Autor Tópico: Unidade de CD/DVD não funciona  (Lida 4939 vezes)

Offline rafaelj86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Unidade de CD/DVD não funciona
« Online: 02 de MAR?O de 2008, 21:16 »
Olá pessoal!

Tenho um notebook Lenovo 3000 N200. Veio com Windows Vista. Instalei o Ubuntu de modo que ainda permaneça o windows na máquina.

O PROBLEMA:
Depois de instalar o Ubuntu 7.10, a unidade de CD/DVD passou a não funcionar em abos SO's. No windows a unidade nem aparece. Nem no "meu computador" e nem no "gerenciador de dispositivos". No Linux ocorre a seguinte mensagem: "Não foi possivel montar o volume selecionado - mount: special device /dev/hdd does not exist". No setup a unidade é reconhecida e reconhece também CD de boot.

DADOS ADICIONAIS:
Reinstalei o Windows Vista (sem formatar as partições linux) e a unidade de CD/DVD voltou a funcionar no Windows, mas aí fiquei sem linux. Penso que o problema está no GRUB, mas eu não sei como configurar este.

Agradeço desde já a quem possa me ajudar :)

RafaelJ

Offline fabiodassan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Colóquio
Re: Unidade de CD/DVD não funciona
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2008, 01:12 »
Olá Rafael e a todos do fórum.
Quanto ao problema do Linux ter sumido, deve-se ao fato de que, quando você reinstalou o Windows, ele sobrescreveu uma área chamada MBR, que é responsável por mapear os SOs instalados no HD. Seu linux ainda está no HD, você só não consegue acessá-lo. Dê uma procurada sobre como reescrever o grub na MBR, porque sinceramente eu também não sei.  ;)

Sobre o problema do CD não funcionar, estou com a mesma problema. Meu caso é mais bizarro, porque ele funciona normalmente no Windows (XP), mas não monta no Feisty. Ele também diz que não existe o scd0. Daí, fui à busca em fóruns e no Google, e descobri o comando "dmesg | grep cd" para descobrir qual é meu drive de CD. E ele simplesmente não retorna nada!  :(
Eu não sei o que fazer. Simplesmente nunca vi isso. Parece que meu notebook não tem drive de CD para o Feisty.
O meu dispositivo é um TSSTcorp TS-L623D dentro de um Acer Aspire 5920.

Abraços
Acer 5920-6990
Core2Duo T5450, 2Gb de RAM, 160Gb de HD.
Ubuntu Hardy Heron 8.04 / Ubuntu Intrepid Ibex 8.10

Offline fabiodassan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Colóquio
Re: Unidade de CD/DVD não funciona
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2008, 08:03 »
Fala galera...
Após uma noite inteira de tentativas e pesquisas no Google, consegui resolver meu problema, que era relativamente simples. Era necessário apenas eu carregar o módulo responsável pelo funcionamento do cd, através do comando

modprobe piix

A partir daí, funcionou direitinho.

Pra você, Rafael, eu aconselho seguir os mesmos passos que eu segui.
1) Digite no terminal "lspci" para verificar se existe algum dispositivo de CD reconhecido pelo Ubuntu.
2) Digite "dmesg | grep cd" e veja se existe algum dispositivo de CD presente (pode ser "dmesg | grep CD" também, com maíusculo).
3) Tente descobrir o modelo do seu drive de CD/DVD, e procure no Google qual é o módulo que gerencia ele. Pode ser que o módulo atual esteja errado, e por algum motivo ele esteja deixando o dispositivo "busy", que impede que o Vista reconheça o drive também.

Espero ter ajudado.

Abraços
Acer 5920-6990
Core2Duo T5450, 2Gb de RAM, 160Gb de HD.
Ubuntu Hardy Heron 8.04 / Ubuntu Intrepid Ibex 8.10