM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04
« Resposta #72 Online: 28 de Janeiro de 2009, 20:14 »
Instalei os codecs como sugerido no tutorial, mas ao tentar reproduzir arquivos .mp4 o player (tentei o tottem e o vlc) fecha.

vlw

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04
« Resposta #73 Online: 28 de Janeiro de 2009, 21:16 »
Instalei os codecs como sugerido no tutorial, mas ao tentar reproduzir arquivos .mp4 o player (tentei o tottem e o vlc) fecha.

vlw

Já tentou abrir o aplicativo pelo terminal para verificar a mensagem de erro?

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline BuRZuM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04
« Resposta #74 Online: 29 de Janeiro de 2009, 14:04 »
Instalei os codecs como sugerido no tutorial, mas ao tentar reproduzir arquivos .mp4 o player (tentei o tottem e o vlc) fecha.

vlw

Já tentou abrir o aplicativo pelo terminal para verificar a mensagem de erro?



A mensagem de erro que aparece:
(totem:15391): GLib-GObject-WARNING **: cannot register existing type `GstRtpSsrcDemux'

(totem:15391): GStreamer-CRITICAL **: gst_element_register: assertion `g_type_is_a (type, GST_TYPE_ELEMENT)' failed
Falha de segmentação