Autor Tópico: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação  (Lida 8885 vezes)

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Online: 24 de Abril de 2008, 16:03 »
Olha o que aconteceu comigo:

Fui instalar o Ubuntu em um note acer aspire 5100 de um amigo meu que quer se livra daquele S.O. só que o bicho não aceita boot pelo cd de maneira alguma. Os cds que tentei foram cds originais (aqueles que recebemos por correio). Para tirar a dúvida de que pudesse ser algum defeito no drive testei o do ruindows e deu boot normal.
Pesquisando em algumas páginas na net vi outras pessoas com o mesmo problema disseram que ele tem uma "trava" e que só aceita instalação do ruindows.
Por incrível que pareça neste momento em que estou digitando esse tópico recebi um email da ACER que disse para eu zerar a MBR... ou seja, tudo indica que é verdade!
Alguém já passou por isso?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2008, 19:03 »
Olha o que aconteceu comigo:

Fui instalar o Ubuntu em um note acer aspire 5100 de um amigo meu que quer se livra daquele S.O. só que o bicho não aceita boot pelo cd de maneira alguma. Os cds que tentei foram cds originais (aqueles que recebemos por correio). Para tirar a dúvida de que pudesse ser algum defeito no drive testei o do ruindows e deu boot normal.
Pesquisando em algumas páginas na net vi outras pessoas com o mesmo problema disseram que ele tem uma "trava" e que só aceita instalação do ruindows.
Por incrível que pareça neste momento em que estou digitando esse tópico recebi um email da ACER que disse para eu zerar a MBR... ou seja, tudo indica que é verdade!
Alguém já passou por isso?

Trava eu não acredito.  Acredito que possa não haver espaço físico no HD mas seu problema é em tempo de boot, portanto nada teria o HD com isso.  Se possível informe o link em que você achou essa informação pois é muito útil não só para mim como para outros colegas que possam dar algumas sugestões.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2008, 14:55 »
Mano, espaço tem de sobra... tem mais de 60gb livre... o email que a acer mandou diz para zerar a MBR, ou seja, existe realmente essa "trava". Estou usando o termo trava para explicar, mas a questão é: Isso é imoral e até ilegal! Comprar um equipamento de informática que não me permite trocar de sistema operacional.
O link que também fala desse problema:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=92606

Diego Maciel

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2008, 20:52 »
Mano, espaço tem de sobra... tem mais de 60gb livre... o email que a acer mandou diz para zerar a MBR, ou seja, existe realmente essa "trava". Estou usando o termo trava para explicar, mas a questão é: Isso é imoral e até ilegal! Comprar um equipamento de informática que não me permite trocar de sistema operacional.
O link que também fala desse problema:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=92606

Diego Maciel

Ok.  Mas vamos tentar argumentar dentro dos poucos conhecimentos que possuo.  Quando damos boot na máquina creio que o primeiro programa que é executado é a BIOS que não fica no HD nem muito menos na MBR.  Quando habilitamos o boot pelo CD é na BIOS que fazemos isso.  Para justificar o e-mail do fabricante em ter que "zerar a MBR" talvez eu iria retirar ou desconectar o HD só para ver se a MBR (que fica na primeira trilha do HD) realmente teria essa trava.  Não conheço o Aspire 5100 e nem sei sobre a dificuldade/facilidade de trocar um HD.  O meu notebook é um Dell 131-L e foi super fácil retirar e trocar meu HD que originalmente era de 60GB e coloquei um de 100GB.  Também para fazer alterações no hardware precisa saber se afeta o termo de garantia do mesmo, portanto cuidado se for remover o HD.

Visitei o link mas fiquei ainda intrigado com esse problema.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2008, 08:35 »
Segue na íntegra o e-mail enviado pelo suporte da ACER:


Boa tarde
Por gentileza tente zerar a MBR.
Atenciosamente,

SUPORTE TÉCNICO  | Computeasy | +55 11 2764-6410 | www.cpsy.com.br

------
O email enviado:

Bom dia,

Estou tendo um problema com meu notebook aspire 5100. Não consigo dar boot pelo cd de instalação do linux - ubuntu. O problema não é com o cd (cds) pois já testei vários e o problema continua. Fui informado de uma possível "trava" de proteção para não aceitar instalação de sistemas operacionais livres.


Aguardo contato e espero resolução apropriada.

Atenciosamente,


Diego Maciel

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2008, 09:23 »
Diego

Também estou com esse problema, mas só agora no 8.04, anteriormente havia rodado todo o tipo de CD LIVE e das mais diversas distros e em nenhuma vez houve esse problema, portanto não acredito em trava. O meu Note é o 5050-3205 da Acer.
Tenho o 7.10 instalado e anteriormente instalei 7.04, também já tinha instalado o kubuntu e o kurumim.

Dê uma olhada nesta dica:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34443.msg205076.html#msg205076

O companheiro parrillo parece que achou uma solução, ainda não testei.

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2008, 14:05 »
jpzm56,

Eu achei uma "solução" digamos que para o problema que estava tendo no kennex.

No caso no camarada ai ele não consegue nem dar o boot. Pelo que entendi não aparece o menu inicial do CD para começar a instalação. Não é esse o caso?


Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2008, 15:06 »
Parrillo

É isso mesmo, você está certo!
Aproveitando, na primeira oportunidade vou testar sua dica no meu note.

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2008, 10:39 »
Gente talvez vcs não estejam entendendo bem...
NÃO ENTRA NEM NO BOOT...
Imaginem quando vc coloca um cd qualquer (de musica por exemplo) e ele tenta dar o boot e não dá. É o que acontece com qualquer cd do Ubuntu. Coloquei os cds de 3 versões e se quer entraram no boot.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2008, 17:35 »
Gente talvez vcs não estejam entendendo bem...
NÃO ENTRA NEM NO BOOT...
Imaginem quando vc coloca um cd qualquer (de musica por exemplo) e ele tenta dar o boot e não dá. É o que acontece com qualquer cd do Ubuntu. Coloquei os cds de 3 versões e se quer entraram no boot.

Tente o seguinte:  Quando der boot veja se aparece a primeira tela.  Se aparecer aperte F6  de no final da linha na parte baixa do vídeo remova os dois tracinhos (--) e coloque "idle=poll"  sem as aspas e dê enter.

Conforme pesquisado, =>este<= site diz que esse notebook tem problemas de reconhecimento do hardware.  Ler "First Attempts" sobre o assunto.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2008, 09:18 »
Não csat não dá BOOT!

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2008, 10:02 »
Diego.. eu entendi.

Você coloca o CD e entra direto no windows.. se você colocar o cd do windows ai da certo não é isso?

Então,

Você já tentou apertar uma tecla para selecionar manualmente qual dispositivo dar boot?

No meu kennex é a tecla F12, ai ele me da uma lista, ai eu seleciono o drive de CD/DVD e ele boota..

Seu caso é mais específico mesmo.. tenta fazer a instalação via PenDrive.. existe alguns tutos na net ensinando.

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2008, 11:04 »
Já sim e não dá certo... aperto f12 escolho cd e ele passa direto...
Quando faço o mesmo procedimento com o windows ele dá certo

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: Aspire 5100 não dá boot pelo cd de instalação
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2008, 18:52 »
problemas com ACPI ?

veja esse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34737.0.html


Ubuntu User Nº: