colei o certo e copiei no terminal não deu certo dinovo :
alessandro@alessandro-desktop:~$ sudo apt-get --assume-yes install openoffice.org-help-pt-br openoffice.org-l10n-pt-br thunderbird thunderbird-locale-pt-br
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?
acho que esse ubuntu ta com problema viu alarcon , não sei o que acontece ?
Isso está ocorrendo provavelmente pelo que eu já expliquei como observação neste texto aqui:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,31233.msg185701.html#msg185701neste mesmo seu tópico e vou transcrever o que falei lá:
OBS: Você não pode usar o apt-get e o Synaptic ao mesmo tempo, ou seja, se usar um o outro tem de estar fechado e vice-versa. O Synaptic apenas é uma interface gráfica para o apt-get. Do mesmo modo é para o Adicionar/Remover... que fica no menu Aplicações, ou seja, não se pode usar ele se o apt-get ou o Synaptic estiverem em uso.
Caso também o
gerenciador de atualizações (aquele ícone laranja próximo do relógio) estiver em uso fazendo atualizações do sistema o
apt-get fica boqueado (lock) para uso enquanto o outro pocesso estiver sendo executado, portanto toda vez que um comando que usa o
apt-get estiver em execução você não pode usar ele ao mesmo tempo quer através do terminal quer através de umas das interfaces gráfica dele (
Synaptic,
Adicionar/Remover... e
Gerenciador de atualizações), ou seja, tem de esperar o processo em execução anteior terminar para usar novamente o
apt-get ou qualquer equivalente seu.
Não é problema do seu Ubuntu não.