Autor Tópico: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão  (Lida 12092 vezes)

Offline pmdmax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Online: 25 de Fevereiro de 2008, 23:43 »
 - Pessoal gostaria de saber se o ubuntu possui segurança contra invasões feita pela internet, pois reparei que não possui firewall.............ou se possui como uso,? ...................desculpando a minha ignorância, pois sou usuário analfabeto em linux, esse  S.O. precisa de anti-virús ou não existe virús para linux?    :o
 valeu!!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 23:48 »
- Pessoal gostaria de saber se o ubuntu possui segurança contra invasões feita pela internet, pois reparei que não possui firewall.............ou se possui como uso,? ...................desculpando a minha ignorância, pois sou usuário analfabeto em linux, esse  S.O. precisa de anti-virús ou não existe virús para linux?    :o
 valeu!!

Sugestao.  Mude a palavra FIREWALL para firewall no campo assunto.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 23:50 »
Existe sim o firestarter é um deles.
É só ir no synaptic e digitar firestarter, depois instala.

Offline pmdmax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 00:07 »
Existe sim o firestarter é um deles.
É só ir no synaptic e digitar firestarter, depois instala.


Obrigado pela ajuda amigo, valeu mesmo.

Offline pmdmax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 00:20 »
Existe sim o firestarter é um deles.
É só ir no synaptic e digitar firestarter, depois instala.


Obrigado pela ajuda amigo, valeu mesmo.

 _Pessoal instalei o firewall, configurei, esta funcionando, mas a pergunta é, se eu fechar a janela ele continuará ativo ou deixo minimizado, porém será mais uma janela que ficará aberta ?

PS - observei que se fechou sozinho, a janela desapareceu sem que eu nada fizesse, como sei que esta ativo?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 00:23 por pmdmax »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 07:34 »
Não há nenhum vírus documentado para Linux.

O firewall serve mais por uma questão de privacidade do que de invasão. No linux as brechas de segurança são corrigidas logo que detectadas, as vezes em menos de 24 horas. Além da velha história de sistema de permissões do linux etc etc etc, as chances do seu vizinho "hacker" ter conhecimento suficiente para invadir seu computador são bem poucas.

Ainda sobre o firewall, o Ubuntu vem com uma política de portas bem restrita, só deixa as necessárias para um usuário comum usar. Se tiver na duvida sobre a segurança do seu computador use um site de auditoria. Eu recomendo:

www.auditmypc.com

Offline pmdmax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 08:45 »
Não há nenhum vírus documentado para Linux.

O firewall serve mais por uma questão de privacidade do que de invasão. No linux as brechas de segurança são corrigidas logo que detectadas, as vezes em menos de 24 horas. Além da velha história de sistema de permissões do linux etc etc etc, as chances do seu vizinho "hacker" ter conhecimento suficiente para invadir seu computador são bem poucas.

Ainda sobre o firewall, o Ubuntu vem com uma política de portas bem restrita, só deixa as necessárias para um usuário comum usar. Se tiver na duvida sobre a segurança do seu computador use um site de auditoria. Eu recomendo:

www.auditmypc.com
[/quot


 Obrigado pela ajuda eu segui o link e fiz os testes.

Offline Kurumin NG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2009, 22:55 »
Li o que se disse aqui no fórum, mas ainda estou em dúvida: mesmo usando linux, se eu fizer compras pela internet ou movimentações bancárias, existe a possibilidade de ter minha senha clonada?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2009, 23:25 »
Li o que se disse aqui no fórum, mas ainda estou em dúvida: mesmo usando linux, se eu fizer compras pela internet ou movimentações bancárias, existe a possibilidade de ter minha senha clonada?

Uma firewall  controla o fluxo de entrada e saída de pacotes do seu micro, e impede invasões ou saída de dados não permitida - NÃO é um antivirus, embora no Linux isso seja até uma piada. Se fizer compras em um site comprometido e fornecer seus dados bancários - incluindo senhas - nada pode impedir o desastre. Verifique sempre o 'https', o cadeado, e o nome real do site na janela que o Firefox mostra em baixo, à direita.

Quanto a bancos, a possibilidade é praticamente zero. Além do fato de que a maioria dos bancos usa criptografia de 128 bits, muitos oferecem o serviço de identificação da máquina - com isso, só o seu computador pode ter acesso. Aliás, uma recomendação que já vi num site é que usuários do W$ devem acessar o banco dando boot pelo LiveCD do Ubuntu...  :D :D

VB5


 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2009, 10:13 »
Pode fechar sem problemas que as configurações permanecem do jeito que deixou, o firewall aberto serve mais pra vc ver o que está acontecendo com os pacotes que entram e saem da sua máquina, dependendo das configurações que vc fez no programa.


Existe sim o firestarter é um deles.
É só ir no synaptic e digitar firestarter, depois instala.


Obrigado pela ajuda amigo, valeu mesmo.

 _Pessoal instalei o firewall, configurei, esta funcionando, mas a pergunta é, se eu fechar a janela ele continuará ativo ou deixo minimizado, porém será mais uma janela que ficará aberta ?

PS - observei que se fechou sozinho, a janela desapareceu sem que eu nada fizesse, como sei que esta ativo?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Pablan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: FIREWALL, ubuntu não precisa ? ou é anti-invasão
« Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2009, 10:47 »
Li o que se disse aqui no fórum, mas ainda estou em dúvida: mesmo usando linux, se eu fizer compras pela internet ou movimentações bancárias, existe a possibilidade de ter minha senha clonada?

A resposta é SIM! existe...

No momento de acessar o site, se vc for direcionado a um site clonado, sua senha e login serão dados diretamente para o bandido...

Ou seja, na situação hipotética de vc acessar um site clonado(links de e-mail) ou ser vítima de toda forma de engenharia social bem difundida na rede, vc, por ter sido enganado, pode ter seus dados sigilosos comprometidos, independente do OS que vc use...

No tocante a fragilidade de seu sistema Unix ou dos sites reais das instituições financeiras, a possibilidade é quase nula.
Conclusivamente seu Linux é seguro o bastante para te livrar de virus e invasões ...

FALOWS E ALOHA!!