Autor Tópico: Anjuta Problema para executar e debbugar  (Lida 3075 vezes)

Offline spedjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Anjuta Problema para executar e debbugar
« Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:53 »
Pessoal ,

Sou novo no ambiente linux e estou aprendendo a programar em C, me indicaram como ide o anjuta, pois me disseram que era simples e facil de usar.

Porem não consigo depurar meus codigos nem executa-los, ,mas consigo compila-los(onde cria um arquivo  nomedoarquivo.o)

Quando tento depurar meu algoritmo no menu depurar - run target, ele pede pra mim indicar um target.Qual e onde encontro este target?

E para executar o arquivo que ele criou(nome_do_arquivo.o)como faço? Não era para ele criar um arquivo.out?
[h5]!!!!Aprendendo a ser Livre!!!![/h5]

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Anjuta Problema para executar e debbugar
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 23:05 »
Uma dica melhor se está começando a aprender:

Use o Gedit como editor e o terminal como compilador e executador. Crie suas próprias técnicas de depuração manual, assim aprenderá muitos erros bobos que são comumente cometidos.

Para compilar no terminal:

Código: [Selecionar]
gcc nomedoarquivo.c -o nomedoexecutavel

Para executar:

Código: [Selecionar]
./nomedoexecutavel

Obs: Sempre coloque printf em passagens que você acredita que possa travar o sistema ou que possa não passar por ali, sempre faça mostrar também o valor nas variáveis para verificar se tudo está ok, feito isso seu programa sempre será eficaz e livre de bugs, e seus conhecimentos serão bem altos.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Anjuta Problema para executar e debbugar
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 23:07 »
Alias recomendo até depurar manualmente quando tiver um conhecimento avançado, por mais grande que seja o código. A não ser que o tempo será escasso. O segredo é sempre ir depurando a medida que o código for crescendo, ai erros são fáceis de ser captados.

Darcamo

  • Visitante
Re: Anjuta Problema para executar e debbugar
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 19:30 »
Antes usava a IDE Kdevelop, mas hoje em dia utilizo "apenas" o editor emacs para programar e o gdb para debugar.
Na verdade todas essas IDEs usam o gdb para debugar então tudo que faz com elas pode fazer direto com o gdb.

Tá certo que é por linha de comando ao invés de botões "próxima linha","set breakpoint", etc. que normalmente tem nas IDEs. Mas o gdb é bem fácil de usar por linha de comando e hoje prefiro assim.

Reforço então a sujestão do solanoalves para programar no gedit mesmo e debugar com o gdb.
Se tiver interessado, postei um pequeno tutorial sobre como usar o básico de um Makefile faz um tempo aqui no fórum
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21155.0.html

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Anjuta Problema para executar e debbugar
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 20:09 »
nunca tinha ouvido sobre o gdb, vou dar uma pesquisada.