Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335693 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2007, 21:38 »
Baixe o último driver atualmente é o 100.14.19 se não me engano

depois digite control + Alt + F1 indo para o modo texto

Va para o diretório do arquivo e digite:

sudo init 3
sudo killall kdm (se vc usa o kde)
sudo killall gdm (se vcusa o gnome)

sudo sh nomedoarquivotodoincluindoaextensão

Depois ele vai perguntar se quer fazer download de um kernel ou compilar, escolha compilar, depois ele pergunta se quer atualizar a configuração do xorg e pronto.


Citar
Parabéns Hqxriven, mais importante do que conseguir fazer isso no Kubuntu foi você lembrar da galera aqui e compartilhar o conhecimento que adquiriu. Essa é uma das coisas que diferencia aqueles que usam software livre daqueles que usam software proprietário/pirata.

Obrigado cadiles!!!

Acho que é por isso que o linux está se popularizando nos desktops, pq as pessoas compartilham o conhecimento

E aí pinduvoz conseguiu amigo??? Fiquei preocupado...

Em relação aos drivers restritos consegui ativar e desativar tranquilamente o driver nvidia sem precisar compilar os restricted-modules apesar de ele me mostrar uma mensagem de advertência...

Hqx
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 23:46 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2007, 04:58 »
Nunca me aventurei em nada mais avançado como compilação de kernel, esse "esquema" que tu passou serve para o Ubuntu também ou é só pro Kubuntu que faz diferença?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2007, 06:58 »
Citar
Nunca me aventurei em nada mais avançado como compilação de kernel, esse "esquema" que tu passou serve para o Ubuntu também ou é só pro Kubuntu que faz diferença?

Uma boa compilação de kernel faz bem para qualquer sistema, a que eu fiz é voltada para desktops pois aumenta a velocidade da resposta do sistema algo TOTALMENTE desaconselhável em servidores se tiver muitas requisições...

Essa compilação foi feita em cima da instalação padrão do kubuntu 7.10 com pouquíssimos pacotes instalados então eu acredito (embora não tenha total certeza) que funcionará no ubuntu 7.10 também.

Nem tudo que funciona de forma padrão no kubuntu 7.10 funcionará com esse kernel (dipositivos sem fio algumas vezes não funcionam), visto que a configuração dele NÃO É BASEADA NO 2.6.22 padrão do kubuntu (pelo menos o novo kernel detectou a minha placa de som YES!!!).

É o novo kernel 2.6.23 que possui um novo sheduler (agendador de tarefas - CFS) por padrão (se vc baixar o seu e compilar vai sentir a diferença), uma nova forma (mais rápida) de se comunicar com dispositivos de entrada e saída e um novo sistema de gerenciamento de memória (SLUB) que é em algumas máquinas tem demonstrado ser superior ao anterior (SLAB) apesar que o SLAB é super estável.

É super fácil de instalar e remover porque eu já fiz o trabalho pesado e criei um pacote deb...
Ele já instala e atualiza o grub, aí vc dá um boot e faz os testes.

Se quiser testar e dar a sua opinião será bem vindo!!!
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 06:48 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2007, 07:03 »
Muitos parabens hqxriven pela iniciativa.
Está aí um belo trabalho!
Se tivesse visto isto antes talvez não mudasse para o debian ;)

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2007, 07:48 »
Citar
Muitos parabens hqxriven pela iniciativa.
Está aí um belo trabalho!
Se tivesse visto isto antes talvez não mudasse para o debian

Obrigado pelo comentário sylvester

Não se preocupe vc está bem servido com o debian, o kernel dele é bom e enxuto!!!

Screenshot do meu sistema usando o kernel novo



OFF: pinduvoz vc conseguiu???

Hqx
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2007, 08:14 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2007, 10:27 »
Olá Hqx

A diferença de performance é tão grande assim? No meu caso com Ubuntu precisarei instalar o driver Nvidia do site deles ou poderei ativar via "Drivers Restritos"? Quando vier nova atualização de kernel via "Gerenciador de Atualizações" como ficará?

Agradeço a ajuda...

Abrs. e Feliz Natal!
Junior

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #21 Online: 25 de Dezembro de 2007, 12:02 »
Citar
Olá Hqx

A diferença de performance é tão grande assim? No meu caso com Ubuntu precisarei instalar o driver Nvidia do site deles ou poderei ativar via "Drivers Restritos"? Quando vier nova atualização de kernel via "Gerenciador de Atualizações" como ficará?

Agradeço a ajuda...

Abrs. e Feliz Natal!
Junior

É grande... mas não tenho uma ferramenta de análise de performance para verificar, para vc ter uma idéia eu estava usando vesa e estava rápido agora com o driver de vídeo está voando.

Faça um teste, é indolor... é um pacote .deb vc instala e desinstala fácil.

Nunca usei o envy, sempre instalo do site da nvidia e é possível habilitar e desabilitar depois (de instalado o driver) nos drivers restritos



Aqui vc vê ele reclamando...



Aqui eu desativei...

Então ACHO que o mesmo que eu faço no kubuntu vc pode fazer com o ubuntu com o driver nvidia...

O meu pacote é deb e o da atualização é deb...

Quando vc instala um novo kernel ele não remove o anterior se é isso o que vc quer saber. O seu kernel padrão do kubuntu ainda existirá e estará na lista do grub.

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #22 Online: 25 de Dezembro de 2007, 13:27 »
hqxriven, já estou a baixar o novo kernel e vou experimentar e postar aqui o resultado.
Para desabilitar os serviços podemos faze-lo de forma grafica pelo centro de controlo do kde.
Achei mais facil e intuitivo

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #23 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:02 »
Essa idéia poderá ser aplicada no Ubuntu 7.10 também ou o mesmo é desnecessário?
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #24 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:24 »
Bem, já testei. Melhorou o boot em 8 segundos, e o sistema parece bem mais rapido. Vale bem a pena instalar esse kernel.
Recomendo!! Bom trabalho Hqx!!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #25 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:30 »
ah e esqueci-me de dizer a memória caiu para os 80mb com o superkaramba contra 140 anteriormente :o :o

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #26 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:37 »
Citar
Bem, já testei. Melhorou o boot em 8 segundos, e o sistema parece bem mais rapido. Vale bem a pena instalar esse kernel.
Recomendo!! Bom trabalho Hqx!!

ah e esqueci-me de dizer a memória caiu para os 80mb com o superkaramba contra 140 anteriormente

YES!!! Primeiro relato com sucesso de um usuário, fiquei feliz :D

E olha que nem mostrei como otimizar o Kde :o

EDIT1
E aí sylvester fala mais, executou o kaffeine e o firefox ou o open office??? E a memória como está.

Com vesa eu executo o kaffeine e vejo vídeos tranquilamente!!!

Citar
Essa idéia poderá ser aplicada no Ubuntu 7.10 também ou o mesmo é desnecessário?

NÃO TENHO CERTEZA, mas acredito que pode usar!!!
Hqx
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2007, 14:51 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #27 Online: 25 de Dezembro de 2007, 18:21 »
E se juntar isso com akele esquema feito pra outro distro brasileira e portado pra ubuntu que os kras fizeram aí ???
esqueci o nome, mas era justamente pra melhorar a velocidade de boot colocando alguns processos em paralelo e reconfigurando outras coisas...

Alguem aí com certeza vai lembrar o nome do projeto que to falando, pq eu agora não lembro :P

Testa essas melhorias com ele pra dizer se fica bom ...


E sobre a mudança no sistema de Hibernar ? é melhor que p patch SoftwareSuspend2 (acho que era esse o patch), pq tenho tido problemas com o hibernar que ja vem no kubuntu/ubuntu no meu Laptop (Acer 3102) pq tenho pensando em testar esse patch, mas tava com preguisa de recompilar o kernel, mas com esse aí até me incentiva :D hehehe

Outra duvida sobre a velocidade, reparei que o HDParm não vem ativado, é recomendavel ativar, ou o (KXEU)buntu usa algum outro esquema melhor ?

também reparei alguma lentidão pra rodar videos, por exemplo, videos HDTV em h264 com 720p que no windows roda normal, no linux ele fica quadro-a-quadro... será que tem a ver com outra coisa, ou fazendo as modificações sugeridas deve melhorar isso também ?

Vou testar tudo isso sabado que vem, que estou de folga, mas se alguem puder responder minhas duvidas facilita bastante :D


E parabens mesmo pelas dicas Hqxriven tava faltando isso no kubuntu e cia....
deveria traduzir pra ingles e por isso também no forum oficial, quem sabe os desenvolvedores resolvem pegar pelo menos um parte dessas melhorias, afinal, pq eles não se dedicam mais a velocidade do sistema ? o excesso de processo carregados no boot mesmo é uma reclamação que sempre vejo por aí ... deveriam pensar melhor nisso...

valeu !
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #28 Online: 25 de Dezembro de 2007, 19:02 »
Citar
E se juntar isso com akele esquema feito pra outro distro brasileira e portado pra ubuntu que os kras fizeram aí Hein?
esqueci o nome, mas era justamente pra melhorar a velocidade de boot colocando alguns processos em paralelo e reconfigurando outras coisas...

Alguem aí com certeza vai lembrar o nome do projeto que to falando, pq eu agora não lembro Lingua

Testa essas melhorias com ele pra dizer se fica bom ...

Texas flood!!!
Só faz diferença no Reiserfs, mas é freeware não é gpl e certos serviços não são carregados direito... (eu testei)

O melhor é fazer aquelas dicas que coloquei mesmo, já faz uma grande diferença...

Citar
E sobre a mudança no sistema de Hibernar ? é melhor que p patch SoftwareSuspend2 (acho que era esse o patch), pq tenho tido problemas com o hibernar que ja vem no kubuntu/ubuntu no meu Laptop (Acer 3102) pq tenho pensando em testar esse patch, mas tava com preguisa de recompilar o kernel, mas com esse aí até me incentiva

Não conheço esse patch... O SLUB é novo e em algumas máquinas não funciona direito, o mais antigo o SLAB é estável, mas o SLUB é mais rápido...

Olha só isso...

Troubleshooting:

Q. Help! My suspend and hibernate buttons don't work!:

A. The new SLUB allocator in the 2.6.22 and later kernels has a bug in it that does not allow some systems to suspend or hibernate. To fix this, just use the SLAB allocator instead of SLUB in the xconfig dialog.

Eu não garanto nada, mas vc poderia tentar com o meu kernel e ver se funciona...

Citar
Outra duvida sobre a velocidade, reparei que o HDParm não vem ativado, é recomendavel ativar, ou o (KXEU)buntu usa algum outro esquema melhor ?

Não entendi...

Vou supor que viu o meu screenshot e nele o hdparm está desativado...

É justamente pq em hd sata ele não é utilizado... por isso é um serviço desnecessário em hd sata.

Citar
também reparei alguma lentidão pra rodar videos, por exemplo, videos HDTV em h264 com 720p que no windows roda normal, no linux ele fica quadro-a-quadro... será que tem a ver com outra coisa, ou fazendo as modificações sugeridas deve melhorar isso também ?

Depende de dois pontos: kernel e driver de vídeo

Com kernel rápido ajuda, mas para ver vídeos um bom driver é essencial (nvidia ou ati pq esses drivers tem uma boa relação de performance no linux).

Citar
Vou testar tudo isso sabado que vem, que estou de folga, mas se alguem puder responder minhas duvidas facilita bastante Contente

E parabens mesmo pelas dicas Hqxriven tava faltando isso no kubuntu e cia....
deveria traduzir pra ingles e por isso também no forum oficial, quem sabe os desenvolvedores resolvem pegar pelo menos um parte dessas melhorias, afinal, pq eles não se dedicam mais a velocidade do sistema ? o excesso de processo carregados no boot mesmo é uma reclamação que sempre vejo por aí ... deveriam pensar melhor nisso...

valeu !

Já existe o projeto de kernel Zen no ubuntu fórum internacional (tão rápido quanto o meu, mas ele pegam pesado, é otimização extrema, é coisa de doido, para vc ter uma idéia o tempo de resposta dos aplicativos do kernel padrão do kubuntu é 250, no meu coloquei para 1000 que é o ideal para o desktop, o Zen existe a opção de 10000 MEU DEUS!!! eu é que não quero competir com eles) :-\

Obrigado pelo comentário

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #29 Online: 25 de Dezembro de 2007, 19:08 »
E se juntar isso com akele esquema feito pra outro distro brasileira e portado pra ubuntu que os kras fizeram aí ???
esqueci o nome, mas era justamente pra melhorar a velocidade de boot colocando alguns processos em paralelo e reconfigurando outras coisas...

Alguem aí com certeza vai lembrar o nome do projeto que to falando, pq eu agora não lembro :P

Resulinux
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM