Autor Tópico: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo  (Lida 9127 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, e desse modo bolei um pequeno vídeo ensinando como instalar o Ubuntu juntamente com o Windows, preparando as partições previamente, redimensionando a partição do Windows, criando duas partições ext4m sendo uma para o sistema e outra para o home, assim como uma partição swap. Espero que seja de utilidade para os usuários leigos, que sempre tem duvidas, por mais que leiam tutorias, vejam telas, etc.... É sempre bom, ver algo em vídeo.

Clique no link abaixo e veja no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=89ebO-69QXA


Depois de instalar, temos outra dica:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57954.0.html
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 15:24 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2009, 23:05 »
Clique no link abaixo e veja no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=89ebO-69QXA

Como sempre, postando coisas interessantes no fórum.
Parabéns!  ;)

Foi para os favoritos do meu Firefox.


Abraços
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 23:10 por rcn »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2009, 00:08 »
Legal cara, parabéns pela iniciativa.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2009, 19:59 »
Legal cara, parabéns pela iniciativa.

Valeu, fico feliz que tenha gostado.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Cima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2009, 14:41 »
Muito bom o video tutorial acabei de assistir, ficou exelente. ;D ;D
Continue assim. :)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2009, 00:03 »
Maior voz de tiozão  ;D

Acompanho o blog há anos. Foi o primeiro blog sobre Ubuntu que encontrei, e a qualidade é inquestionável. Foi lá que aprendi a colocar winks no aMSN.
Excelente vídeo, vou divulgar.

Uma pergunta, a EXT4 está 100% segura mesmo? E a perda de dados caso falhe?

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2009, 00:17 »
Maior voz de tiozão  ;D

Acompanho o blog há anos. Foi o primeiro blog sobre Ubuntu que encontrei, e a qualidade é inquestionável. Foi lá que aprendi a colocar winks no aMSN.
Excelente vídeo, vou divulgar.

Uma pergunta, a EXT4 está 100% segura mesmo? E a perda de dados caso falhe?

Obrigado. O EXT4 está 100% sim, ele já é o novo padrão do Ubuntu 9.10. Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2009, 08:45 »
Eu fiz várias instalações do 9.04 usando ext4 e em uma das máquinas tive problemas e perdi tudo.

Assim agora tenho feito assim: Partição raiz com ext4 e /home com reiserfs.

Assim aproveito os benefícios do novo sistema, sem o risco (ou com risco menor) de perder meus arquivos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2009, 10:11 »
Eu fiz várias instalações do 9.04 usando ext4 e em uma das máquinas tive problemas e perdi tudo.

Assim agora tenho feito assim: Partição raiz com ext4 e /home com reiserfs.

Assim aproveito os benefícios do novo sistema, sem o risco (ou com risco menor) de perder meus arquivos.

Boa, dica!
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:37 »
Por isso mesmo perguntei. Eu dou preferência ao EXT3 porque já consegui recuperar uma partição inteira uma vez, mesmo depois de tê-la formatado, usando o testdisk.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2009, 13:40 »
Por isso mesmo perguntei. Eu dou preferência ao EXT3 porque já consegui recuperar uma partição inteira uma vez, mesmo depois de tê-la formatado, usando o testdisk.

Ok, vou colocar uma nota no vídeo, falando da questão da confiabilidade, sugerindo o ext3 para os mais cautelosos.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil

Offline viine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2009, 22:39 »
vi o video, acho que consegui entender tudo bem... porém, só para confirmar...

Esta será minha primeira instalação linux, eu tenho um HD de 500gb com winxp, ela está divida em c: (200gb) e d:(300gb), queria fazer o seguinte, reduzir a partição c: de 200 para 150 gb, e instalar o ubuntu nesta partição nova, de 50gb.

ai vem a dúvida:

para mim fazer isto, é só utilizar este tutorial, porém na parte de dividir, dividir em apenas 2(ext4 e linux swap), e manter as outras 2 partições do winxp?

outra dúvida, dei uma olhadinha pelo fórum, mas não consegui entender direito, como faço para acessar e escrever nas partições ntfs pelo linux, achei um tópico mais era muito antigo, de 2007, hoje como isto está?

com relação ao firefox, posso importar os favoritos e as senhas salvas do windows firefox pro firefox do linux?

@edit

outra coisa, devo desfragmentar as duas partições do winxp ntfs antes de fazer o redimensionamento?

desculpem o excesso de perguntas, estou ansioso para utilizar o Ubuntu, ainda mais que sai uma nova versão daqui a pouco :)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 23:37 por viine »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: VIDEO - Instalação do Ubuntu 9.10 juntamente com o Windows dica passo a passo
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:30 »
vi o video, acho que consegui entender tudo bem... porém, só para confirmar...

Esta será minha primeira instalação linux, eu tenho um HD de 500gb com winxp, ela está divida em c: (200gb) e d:(300gb), queria fazer o seguinte, reduzir a partição c: de 200 para 150 gb, e instalar o ubuntu nesta partição nova, de 50gb.

ai vem a dúvida:

para mim fazer isto, é só utilizar este tutorial, porém na parte de dividir, dividir em apenas 2(ext4 e linux swap), e manter as outras 2 partições do winxp?

outra dúvida, dei uma olhadinha pelo fórum, mas não consegui entender direito, como faço para acessar e escrever nas partições ntfs pelo linux, achei um tópico mais era muito antigo, de 2007, hoje como isto está?

com relação ao firefox, posso importar os favoritos e as senhas salvas do windows firefox pro firefox do linux?

@edit

outra coisa, devo desfragmentar as duas partições do winxp ntfs antes de fazer o redimensionamento?

desculpem o excesso de perguntas, estou ansioso para utilizar o Ubuntu, ainda mais que sai uma nova versão daqui a pouco :)

É simples: um exemplo:

30 GB para Win
20 GB para ubuntu
30 GB para home
2 Gb para swap
e 418 GB uma partição para seus dados, vídeos, etc...

Não é necessário um home com 200 gb, ou uma partição de sistema com 150 ou mais. Nesse caso depois da terceira partição o resto tem que ser partição extendida. Pois só podemos ter 4 partições primarias. Você pode usar o Gpartd para redimencionar, exluir, criar, mover, partições. inclusive NTFS, e tudo gráficamente. É simples.
ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.