vampire_thunder
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3315 em: 04 de Fevereiro de 2011, 13:16 » |
|
Alguém tem o patch do aufs?
Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.
PS: o que é CFS? É melhor que o BFS?
|
|
|
|
|
|
|
|
Gunss
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3316 em: 04 de Fevereiro de 2011, 14:59 » |
|
Ele vem no kernel do Ubuntu, então nunca liguei, mas agora quero fazer outros testes e estou precisando desse patch, e não acho em lugar nenhum.
aqui tem o AUFS http://git.zen-kernel.org/zen-stable/olha que legal, to testando alguns patchs no kernel .37 e olha essas opções: Custom LDFLAGS for kernel (consider this if you're fucking stupid)
CONFIG_CUSTOM_LDFLAGS:
What the fuck would you do this for!?!?! No, seriously the kernel doesn't link against anything. so wtf. Custom CFLAGS for kernel
CONFIG_CUSTOM_CFLAGS:
You can use this to easily set custom gcc CFLAGS to be used for the entire kernel (including modules).
No warning for you, i can't fix stupidit
|
|
|
|
|
|
|
|
vampire_thunder
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3317 em: 04 de Fevereiro de 2011, 15:39 » |
|
aqui tem o AUFS http://git.zen-kernel.org/zen-stable/Esse está furado. Não cria a pasta fs/aufs nem seus arquivos, e também não cria a entrada para o menuconfig.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
vampire_thunder
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3319 em: 04 de Fevereiro de 2011, 18:04 » |
|
Esse daí, no caso os 3 que baixei lá, deram erro na compilação. O mais correto que encontrei foi esse, mas é para o 2.6.36 e dá erro também na hora de aplicar, bem como na hora de compilar. Tá brabo 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #3320 em: 05 de Fevereiro de 2011, 14:58 » |
|
Senhores, tomei o caminho mais curto!  Instalei o Mint Linux 10 (Julia) 64bits no Pc de casa! E depois adicionei o repositório do Liquorix e "tasquei" o 2.6.37.7 com a seguinte listinha de patchs: http://liquorix.net/sources/patches/Destaques para: aufs-37 cfs-cgroup-stuff/ bfq-36/ ureadahead/ (e sim ,o kernel do Liquorix não ferra com o Plymouth do Julia) cfs-low-latency Entre outros! É a primeira vez que tenho um sistema 64bits que após o boot, com Gnome e tudo, consome apenas 189MB!!!! Muito rápido mesmo, e fica nítido que ele compilou de forma genérica! Ele tem o mesmo comportamento do quando compilava o Omnislash de forma genérica! Ele é rápido para abrir os programas da primeira vez, e na segunda não dá muita diferença, e se ficar muito tempo sem chamar o programa, ele "limpa" ele do cache, o que torna o seu segundo chamamento lento! O bom te comparar com a compilação com march=native como 2.6.34 do Omnislash é que, como o Gunss já havia salientado, o consumo de RAM é muito maior! É normal ele subir consumindo 320MB e fica em torno de 1GB de consumo com um monte de coisas abertas! O kernel do Liquorix fica em torno de 700MB! A abertura dos programas usando Core2 + o march-native no Omnislash torna sua reposta muito mais imediata na segunda vez que você chama qualquer programa! Também é mais fluido para navegar na internet com aqueles montes de animações Flash! Por falar em navegação, alguém aqui tá usando o Google Chrome 9? Ele está destruindo na aceleração das animações, agora ele vem com a capacidade de aceleração de hardware da placa de vídeo! Os dois são muito rápidos! Cada um com suas vantagens e desvantagens! O páreo é duro! Se não tivesse usado o March=native no Omnislash, com certeza do kernel do Liquorix ganharia fácil essa! Vejam que é briga entre 2.6.34 X 2.6.37! O Kernel do Liquorix usa CFS turbinado! É gostoso de usar o CFS, você exige do HD e ele "parece" se manter inabalado, continua fluido e sem travadas, ele consome menos recurso da CPU, mas é um pouco mais lento pra responder do que quando uso a dupla BFS + BFQ! Enfim, se tivesse que usar em uma máquina com muitos acessos no HD (tipo um servidor), é bem melhor usar o CFS! O pessoal do CFS também não tem ficado parado, eles estão sempre melhorando o CFS! Continuarei aqui com os testes destes dois kerneis! Há sim! O kernel 2.6.35 do Mint é lerdo como o do Ubuntu! A diferença é que eu consigo usar ele no meu PC, o do Ubuntu nem consegue reconhecer meu processador direito!
|
|
|
|
|
* Ubuntu 13.04 64bits / Windows 7 64bits - PC Casa! * Kubuntu 12.10 64bits / Windows 7 64bits - Netbook trabalho! * CentOS 6.4 64bits Servidor de arquivos em modo texto - Casa * MacOS Montain Lion - Mac Mini servidor multimidia - Casa
|
|
|
Gunss
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3321 em: 05 de Fevereiro de 2011, 16:34 » |
|
galactus, você foi modesto para escolher os patchs.
Já que esta no CFS, usa o transparent-hugepages, e você poderia ter usado o BFQ-37 para o kernel que você usa.
Eu também estou com o .37 aqui, baixei vários patchs do ZEN.
Vou testar ainda esses patchs para o CFS.
|
|
|
|
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2011, 16:41 por Gunss »
|
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #3322 em: 06 de Fevereiro de 2011, 09:36 » |
|
galactus, você foi modesto para escolher os patchs.
Já que esta no CFS, usa o transparent-hugepages, e você poderia ter usado o BFQ-37 para o kernel que você usa.
Eu também estou com o .37 aqui, baixei vários patchs do ZEN.
Vou testar ainda esses patchs para o CFS.
Gunss meu caro amigo, talvez eu não tenha sido claro! Eu usei o pacote binário do liquorix com lista completa dos patchs dele! misc-2.6.37/ fsync-fixes-2.6.37/ compaction-2.6.37/ experimental/ ck/ aufs-37/ openwrt-2.6.36/ deactivate-invalidated-pages-v3/ io-less-dirty-throttling-v2/ cfs-cgroup-stuff/ kswapd-2.6.37/ likely-unlikely-sched/ fbcondecor-36/ heftig-37/ vhba/ phc-36/ ondemand/ mel-gorman/ bfq-36/ writeback-v2/ ureadahead/ reiser4/ aufs/ cfs-autogroup/ bfq/ bfq-37/ ck-37/ mm-preempt-v6/ thiscpuops-upgrade/ writeback-v3/ cfq/ inode-lock-scalability-v6/ rfc-likely-unlikely/ writeback-20100111/ cfs-idle-balancing/ touchad-2.6.37/ cfs-min-gran/ compat-wireless/ cfs-low-latency/ mmotm/ mm-preempt/ deactivate-invalidated-pages-v4/ kswapd-fixes-for-2.6.37/ memory-compaction/ deactivate-invalidated-pages/ heftig/ transparent-hugepages/ wake_afine_fixes-2.6.37/ suse/ patch-2.6.34-ck1 mm-stop-background-writeback-if-there-is-other-work-queued-for-the-thread.patch [PATCH] vmscan: synchronous lumpy reclaim don't call congestion_wait().eml Fix-regression-in-O_DIRECT-O_SYNC-writes-to-block-devices.patch .DATE tipc-security-fix.patch madwifi-2.6.35.patch fix-writeback-32.patch [RFC PATCH] check_preempt_tick should not compare vruntime with wall time.eml 0001-mm-Stop-background-writeback-if-there-is-other-work-.patch 0001-mm-Avoid-resetting-wb_start-after-each-writeback-ro.patch .DATE=2010-12-02-16-34 peter-ziljstra-diminish-min-granularity-patch.eml ondemand.mbox fix-writeback-33.patch channel-negative-one-maxim.patch bugfix-16315-icebp-opcode-0xf1-no-longer-causing-a-SIGTRAP-breaks-wine.patch [PATCH] vmscan: move referenced VM_EXEC pages to active list.eml [PATCH] Optimize relay_alloc_page_array() slightly by using vzalloc rather than vmalloc and memset.eml [PATCH 2_5] writeback: stop periodic_background work on seeing sync works.eml .directory bugfix-16315-icebp-opcode-0xf1-no-longer-causing-a-SIGTRAP-breaks-wine.patch~ [PATCH] vmscan: add a configurable inactive_file_ratio.eml Então eu não fui econômico, eu fui prático!  Agora, achei o kernel do Aptosid mais rápido! Testei o aptosid aqui, mas ele tava todo "capado"! Sem codecs, sem samba e mais um monte de coisas que eu uso no dia-a-dia! Mas o Aptosid usa KDE!
|
|
|
|
|
* Ubuntu 13.04 64bits / Windows 7 64bits - PC Casa! * Kubuntu 12.10 64bits / Windows 7 64bits - Netbook trabalho! * CentOS 6.4 64bits Servidor de arquivos em modo texto - Casa * MacOS Montain Lion - Mac Mini servidor multimidia - Casa
|
|
|
Gunss
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3323 em: 06 de Fevereiro de 2011, 13:25 » |
|
ah sim... poxa quanta coisa!!
Aqui com esse kernel o plymouth não inicia muito bem.
|
|
|
|
|
|
|
|
vampire_thunder
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3324 em: 07 de Fevereiro de 2011, 01:38 » |
|
Senhores, tomei o caminho mais curto!  Instalei o Mint Linux 10 (Julia) 64bits no Pc de casa! E depois adicionei o repositório do Liquorix e "tasquei" o 2.6.37.7 com a seguinte listinha de patchs: http://liquorix.net/sources/patches/Destaques para: aufs-37 cfs-cgroup-stuff/ bfq-36/ ureadahead/ (e sim ,o kernel do Liquorix não ferra com o Plymouth do Julia) cfs-low-latency Entre outros! É a primeira vez que tenho um sistema 64bits que após o boot, com Gnome e tudo, consome apenas 189MB!!!! Muito rápido mesmo, e fica nítido que ele compilou de forma genérica! Ele tem o mesmo comportamento do quando compilava o Omnislash de forma genérica! Ele é rápido para abrir os programas da primeira vez, e na segunda não dá muita diferença, e se ficar muito tempo sem chamar o programa, ele "limpa" ele do cache, o que torna o seu segundo chamamento lento! O bom te comparar com a compilação com march=native como 2.6.34 do Omnislash é que, como o Gunss já havia salientado, o consumo de RAM é muito maior! É normal ele subir consumindo 320MB e fica em torno de 1GB de consumo com um monte de coisas abertas! O kernel do Liquorix fica em torno de 700MB! A abertura dos programas usando Core2 + o march-native no Omnislash torna sua reposta muito mais imediata na segunda vez que você chama qualquer programa! Também é mais fluido para navegar na internet com aqueles montes de animações Flash! Por falar em navegação, alguém aqui tá usando o Google Chrome 9? Ele está destruindo na aceleração das animações, agora ele vem com a capacidade de aceleração de hardware da placa de vídeo! Os dois são muito rápidos! Cada um com suas vantagens e desvantagens! O páreo é duro! Se não tivesse usado o March=native no Omnislash, com certeza do kernel do Liquorix ganharia fácil essa! Vejam que é briga entre 2.6.34 X 2.6.37! O Kernel do Liquorix usa CFS turbinado! É gostoso de usar o CFS, você exige do HD e ele "parece" se manter inabalado, continua fluido e sem travadas, ele consome menos recurso da CPU, mas é um pouco mais lento pra responder do que quando uso a dupla BFS + BFQ! Enfim, se tivesse que usar em uma máquina com muitos acessos no HD (tipo um servidor), é bem melhor usar o CFS! O pessoal do CFS também não tem ficado parado, eles estão sempre melhorando o CFS! Continuarei aqui com os testes destes dois kerneis! Há sim! O kernel 2.6.35 do Mint é lerdo como o do Ubuntu! A diferença é que eu consigo usar ele no meu PC, o do Ubuntu nem consegue reconhecer meu processador direito! Adorei a dica, baixei, compilei, ficou redondo mas o aufs não habilita 
|
|
|
|
|
|
|
|
MSXManiac
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3325 em: 07 de Fevereiro de 2011, 10:07 » |
|
Então eu não fui econômico, eu fui prático!  Agora, achei o kernel do Aptosid mais rápido! Testei o aptosid aqui, mas ele tava todo "capado"! Sem codecs, sem samba e mais um monte de coisas que eu uso no dia-a-dia! Mas o Aptosid usa KDE! Então meu caro Galactus! Vamos ser práticos! To com um netbook Atom N270 da Philco e com o Mint Julia 32 bits! Tá uma lesmeira só e eu to em viagem, o que significa que internet só no wifi do hotel e naquelas velôs que vc deve imaginar! Como esse hardware é chato, principalmente a webcam e o wifi, acho que será necessário no mínimo um 2.6.37! Me dá a receita do bolo com cerejas na cobertura de glacê? rsrsrsrsrsrsrsrsrs.... Ajuda um pobre noob aspirante a lammer vai! A receita direto! Depois discutiremos filosoficamente as opções "na unha" disponíveis! To sem tempo e sem neurônios no momento!
|
|
|
|
|
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #3326 em: 07 de Fevereiro de 2011, 14:49 » |
|
Então eu não fui econômico, eu fui prático!  Agora, achei o kernel do Aptosid mais rápido! Testei o aptosid aqui, mas ele tava todo "capado"! Sem codecs, sem samba e mais um monte de coisas que eu uso no dia-a-dia! Mas o Aptosid usa KDE! Então meu caro Galactus! Vamos ser práticos! To com um netbook Atom N270 da Philco e com o Mint Julia 32 bits! Tá uma lesmeira só e eu to em viagem, o que significa que internet só no wifi do hotel e naquelas velôs que vc deve imaginar! Como esse hardware é chato, principalmente a webcam e o wifi, acho que será necessário no mínimo um 2.6.37! Me dá a receita do bolo com cerejas na cobertura de glacê? rsrsrsrsrsrsrsrsrs.... Ajuda um pobre noob aspirante a lammer vai! A receita direto! Depois discutiremos filosoficamente as opções "na unha" disponíveis! To sem tempo e sem neurônios no momento! MSXManiac, essa é super fácil! Sem brincadeira! Você segue a instrução do site do Kernel Liquorix: http://liquorix.net/Adiciona a lista de repositórios dele (não se esqueça de colocar a chave de assinatura para não ficar com aquela mensagem chata de pacote sem segurança) e depois instala o kernel 2.6.37! Se estiver usando a versão 10.10, ela vai instalar numa boa sem nem precisar mexer no initfram! Aí é só reiniciar o sistema e torcer para que tudo dê certo! Agora, se preferir, pode fazer como o vampire fez, baixar e compilar os patchs que ele já disponibiliza em um pacote binário prontinho pra gente!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Gunss
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3328 em: 07 de Fevereiro de 2011, 15:14 » |
|
tava lendo agora esse artigo e pensando em postar aqui. Ainda tem que adicionar os novos AMD nesse GCC. Em alguns pontos ele se sai muito bem, em outros indiferente e em outros não vai bem, é realmente instavel.
|
|
|
|
|
|
|
|
buli
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3329 em: 07 de Fevereiro de 2011, 16:57 » |
|
Esse aqui é o AUFS oficial: 1. No Debian em primeiro lugar é necessário instalar o GIT (não sei no Ubuntu): sudo apt-get instal git-core 2. Uma vez instalado o GIT, baixe o patch do AUFS: git clone http://git.c3sl.ufpr.br/pub/scm/aufs/aufs2-standalone.git aufs2-standalone.git cd aufs2-standalone.git git checkout origin/aufs2.1-36 cd -
Importante: Na terceira linha acima, aufs2.1 é a versão do AUFS, no entanto que o 36 é a versão do kernel que você está tentando compilar, 2.6. 36, no caso do exemplo acima. Aí você teria que mudar a versão do kernel que você utilizar. Off-topic: Repare que o AUFS oficial é hospedado no site da UFPR, uma contribuição do Brasil para a comunidade do software-livre e open-source  3. Aplique os seguintes patches: aufs2-standalone.git/aufs2-kbuild.patch aufs2-standalone.git/aufs2-base.patch aufs2-standalone.git/aufs2-standalone.patch 4. Finalmente copie para o /usr/src/linux as seguintes pastas (junto com tudo seu conteúdo): aufs2-standalone.git/Documentation aufs2-standalone.git/fs aufs2-standalone.git/include 5. make xconfig (ou make menuconfig): File systems Miscellaneous filesystems (MISC_FILESYSTEMS) -> Aufs (Advanced multi layered unification filesystem) support (AUFS_FS) Eu geralmente marco como módulo. Se for criar live-cd's acho mais facil de debugar. 6. Depois é so compilar o kernel como acostmado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|