Autor Tópico: Acessando Partições do Linux pelo Windows (ext2/ext3/ReiserFS)  (Lida 28005 vezes)

Offline Perfect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Acessando Partições do Linux pelo Windows (ext2/ext3/ReiserFS)
« Online: 26 de Abril de 2008, 20:27 »
Acessando partições do Linux pelo Windows

Sobre os programas
Para que serve os programas: O Ext2 Installable File System, o Explore2fs e o Virtual Volumes serve para acessar qualquer arquivo do Lunux atraves do Windows. (Portanto essa dica serve para aqueles que tem mais de um Sistema Operacional no PC, Como por ex: “Windows e Linux”.)
Eles facilitam muito a vida dos usuários sedo que gora você não precisa mais ficar reiniciando o computador para trocar de sistema só por ter esquecido um arquivo no outro.


Acessando partições com o "Ext2 IFS" em formato ext2/ext3 diretamente

Seguindo a instalação fácil, do tipo NNF (“Next > Next > Finish”), comum no mundo Windows, em menos de três minutos o Windows pode ler e gravar em partições ext2. As partições ext3 são suportadas da mesma forma, visto que são basicamente ext2 com suporte a journaling.

Basta entrar em http://www.fs-driver.org/extendeddl.html e baixar e instalar o Ext2 Installable File System
(abreviado como Ext2 IFS)
. Nem precisa reiniciar o computador :)

Durante a instalação, ele exibe as partições do HD, dando a oportunidade de mapear as partições Linux detectadas, usando as letras disponíveis.

Escolha das letras para cada partição Linux

O Ext2 IFS instala um driver para o Windows, de forma que o Windows passe a reconhecer quase que “nativamente” as partições. Ele não usará sistemas de permissões de arquivos e pastas, elas se comportarão como as FAT/FAT32, com suporte a escrita e leitura por qualquer usuário, a qualquer arquivo. Elas serão mapeadas com letras pelo Windows, e ficarão acessíveis para qualquer programa. Você não precisará copiar os arquivos, nem “extrai-los” para uma partição FAT ou NTFS para poder usá-los; o Windows simplesmente reconhecerá o sistema assim como ele reconhece o FAT, NTFS, CDFS, etc. Isso permite acessar os arquivos de forma transparente, você nem se dará conta que é uma partição Linux :) Nada melhor do que essa praticidade!

O Windows poderá também manter um arquivo de paginação (pagefile.sys, swap) na partição Linux, ele será visto como um arquivo qualquer, para você ter uma idéia do reconhecimento. Mas apesar de toda essa integração, o desfragmentador de disco e o verificador de erros do Windows não funcionam com essas partições.

Se a partição contiver erros no sistema de arquivos (lógicos), o Windows poderá não conseguir montá-la. Isso ocorre, por exemplo, quando o sistema rodando o Linux é desligado de forma incorreta. Normalmente basta reiniciar, acessar o computador pelo Linux, reiniciar e voltar ao Windows. Mas isso só acontecerá nestes casos, onde o Linux deva passar seu verificador de erros.

OBS 1: Quando o Windows não conseguir montar a partição (devido a esse erro), ele poderá perguntar se você deseja formatá-la: Escolha “Não”, reinicie pelo Linux, depois volte ao Windows, e o problema deverá ser resolvido. Se não for, passe um verificador de disco apropriado, usando as ferramentas do seu sistema Linux.
Independentemente de estar em boas condições ou não, isso acontecerá também com partições swap. Não a formate, simplesmente o Windows não terá como usá-las.
Uma observação é que o Ext2 IFS roda somente nas versões do Windows baseadas no NT. Isso exclui o Windows 95/98/Me. Para esses sistemas, você poderá usar uma outra ferramenta, comentada agora. Aliás, falando em observações, o Ext2 IFS é freeware mas de código fechado, enquanto que o Explore2fs é open source (feito em Delphi ;)

Outra ferramenta, o Explore2fs e o Virtual Volumes

O "Explore2fs" supota formato ext2/3 iqual o "Ext2 IFS".
Já o Virtual Volumes suporta partições em ReiserFS e tbm as ext2/3


Um outro projeto permite acessar as partições Linux de forma diferente, sem a integração com o Windows e os programas como o Ext2 IFS. Trata-se do Explore2fs, que pode ser baixado em www.chrysocome.net/explore2fs. Originalmente ele fornece suporte apenas a partições formatadas em ext2/3 também. Há, no entanto, uma nova versão em desenvolvimento, o Virtual Volumes, que permite acessar partições ReiserFS. Baixe-o em www.chrysocome.net/virtualvolumes. Você pode escolher um dos dois; se precisar do suporte ao ReiserFS, baixe apenas o Virtual Volumes, já que ele suporta tanto o ext2/3 como o ReiserFS.

OBS 2:O Explore2fs ou o Virtual Volumes trabalham de forma bem diferente. A interface do Explore2fs é um painel, que detecta as partições e lista os arquivos e pastas.

OBS 3:Ele não permite que os programas gravem ou leiam arquivos diretamente. Você deve arrastar (Copiar) as pastas desejadas da janela dele para uma pasta no seu computador, formatada num sistema que o Windows reconheça (como FAT32/NTFS, ou até mesmo ext2/3 se você mantiver também o Ext2 IFS instalado). Para gravar arquivos nas partições Linux, faça o mesmo procedimento, arrastando (Copiar) arquivos das pastas do Windows para a pasta desejada na tela do Explore2fs.

Ele acaba por ser menos conveniente, apesar de suportar ReiserFS. Tem também um diferencial. Enquanto o Ext2 IFS roda apenas no Windows NT, 2000, XP, Vista ou 2003 (e cia), o Explore2fs pode ser executado em todas as versões do Windows, inclusive o 95, 98 e Me.

OBS 4:Há uma certa lentidão ao copiar pastas com muitos arquivos. É normal, apenas espere. Se você fechar o programa à força, pensando que estará travado, poderá corromper arquivos na partição Linux, especialmente ao mover do Windows para ela.(Ou seja evite copiar aquivos muito grande para uma devida seguraça).

Os programas foi testado e não teve problema nenhum.

Poste aqui oque achou da Dica.

VLW.
« Última modificação: 27 de Abril de 2008, 14:18 por Perfect »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Acessando Partições do Linux pelo Windows (ext2/ext3/ReiserFS)
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2008, 10:37 »
Essa dica não está no Guia do Hardware?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Acessando Partições do Linux pelo Windows (ext2/ext3/ReiserFS)
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 15:13 »
Este tópico está precisando de atualização.
Já estamos usando partições ext4 e já devem haver programas novos.
Esses programas que davam acesso a partições ext2 funcionam em ext4?
______________
Dlanor Sorrab

Offline pramon71

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Acessando Partições do Linux pelo Windows (ext2/ext3/ReiserFS)
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2011, 08:00 »
Este tópico está precisando de atualização.
Já estamos usando partições ext4 e já devem haver programas novos.
Esses programas que davam acesso a partições ext2 funcionam em ext4?

Amigo, o programa Ext2Read suporta tanto LVM2 quanto EXT4. Ainda não testei, mas pretendo testá-lo em breve, mas apenas para leitura e não para escrita.
O fracasso é tentar agradar a todos.
(Sammy Davis Jr.)

Offline marcpainkiller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Acessando Partições do Linux pelo Windows (ext2/ext3/ReiserFS)
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2012, 22:24 »
Poxa, não funcionou, uso um 7 professional e o novo kubuntu, aparece as partições, mas ele fica pedindo pra formatar, vou no kubuntu, acesso e quando voltou no windows, as partições nem aparecem mais. Será que aconteceu o quê?