Bom dia/tarde/noite!
Por favor, estou conhecendo agora esse sistema, mas me surge uma dúvida (que pode ser trivial a quem nunca viu um outro sistema operacional) como fica para se "comunicar" com outros computadores? eu se colocar esse sistema como eu trabalho com os aplicativos? a internet como fica? ou seja preciso de algumas informações básicas para até trabalhar a cabeça de outras pessoas para que possam "substituir" os "piratas" por "não piratas".
Att.
Amigo, pelo que me parece você está bem perdido. É comum as pessoas chegarem até este forum com dúvidas, mas não como as suas. Recomendo que você pesquise um pouco sobre o assunto. Leia a apostila, pesquise no google, na wikipedia, em blogs, no próprio fórum... Há muita informação disponível por ai. O que eu posso te dizer é que dá para se comunicar com outros computadores sim e na verdade, o Linux é o sistema que se comunica mais facilmente com outros.
Alguns aplicativos estarão disponíveis em ambos os sistemas (Linux e windows) mas a maior parte deles não. O que não é um problema pois o Linux possui seus próprios aplicativos para executar tudo aquilo q você estava acostumado no windows e quase sempre com maior facilidade.
Quanto a internet, ela já é multiplataforma desde o início e portanto não há problema algum. A maior dica que posso te dar é: não tenha medo de aprender nem de ir buscar a resposta por você mesmo. O primeiro passo você já fez aqui.
Abraços,
Legendário