Autor Tópico: Salvar Atualizações em CD  (Lida 2589 vezes)

Offline brunonar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Salvar Atualizações em CD
« Online: 26 de Dezembro de 2007, 17:21 »
Boas... Por fvor, eu gostaria de saber como eu poderia salvar as alterações em cd, pois preciso instalar o Ubuntu em 6 máquinas idênticas em marcas e modelos e não poderia baixar 200 megas de atualizações em cada uma, obrigado.

arlei

  • Visitante
Re: Salvar Atualizações em CD
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2007, 17:40 »
Olá brunonar, seja muito bem vindo amigo.

Pesquise aqui mesmo por remastersys e partimage que encontrará as respostas para esta sua questão.

T+
Arlei

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Salvar Atualizações em CD
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:02 »
Arlei,

não seria o caso também do APTonCD?

Abs.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Salvar Atualizações em CD
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:33 »
A instalação é rapida, o que mais demora são as configurações que de vídeo, som, programas específicos que utilizamos e ai entra o Remastersys.
Uma vez feito seu disco todo aquele trabalho que você teve será uma unica vez, já pensou se um dia você tiver que formatar?
O beneficio do Remastersys é que sempre que você utilizar a midia gerada por ele já estará configurado da forma que você deixou, isso evita de um bocado de trabalho.
O Aptoncd passará a ser usado após essa etapa, onde serão coletadas todas as atualizações de sistema e/ou segurança.
Na minha opinião, instale o primeiro micro, faz as atualizações, as configurações, instala seus programas específicos. Então gera uma mídia com o Remastersys e quando surgirem as atualizações use o Aptoncd.

arlei

  • Visitante
Re: Salvar Atualizações em CD
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 10:19 »
Arlei,

não seria o caso também do APTonCD?

Abs.

Olá Evaristo.

Claro, vc tem razão, mais como disse o Nelson, com o remastersys vc irá gerar uma mídia em live CD/DVD que ira instalar seu Ubuntu exatamente como vc o deixou, incluindo todos pacotes de programas e atualizações que tenha feito.

Já com o APTonCD, vc terá que usa-lo para gerar o CD com os pacotes, depois com o CD normal do Ubuntu instalar o sistema nas outras maquinas, então nestas maquinas com o APTonCD restaurar os pacotes daquela mídia por ele gerada.

Citei também o partimage, porque o remastersys até onde sei é apenas para o Gutsy, então se tiver uma versão anterio do Ubuntu pode fazer uso do partimage que gera imagens (clones) de suas partições, que depois podem ser recuperadas (backup da mesma máquina) ou clonadas em outras partições de disco de outras máquinas.

Um abraço

Arlei

Offline ananni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Problemas na senha
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2008, 15:46 »
Gerei um live CD com o remastersys e rodou tudo legal, mas quando vou fazer qualquer ação como root ele solicita senha e não adianta colocar a que vc tinha no sistema instalado no HD que não funfa. Sei lá que senha ele coloca. Assim a utilizade da ferramenta vai por água abaixo, pois não consigo instalar a distro personalizada em outros PCs.

Alguém sabe como resolver?

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Salvar Atualizações em CD
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2008, 16:08 »
Olá colega,

Conforme disse acima, com o advento dessa ferramenta eu comecei a abusar do Linux, criei coragem de fazer coisa que não faria, sem ela se desse alguma coisa errado era muito demorado colocar as coisas em ordem novamente e com ela e mamão com açúcar. Comigo está tudo normal, que já reinstalei varias vezes e nunca tive esse problema.
Quando reinstalou o sistema usando o seu CD/DVD personalizado você forneceu a mesma senha que tinha antes ou você a alterou? Eu permaneci com a mesma senha.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Salvar Atualizações em CD
« Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2008, 18:44 »
Eu sempre crio um CD com o AptonCD pois é rápido e prático, depois que instalo o Ubuntu, coloco o CD do aptoncd, recupero os pacotes e faço a atualização, bem rápido e prático.

Porém, não consegue fazer um CD personalizado, ou seja, vc terá acar do Ubuntu padrão e terá que fazer as personalizações depois.