Autor Tópico: Você tem vergonha de ser Linux User?  (Lida 22952 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #30 Online: 28 de Janeiro de 2008, 11:12 »
Não tenho vergonha de usar Linux! E até tenho orgulho em falar "não, eu não preciso crackear" ;D . Ou então jogo esta: "CD do Office? Mas é só baixar o Openoffice, é gratuito!", pois algumas máquinas já vem com o Windows instalado (com o valor escondido nas prestações), mas raramente o Office é vendido junto.

Ótimas respostas acima! Parabéns pelo tópico!

Obrigado :)



P.S.: com o crescimento do número de usuários, não dá mais para dizer que *todo* usuário Linux sabe que precisa pesquisar antes de comprar. A verdade é que esses novos usuários mantém velhos hábitos, trazem presunções distorcidas acerca do que é ou não óbvio ou, simplesmente, não têm a menor noção do que procurar e como. Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.

Desculpe mas não entendi, o que você quis dizer?



Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.
Abração!
eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.

Abraços

Isso k7br, você entedeu o princípio do que eu falei.
Pode parecer que não existe, mas eu conheço um vendedor que tem curiosidade em Linux, ele é o técnico/vendedor responsável pelo departamento de informática da loja, eu estava com meus CDs do Shipit um dia, e dei pra ele, aproveitando o interesse, o cara não sabia como agradecer hehehe, estava realmente curioso.
É uma caso raro sim, mas é algo.
Não é só encher a "sacola" do vendedor, a lei da oferta e da procura se faz logicamente sobre o que é mais vendido independente de SO, mas a cobrança e procura por um produto desperta interesse por parte dos logistas, quando não, o recado fica dado. Não é tão raro encontrar logistas que saibam ou usem Linux, eu mesmo (trabalho com informática) conheço alguns, eles sabem pelo menos o B-A-BA se algum cliente vier perguntar, e o que dizer dos fornecedores? Se tem procura, tem oferta... principalmente em lojas que trabalham com encomenda, então, se você vai uma loja e pergunta se funciona com Linux, vai em outra e acaba ficando frustado, você da uma pesquisada sobre qual produto tem suporte pro Linux, pergunta a amigos, se você realmente tem interesse, você pode ser o maior dos Noobs, mas vai sempre ter alguém que vai te ajudar. Daí você pode ir em uma loja que saiba o que é Linux, ou encomendar o seu produto. Mas perguntar "Funciona no Linux?" não te custa muito ar dos pulmões... e pode, digo pode, dar o ponta pé pra alguma coisa, mesmo que você não tenha dimensão do que seja. Parece bobo né? Que não funciona né? O problema com a falta de capacitação dos logistas é realmente preocupante, as vezes nem os técnicos sabem direito... isso é real, só sabem o arroz com feijão... fazendo uma comparação bem distorcida... quando você adquire um cachorro filhote, você dá um nome pra ele, mas ele não vai te atender no começo, mas se você falar isso todas as vezes que ver ele, um dia você vai chama-lo pelo nome e ele vai te atender.
Mesmo que o logista "inocente" não saibam bulhufas, ele vai saber que existe luz no final do túnel...
Um coisa que sempre faço, quando o vendedor é "daqueles" e demonstra paciência, é falar sobre alguma vantagem do Linux... puxo uma conversa, e as vezes você consegue despertar o interesse... se ele ficar interessado, mesmo que seja pra ele não pra loja, isso vai refletir no seu atendimento quando alguém vier com uma indagação "Funciona no Linux?"
Relacionamento humano bem feito é benéfico pra todos.
Fazer petições também é importante. Mas fazer a sua parte no dia-a-dia não faz mal e pode ajudar também.
Mande e-mail pros fabricantes perguntando por que eles não dão suporte para o Linux, e reclamando bastante.
A reclamação "Linux não tem recursos" é muito comum por parte da massa leiga, e petições, reclamações aos fabricantes, a sua promoção do Linux com amigos, colegas, professores, parentes etc pode mudar a realidade. Se não mudar, pode ajudar e melhora-la.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 01:20 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2008, 11:18 »
Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.


Desculpe mas não entendi, o que você quis dizer?

Neste, e em muitos outros fórums, o que se vê é o aumento de usuários que não sabem ou têm muita dificuldade de realizar pesquisas na web ou nos próprios fórums. Quando isso se transporta para a busca de hardwares para Linux, essa deficiência torna as coisas ainda mais difíceis.

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #32 Online: 28 de Janeiro de 2008, 12:20 »
De uma maneira ou de outra ,chegará o dia em que ;
Veremos na caixa do periférico ou hardware, além da bandeirinha quatro cores , O Pingüim  :).
Será que sou otimista ?

Abraços

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #33 Online: 28 de Janeiro de 2008, 12:43 »
Uma vez, em uma loja em Laranjeiras, nos idos tempos de Windows 95 (era o tempo do Windows 2000, não tinha XP- eu acho, hehehehe...), tinha ido comprar uma fonte e uma placa de vídeo e estava ouvindo a discussão entre um cliente da loja e o técnico (junto com o dono) que queria pq queria fazer o K6-II-450 Mhz dele funcionar no Windows 95, já que funcionava antes e a solução da loja foi a de colocar o 98, só que ficava ruim pra caramba e o cara trouxe de volta pra recolocar o 95. Naquela época, K6-II acima de 300Mhz não funcionava com o Windows 95, tinha que aplicar um patch depois de instalar o sistema com a máquina rodando no clock que não desse o erro característico (erro de iosubsys, se não me engano). O cara da loja instalou o 95 e entregou a máquina pro cliente com o clock de 300Mhz e o cliente chiou, disse que se a máquina era 450 Mhz pra que vai usá-la em 300Mhz se antes funcionava e coisa e tal.
Antes que o pau comesse, o cliente falou que ia almoçar e que depois voltava pra pegar a máquina a "se acertar" com a loja e vi que o dono estava chateado e, qdo fui ser atendido, o dono veio me perguntar se era possível uma coisa dessas, de fazer funcionar uma coisa pq antes funcionava, que com certeza a máquina dele estava rodando em 300Mhz e ele vem com essa de dizer que não estava. Perguntei pra ele se ao ligar a máquina ele tinha prestado atenção ao que a BIOS mostrava, e ele disse que sim, mostrava 300Mhz, mas deveria ser por causa do problema da bateria que não estava segurando as informações. falei pra ele que era sim possível usar o Windows 95 em um K6-II 450 Mhz, bastava utilizar o patch e aquela coisa toda, dei o endereço da minha página pra ele, ele baixou o bagulho e voi-lá, 95 funcionando em 450Mhz na máquina do cliente.

Moral da história, ganhei desconto nas peças (eram caras naquela época, hehehe) e era mais um conhecimento que o cara tinha recebido, o qual recebi dos fóruns que participo pra aprimorar a minha vida de técnico.

Mas eu acho que os vendedores ou balconistas de lojas tinham que ter um certo preparo técnico para lidar com o público, não digo nem fazer curso e tal, mas participar de fóruns e ler sobre o assunto dá também um plus a mais na vida desses profissionais. As pessoas preferem comprar nas lojas (pelo menos eu acho assim) que dizem com convicção que o negócio funciona sob determinado sistema do que naquelas que falam que não sabem mas se não funcionar, trás que a gente troca. Só um exemplo, fui comprar uma placa de vídeo PCI-E da nVidia e um vendedor queria me empurrar uma de 512 MB Turbo Cache (usa parte da memória RAM da máquina para completar a memória de vídeo da placa); só de sacanagem eu perguntei o que era Turbo Cache e o cara me disse (em voz baixa...) que era o novo barramento de memória DDR3. Eu falei, "pô, cumpadi, vc vem me dizer uma coisa dessas numa placa que custa R$ 180,00?". Aí eu expliquei pra ele a enrolação que era esse negócio de Turbo Cache, mas eu vi que não era maldade do cara não, disseram a ele que TC era o novo barramento DDR3 e ele foi na onda. Se fosse outro, ia até dar porrada no vendedor, hehehehe...


... mas a vergonha a que dei foco no texto é a vergonha de chegar na loja de informática e comprar um produto e ficar com medo de perguntar se funciona com Linux sabendo que pode ouvir desprezo, falta de conhecimento... falta de respeito...

Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.


Abração!



Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #34 Online: 28 de Janeiro de 2008, 23:16 »
Bela reflexão coletivo-pessoal meu amigo Kernel!

Essas brigas antagônicas parecem ser de nossa natureza humana, acredito que sempre irão existir... mas temos a razão (de racionalidade) para atuar como o limitador dessa besteirada! Concordo com suas palavras e de demais membros que postaram aqui. Aliás vou te dizer que tirou as palavras de minhas mãos! Excelente! Focar em briguinhas do tipo "se seu pai é grande o meu é gigante" não levara nada a lugar algum!

Aplausos, aplausos e aplausos.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #35 Online: 29 de Janeiro de 2008, 01:17 »
Bela reflexão coletivo-pessoal meu amigo Kernel!

Essas brigas antagônicas parecem ser de nossa natureza humana, acredito que sempre irão existir... mas temos a razão (de racionalidade) para atuar como o limitador dessa besteirada! Concordo com suas palavras e de demais membros que postaram aqui. Aliás vou te dizer que tirou as palavras de minhas mãos! Excelente! Focar em briguinhas do tipo "se seu pai é grande o meu é gigante" não levara nada a lugar algum!

Aplausos, aplausos e aplausos.

Muito obrigado pelos elogios :)
Eu também gostei da opinião de todos, ver várias opiniões e pontos de vista diferentes só agrega ao fator conhecimento > sabedoria > maturidade.

Citar
Essas brigas antagônicas parecem ser de nossa natureza humana, acredito que sempre irão existir... mas temos a razão (de racionalidade) para atuar como o limitador dessa besteirada!

Sábias e verdadeiras palavras CGaldino. Faço delas as minhas também :)

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2008, 13:10 »
De uma maneira ou de outra ,chegará o dia em que ;
Veremos na caixa do periférico ou hardware, além da bandeirinha quatro cores , O Pingüim  :).
Será que sou otimista ?

Abraços

Não sou do tipo que fica correndo lojas de informática se não tiver um motivo específico - comprar uma peça ou seja lá o que for. Mas sempre olho os PC que estão à venda quando eu vou aos grandes mercados (toda espécie de novidade eletrônica me interessa :)) e sempre vejo muitos computadores com windows. Ontem fui a um grande supermercado aqui no Rio e vi vários computadores com Linux! A maioria no ambiente KDE (que não é meu preferido). Não vi nenhum Ubuntu, mas acho que isso já foi discutido em algum tópico... tem a ver com dar suporte, etc e tal.

Por isso, k7br, não creio que seja otimismo não. Poderá ser uma realidade muito em breve, se já vendem PC completo com Linux, mas cedo ou mais tarde veremos o pingüim nas caixas dos periféricos.

Abraços,

Offline kiko_novaera

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #37 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:49 »
Cara Parabéns tu mandou muito bem nossa show oa sua postagem,
Olha eu não tenho vergonha de ser um Usuário Linux, e quando eu divulgo as pessoas as vezes nem ligam para o que eu falo, na maioria das vezes, mas num crio caos naum eu fico sussegado e respeito a opinião pela questão que tu falou opção de escolha....
flw e
volto a dizer Parabéns

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #38 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:31 »
Cara Parabéns tu mandou muito bem nossa show oa sua postagem,
Olha eu não tenho vergonha de ser um Usuário Linux, e quando eu divulgo as pessoas as vezes nem ligam para o que eu falo, na maioria das vezes, mas num crio caos naum eu fico sussegado e respeito a opinião pela questão que tu falou opção de escolha....
flw e
volto a dizer Parabéns

Muito obrigado pelos elogios e pela força :)

Offline DimeDesign

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntusaurus Iniciantis
    • Ver perfil
Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
« Resposta #39 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 12:03 »
NÃAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOO...........
- Tentando evoluir para Ubuntusaurus Rex -
Semprom 3000+ ECS 741 - 1.5 gb - Barracuda 80 gb -X1650pro 512mb/128bits - - DVD LG - SBLive+ - LCD 17".