Autor Tópico: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3  (Lida 23477 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:33 »
Bom galera, decidi escrever aqui uma pequeno comparativo do confronto das versões novas das distribuições mais populares atualmente e que estou testando e estudando.

Antes de mais nada, o objetivo deste comparativo não é apontar a melhor distribuição e muito menos dizer qual é melhor para determinado perfil de usuário. Apenas quero demonstrar um pouco da experiência e o que notei de bom e ruim em cada distribuição.

Um pouco sobre minha história com Linux

Já tenho um bom tempo usando e testando distribuições Linux, cerca de 7 anos. Meu primeiro contato não foi nada agradável. De cara tentei enfrentar o Debian. E Debian na época não era simples de mexer como é hoje, com apt-get e tudo mais. Pelo contrário! Era bem braçal e nada amigável para quem estivesse tendo seu primeiro contato com Linux. Lembro muito bem da versão. Debian 2 "Potato". Com poucas telas de instalação desisti e fui dormir hehe

Mas não desisti. Resolvi investir e procurar outra distribuição amigável. Foi aí que li muito sobre o Red Hat. Com o Red Hat 7.2 tive meu primeiro contato nada traumático com Linux. Foi uma ótima experiência e senti o futuro promissor do sistema operacional Linux.

Depois passei por várias distribuições: Kurumin, Kalango, Conectiva, Suse, Slackware, Debian, Gentoo, Ubuntu, Mandriva e Fedora. Com Slackware e Debian adquiri uma boa parte do conhecimento de Linux que tenho hoje. O Slackware me fez aprender profudamente com o Linux funciona e me serviu de base para meu estudo de certificação LPI. O Debian foi a realização de um sonho utilizar essa distribuição (lembra do trauma que tive com o Potato? hehe). Senti que venci um grande obstáculo.

Foi então quando decidi mudar para o Ubuntu. Havia ouvido falar muito sobre ele e seu crescimento na velocidade da luz. E o melhor: com base Debian!! Utilizei simplesmente todas as versões do Ubuntu, do 4.10 ao atual 7.10. Ou seja, só de Ubuntu são mais de 3 anos. Um record que passou Slackware (9 meses), Debian (1 ano e 6) e Red Hat (2 anos) que foram as distribuições que mais duraram no meu PC.

Perdi a conta de quantos CDs originais que ganhei da Canonical e que passei para frente. Popularizei o Ubuntu entre meus amigos e criei grandes fãs da distribuição. Ganhei a fama na empresa de Homem Linux... hehe. Quem dera... Tenho muito ainda pra aprender e dominar. Linux é mundo sem fronteiras. Com isso conhecer todas é impossível. Um dia chego lá hehe

Existe vida além do Ubuntu?

Depois de usar a abusar dos recursos do Ubuntu, acompanhando todas as novidades para Desktop e que tornou-o, na minha opnião, a distribuição mais simples e amigável para usuário final, decidi acompanhar e comparar como as outras distribuições estão. Será que o Ubuntu está, em termos de desktop muito na frente das outras?

Ubuntu 7.10

Inicialmente fiquei muito decepcionado com esta release. Muitos no fórum devem ter visto. Muitos bugs que estavam presentes fizeram um complô para que eu tropeçasse na maioria deles. Sério! Muitos bugs relatados eu cheguei a esbarrar neles. De cara com boot com o Live CD minha tela ficou preta como se tivesse sem sinal. E realmente estava, pois o Screensaver, sem nenhum motivo aparente desligou o sinal do monitor, como se estivesse muito tempo ocioso. Travamentos, telas malucas com o Compiz Fusion ativado, amarok que não aceitava colocar OGG no meu cartão de memória, mesmo adicionando suporte e por aí vai.

Mas fiz meu papel e relatei todos os bugs que encontrei para os desenvolvedores. Era o ideal a ser feito ao invés de continuar reclamando e desabafando aqui no fórum que é o lugar errado para isso. E tive resultados. Tive respostas de todos e as correções foram disponibilizadas.

Com a banda larga trabalhando bastante no início, hoje estou com o Ubuntu 7.10 bem estável, sem problemas funcionando a todo vapor e aproveitando cada vez mais as novidades.

Fiquei simplesmente impressionado com a praticidade e rapidez da configuração da minha nova multifuncional HP F4180. Simplesmente não fiz nada! Isso! Nada! Só pluguei o cabo na USB e já estava configurado com uma confirmação.

Esta versão usa e abusa do seu ponto mais forte herdado do Debian e que, pra mim, é o diferencial que a torna quase imbatível: o APT-GET. Tem uma placa da Nvidia? O Gerenciador de drivers proprietário baixa, instala e configura automaticamente o driver proprietário sem necessidade editar uma linha sequer do XORG. Visitou um site com Flash ou Java? O APT-GET instala pra você os plugins necessários. Tentou rodar um vídeo WMV ou áudio MP3? O APT-GET resolve todos os plugins necessários. Saiu uma versão nova do Ubuntu? O APT-GET atualiza tudo, incluindo programas instalados. Simplesmente o ponto mais forte da distribuição.

Só peca por não ter uma ferramenta de configuração gráfica para vários fins, no estilo Yast do Suse, Centro de Controle do Mandriva e ferramentas gráficas do Fedora. Configurações mais avançadas exigem configurações braçais, contrariando o conceito Ubuntu.

Um Yast, já que foi aberto, não cairia mal...
O tema caramelo já está meio batido e nunca que agradou por muito tempo... Sempre acabo mudando. Mas irá mudar no próximo Ubuntu com mais uso de preto e laranja (minha combinação favorita de cores).

O instalador também é pobre e às vezes empaca. Graças a Deus está sendo revisado na próxima versão que trará muita novidade.

Mandriva 2008

Mandrake (distribuição que não gostava) + Conectiva (distribuição que odiei) = Mandriva (distribuição que simplesmente virei fã!!). É possível isso? Sim! Mandriva Linux está sendo a distribuição que mais está me impressionando pela simplicidade, desempenho, rapidez com que está evoluindo e o principal: mantendo o Gnome o mais puro possível assim como o Ubuntu. Fico muito irritado com as distribuições que tentam fazer seu ambiente gráfico em cima do Gnome (leia-se Suse). O padrão de menus e caminhos é praticamente 100% a mesma que a do Ubuntu e Fedora.

A instalação foi a mais simples que já vi. Pouquíssimas perguntas são feitas e com poucos cliques já estou com o sistema instalado. Os temas da instalação ao uso unem simplicidade e boa integração. Acho muito agradável o tom azul do Mandriva.

O Centro de Controle não é assim uma Brastemp (ou melhor, um Yast), mas garanto que é muito mais simples e bem categorizado de mexer do que a "Brastemp". Praticamente tudo necessário para um desktop está lá. E o gerenciamento de pacote RPM é simplesmente show!! Funciona muito bem, se não me engano integrado ao urpm ( é isso mesmo?). Faz lembrar muito o apt-get, mas ainda não tem todo seu poder, principalmente em questão da ferramenta gráfica Synaptic. Porque as distribuições não o adotam como padrão??

Uma coisa interessante foi o reconhecimento do Mandriva no Virtual box. A captura de mouse funcionou de primeira sem necessitar configurar nada após a instalação do Linux.
O desempenho foi um dos mais altos das distribuições que testei.

Mas uma coisa que senti muita falta: um gerenciador de drivers proprietário com o do Ubuntu. Mas um dia chegamos lá...

Fedora 8

Bons tempos do Red Hat... Cheguei a testar uma vez o Fedora Core 2 e odiei!! Nunca tinha visto um Linux tão bugado. Mas a coisa mudou! Fedora 8 está bem estável e recheado de novidades interessantes. O boot gráfico já presente a um bom tempo no Fedora é muito show e bem apresentável.
As ferramentas sysconfig para gráfico, firewall, som, rede, serviços e outros são simplesmente maravilhosas e simples de operar.

Outra coisa que me chamou atenção foi a integração visual da distribuição do início ao fim da instalação. Pra mim o tema mais bonito de todas distribuições Linux que usei até o momento. E não é que o papel de parede muda sozinho as cores? Legal para acabar com o uso monótono do desktop.

O gerenciamento de pacote do Fedora, antes o ponto mais fraco do Red Hat, hoje está muito bom e bem perto do APT-GET. O Yum se comporta muito bem e está resolvendo muito bem as dependências, que era o que mais me irritava no RPM. Era sempre mais chato com dependências do que o DEB. A ferramenta gráfica de pacotes é muito interessante, mas pra mim peca em alguns quisitos, como não dar opção de busca por nome, pacote provido e descrição de pacote. Muitos resultados ficam sujos de opções de pacotes. O pacote apache não existe, mas sim httpd. Custei pra descobrir isso.

E assim como o Mandriva, poderia seguir o exemplo do Ubuntu usando e abusando mais do Yum para instalar drivers, plugins e codecs.

Mas uma coisa que me agradou e que não está presente no Ubuntu: categorização de pacotes para instalação mais bem estruturada. Preciso instalar um servidor web? Marco simplesmente a opção servidor Web. Já instalo os principais pacotes. Quer instalar um servidor MYSQL? Apenas marco a caixa Servidor Mysql. Sim, sei que o Ubuntu trabalha com metapacotes que fazem o mesmo, mas falta algo simples assim para instalar os principais tipos de sistema para uma determinanda demanda. Preciso saber o nome do metapacote para instalar o que quero. A união desses recursos com o poder do Synaptic seria uma ferramenta imbatível e super poderosa.

O desempenho foi muito bom, boot rápido. Mas o uso de memória é um pouco alto. Mas nada de ser um Vista...

Assim como no Ubuntu, um painel de configuração como os presentes no Mandriva e Suse fazem e muita falta.

O instalador Anaconda pra mim foi, e sempre será o melhor instalador de Linux.

A configuração da placa de vídeo que foi reconhecida na máquina virtual como 800x600 foi facilmente resolvida graficamente pela configuração do Fedora sem sequer precisar editar o xorg.conf. E o serviço do GDM foi automaticamente reiniciando fechando a sessão do Gnome. Muito show!!

O Gnome também está bem puro!! Apenas o menu sistema foi alterado. Mas nada demais se comparando ao Gnome do Suse que simplesmente não acho nada.

O Fedora continuando assim, crescerá cada vez mais e ganhará seguidores fiéis. Eu estou me tornando um deles.

openSUSE 10.3

Só o Yast, tanto em modo gráfico quanto em modo texto, faz com que o openSUSE seja uma das melhores distribuições para se administrar. São muitas opções e às vezes fico perdido entre elas. Mas até o momento encontrei tudo que precisei e imaginei ter. A configuração de sistema é simplesmente maravilhosa e de dar inveja a outras distribuições Linux. O gerenciamento de pacote pelo yast faz lembrar muito o Synaptic. Assim como no Mandriva, Ubuntu e Fedora, é só clicar no pacote RPM e tudo está resolvido no que se trata de dependência. Porém é necessário configurar o Instalar Pacote como padrão de RPM. Simples, mas já poderia vir configurado.

Configurar o mesmo sistema para qualquer tipo de fim, seja um servidor web, um desktop comum de casa ou empresa e para um notebook com o openSUSE é muito simples. Nada de uma versão de openSUSE para cada fim. É um DVD com o mesmo sistema que pode ser adequado já na instalação e nas primeiras telas para o que eu preciso. O tema visual vem muito bem integrado e abusando de verde. Muito bonito mesmo! O bootsplash é um dos mais bonitos que já vi. Mas não bate o boot gráfico do Fedora...

Mas nem tudo são flores. O camaleão está cada vez mais pesado e faminto por MB de memória RAM. O Gnome simplesmente foi destruído com as alterações feitas. Quer ver mais aplicações? Abre uma nova janela pra escolher o que quero. Porque não abrir no menu mesmo? É só pra alimentar mais a barriga do camaleão com mais memória. Ao menos no KDE do Suse isso não acontece. Ainda bem que o Gnome pode ser facilmente reeditado para ficar no padrão do Ubuntu, Fedora e Mandriva. Mas tem o ponto fraco de ter que editar os menus para deixarem de ser excessivamente categorizados e subcategorizados.
E o ponto mais fraco da distribuição: tradução... Mesmo selecionando português do Brasil, o sistema continuou praticamente todo em inglês. Para deixar melhor traduzido, além dos 4GB de DVD, mais 680MB de linguagens adicionais em uma ISO de CD...

E a Gerência de Drivers restritos integrada ao yast para descarregar via web os pacotes necessários faz falta... O Synaptic ainda é imbátivel e faz falta em todas as distribuições.

Algumas paths foram mudadas. Mas melhorou muito nessa versão que manteve mais os padrões de Linux.

Conclusão

Muitas novidades estão presentes nessas versões novas de Linux. Cada uma com seu foco, pontos fracos e fortes. Mas uma coisa é visível: ambas estão caminhando para os mesmos caminhos como configurações gráficas, uso e abuso de instalação online de programas, desktop 3D (presente e todas), facilidade de administração, padrão de pacotes, mesmo que DEB e RPM.
Ambas, com excessão do openSUSE, estavam muito bem traduzidas. O destaque é para Fedora e Mandriva que inclusive tiveram as mensagens de shell traduzidas.

O Ubuntu é fácil de obter por mandar CDs de graça e até para download por ser 1 CD. Mas o DVD já está começando fazer falta. Ao menos temos a opção de DVD para download. Mas acho que poderia se tornar já que o sistema está popularizado.

Mas qual seria a distribuição ideal? Pra mim seria aquela que unisse todas essas, mas sem sacrificar a leveza, estabilidade e simplicidade.

Um Ubuntu com o Yast, simplicidade e leveza do Mandriva, poder de adequação do Fedora e openSUSE com Synaptic, um sistema de pacotes único seria o Linux ideal pra mim. Um dia chegamos lá hehe

Abraço a todos e espero que gostem desses relatos.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2007, 11:42 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:59 »
Foi uma boa revisão - eu já experimentei também todas essas distribuições.
Uma nota quando diz que faz falta no mandriva um controle dos drivers restritos. A versão one simplesmente já trás os drivers proprietários. Nunca vi a minha placa  ati xpress200 a funcionar tão bem.
E concordo inteiramente quando fala na rapidez da instalação dos pacotes. Está mesmo excelente muito melhor que o pclinuxos com o synaptic.
Quanto ao opensuse a instalaão dos drivers restritos é facilitada também pelo clic install no site da opensuse, ou como sempre foi: adicionando o repositório ati ou nvidia e instlando-se pelo yast.
Quanto à tradução pt-br, isso foi culpa da comunidade brasileira. A versão pt-pt está completamente em português - a melhor tradução que já vi! Mas o gnome da opensuse está mesmo muito estranho realmente! Confunde mais do que ajuda!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2007, 21:23 »
Boa avaliação.
Até hoje só usei Ubuntu,tentei usar o PCLINUX OS e o OpenSuse mas acabo voltando para o Ubuntu.tenho vontade de testar o fedora e o mandriva tbm :D

Offline bresol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2007, 11:15 »
otima análise, parabens...

estou com a iso do mandriva 2008 pra testar...essa ultima versao do ubuntu me decepcionou...
Só tenho q comrpar um cd pra gravar ela e testar  ;D

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2007, 11:21 »
otima analise!!!
colega jeferson!
eu usei so o ubuntu ainda!

quero fazer testes desssas distribuições que você falou!

eu vi que a mandriva ta muito estavel!
uma distro muito boa!

quase no parametro do ubuntu!


[];S

e um bom feliz ano novo

Dhiego.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2007, 13:06 »
Comecei pelo Kurumin (Bom, mais pra funcionar tudo é uma luta!), depois Mandriva, e estou no Ubuntu desde a última versão (7.04). Quero testar também estas outras que vc citou para fazer uma comparação, mais acho difícil alguma delas superar o Ubuntu, para mim a distro mais estável que existe.
 
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Piras

  • Visitante
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2007, 14:39 »
Caro JX,

Concordo plenamente com sua análise do Yast e do Gnome no openSuse. Para mim, que gosto muito do "Gnome" puro, a versão opensusista é simplesmente intragável! E também concordo com sua crítica ao excesso de categorias e subcategorias do menu openSuse. Para quê aquele tudo: para deixar a maioria dos submenus com apenas um item? Ou é simplesmente para atrapalhar o usuário. Neste ponto o Ubuntu é a distribuição que encontrou o melhor ponto de equilíbrio: personaliza apenas na medida do maior conforto.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:22 »
Parabéns JeffersonX, muito importante essa sua análise
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2007, 07:03 »
Muito bom esse seu comparativo!
Como a maioria dos afixionados por Linux, já experimentei  quase todas as distros existentes.
O Ubuntu uso já há alguns anos, mas quase sempre de experimentar. O openSUSE foi meu desktop padrão (KDE) por muito tempo, até a Novell fazer aquele besteira de acordo com a MS; aí eu caí fora por ideologia e não por causa da qualidade da distro. Em ambiente KDE, nível de ferramentas para administração, leveza e estabilidade não tem como o openSUSE.
Hoje meu desktop padrão é o Ubuntu mesmo (GNOME), concordo que falta o YaST por aqui, mas amo essa comunidade trabalhadora e acolhedora, que é o único motivo de não voltar par o openSUSE atualmente, pois essa atual versão (7.10) me decepcionou bastante. Estou aguardando a próxima versão para ver no que fica e decidir mais uma vez.
Ateh!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:12 »
Muito bom esse seu comparativo!
Como a maioria dos afixionados por Linux, já experimentei  quase todas as distros existentes.
O Ubuntu uso já há alguns anos, mas quase sempre de experimentar. O openSUSE foi meu desktop padrão (KDE) por muito tempo, até a Novell fazer aquele besteira de acordo com a MS; aí eu caí fora por ideologia e não por causa da qualidade da distro. Em ambiente KDE, nível de ferramentas para administração, leveza e estabilidade não tem como o openSUSE.
Hoje meu desktop padrão é o Ubuntu mesmo (GNOME), concordo que falta o YaST por aqui, mas amo essa comunidade trabalhadora e acolhedora, que é o único motivo de não voltar par o openSUSE atualmente, pois essa atual versão (7.10) me decepcionou bastante. Estou aguardando a próxima versão para ver no que fica e decidir mais uma vez.
Ateh!
Usei também a opensuse durante algum tempo. Aguardei com expectativa a 10.3 mas tive uma grande desilusão.
Algo no teu cometário que não concordo de todo... a opensuse não é nada leve. De facto foi a distro mais pesada que já utilizei e de estável tem muito pouco. Está sempre a pedir que resolvamos problemas de dependencias.
Se não uso opensuse hoje não tem nada a ver com o acordo novell/microsoft, pois se vamos a isso teriamos de boicotar também o openoffice e o gnome e o selinux usado no ubuntu

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2007, 09:53 »
sylvester,
Aí é que tá a discussão de muitos; meu Ubuntu, depois de algumas otimizações, consome "limpo-e-seco", em média, 368 MB. Já o openSUSE, 375 MB. Mas aqui há uma diferença, os aplicativos do openSUSE abrem quase que instantâneamente, enquanto os do Ubuntu, percebe-se que leva um tempo a mais.
Sei que isso tudo pode ser relativo ao meu hardware mas, por esse mesmo motivo, tem-se a impressão de que o ambiente openSUSE é mais leve.
Quanto ao resto é como eu disse, pura questão ideológica, para outros ilógica! Rss...
P.S.: para comparações usem o comando free, que sempre fala a verdade!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2007, 10:50 »
É verdade aleksandre... posso confirmar que o opensuse abre mesmo as aplicações muito mais rapido que o ubuntu.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:06 »
sylvester,
Você é o editor do blog Easy-Ubuntu, não? Assinei seu feed já há algum tempo.
Que tal o mesmo artigo acompanhado de screens por lá?
Ateh!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #13 Online: 14 de MAR?O de 2008, 09:06 »
Boa JeffersonX :)
Eu também gosto muito do openSUSE (apesar da tradução que nem vou tentar... hehehe, por motivos que vou explicar adiante), mas o seu sistema de "baixar > instalar" pacotes online é simplesmente fantástico! Você pode adicionar o repositório pertencente ao pacote ou não, isso é muito bom pra testar programas "UNSTABLE" sem comprometer o sistema inteiro :)
Os problemas que tive foram relacionados a minha net, tudo no braço, e o meu monitor nunca teve sua resolução máxima reconhecida no SUSE, tenho que configurar no braço, nada que me incomode, mas poderia ser melhor nesses aspectos.

Já o Mandriva, tem o melhor suporte a Hardware que eu já tenha testado no Linux, é leve, e minha net, que é trabalhosa de ser configurada no Linux, nele, configura praticamente sem problemas nenhum e rapidamente.
Só notei que a "textura", a "sensação" de mexer no sistema é parecido com a do Kalango Linux por exemplo, não é a mesma sensação de se mexer no GNOME do Debian ou Ubuntu, é difícil explicar, a "textura" e "sensação" parecem as mesmas tanto no GNOME como no KDE dele, mas isso também não é muito importante, suas vantagens superam.

O Fedora eu gostaria muito de testar, mas preciso que minha net funcione nele, e duas coisas fundamentais pra minha net funcionar no Linux são o modprobe e o usbserial, alguém sabe se o Fedora já tem eles por padrão?

No mais, são grandes distros, e você já falou dos "Controls Centers", nada mais a acrescentar, simplesmente demais! ;D
Só não concordo que o Ubuntu deva ter o DVD como padrão, pra quem tem net lerda como eu, baixar um DVD do Ubuntu pode demorar uma semana inteira... sendo que um CD pode ser baixado em um ou dois dias. Além disso, só baixei o SUSE novamente por que eu podia escolher baixar em CD e com o GNOME. Acredito que as duas opções devam sempre estar presentes, pois se o Linux visa a diversidade, os pobres tem que ter vez também hehehe. Por tanto, baixar um CD só pra colocar o idioma no openSUSE está fora de cogitarão pra mim.
Já testei uma versão antiga do SUSE (não me lembro qual :P), e também o Mandriva 2007. Agora estou testando o openSUSE 10.3 e já estou baixando o Mandriva 2008 ;D
O Ubuntu é minha distro padrão, mas como eu sou um entusiasta do Software Livre, já viu né? hehehe

Abraço e até mais.
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2008, 14:58 por kErNeL_sCrIpT »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 vs Mandriva 2008 vs Fedora 8 vs openSUSE 10.3
« Resposta #14 Online: 14 de MAR?O de 2008, 10:00 »
Eu também costumo baixar e testar quase tudo que encontro e concordo que as distros de ponta estão cada vez melhores e mais fáceis de usar.

Hoje usar Linux é como escolher um time para torcer. Muita emoção e pouca razão.

E pensar que toda esta verdadeira "revolução desktop" começou com o Ubuntu...

PS: Para nós, brasileiros, o Ubuntu é a distro com melhor suporte (não tem nada que chegue aos pés deste nosso Fórum), sendo este o único motivo racional para escolhe-lo.
:: Linux Registered User nº 439378 ::