Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335335 vezes)

Offline anjo_ed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3435 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 17:22 »
Tudo depende das opções que você escolhe na hora de compilar.

E o que você quer dizer com o kernel 2.6.38 corrigir?
De acordo com a Phoronix, o novo kernel possui um desempenho bem mais alto, http://phoronix.com/forums/showthread.php?27138-The-200-Line-Linux-Kernel-Patch-That-Does-Wonders

Pois é, eu não mexi em quase nada ao compilar o kernel 2.6.37. Tinha algo a mexer ?

O Phoronix é meio exagerado.

Você poderia ter aplicado patchs. Removido coisas inuteis ao seu hardware do kernel, isso leva tempo e não ajuda tanto assim, mas melhora um pouco o consumo de ram e no tamanho final do kernel.
No site zen-kernel.org na documentação tem algumas coisas bem legais sobre compilação. Da uma lida.


ps: alguém habilita a opção CONFIG_X86_GENERIC ?





Pergunta, esse kernel possui o KMS ativado ? Pergunto isso porque estou com problemas para subir o Xorg com o driver de video Intel (aquele i915....)
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2011, 17:29 por anjo_ed »

Offline anjo_ed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3436 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 17:40 »
Tudo depende das opções que você escolhe na hora de compilar.

E o que você quer dizer com o kernel 2.6.38 corrigir?
De acordo com a Phoronix, o novo kernel possui um desempenho bem mais alto, http://phoronix.com/forums/showthread.php?27138-The-200-Line-Linux-Kernel-Patch-That-Does-Wonders

Pois é, eu não mexi em quase nada ao compilar o kernel 2.6.37. Tinha algo a mexer ?

O Phoronix é meio exagerado.

Você poderia ter aplicado patchs. Removido coisas inuteis ao seu hardware do kernel, isso leva tempo e não ajuda tanto assim, mas melhora um pouco o consumo de ram e no tamanho final do kernel.
No site zen-kernel.org na documentação tem algumas coisas bem legais sobre compilação. Da uma lida.


ps: alguém habilita a opção CONFIG_X86_GENERIC ?





Pergunta, esse kernel possui o KMS ativado ? Pergunto isso porque estou com problemas para subir o Xorg com o driver de video Intel (aquele i915....)

Esquece, não estava ativado a variável i915.modeset=1. Com ela, a interface gráfica subiu.

Agora, vamos ver o quanto pode ser rápido esse kernel (sem os patch...BFQ e BFS)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3437 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 22:09 »
Nossa, vocês são rápidos. Muita coisa para ler, nem li tudo.

Sim MSXManic, o do Liquorix tem um comportamento mais fluido mesmo! Ele usa CFQ, o Lineduc usa BFS + BFQ com patch do Cgroup se não estou enganado, né vampire?

O do aptosid e o Omnislash são os mais rápidos na minha máquina, o Omnislash ainda é o mais rápido por tudo o que aprendemos aqui, é o único com compilação feita "a dedo" e com o march=native! O kernel do Lineduc funcionou melhor em máquinas com poucos recursos, pelo menos pra mim foi o que percebi!

Era isso aí. Mas por conta dos problemas do ureadahead, resolvi compilar o kernel do Ubuntu do git, novamente, e ele não aceita o BFS porque já vem com o patch das 200 linhas por padrão.
Testei o CFQ aqui e até a transferência de arquivos ficou muito pior. Demorou muuuuuito para eu copiar o source do kernel para outro HD. Já o BFQ, testei no i7 do meu colega e deu uma taxa de 30MB/s :o
Cheguei a testar também a troca de "generic" para "Pentium 4" mais os march=native. Ficou péssimo, toda hora dava kernel panic. Então voltei para o generic e coloquei os march=native na unha, mas não troquei os 'mtune' por 'march'. deixei mtune=native.
Portanto, os únicos patches que apliquei foram o do reiser4, squashfs-lzma e BFQ. Os outros (ureadahead, aufs e cgroups) já vem no kernel do Ubuntu.
Configurei 'generic', 300Hz, ondemand, e fiz um liveCD depois de compilado. Em modo live, fiz as alterações no EXT4 do artigo do Galactus, colocando o journal em partição separada no mesmo HD.

O sistema está voando  :D
Até o Firefox rodando aplicativo em Flash, que estava péssimo, me fazendo quase abrir meu note novinho para ver se tinha algo errado, está redondo.

Meu único problema é que minha pasta home estava criptografada e eu não estou conseguindo acessar meus arquivos  :-\

Agora vou compilar o 32 bits e upar para quem quiser testar.

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3438 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 09:29 »

Portanto, os únicos patches que apliquei foram o do reiser4, squashfs-lzma e BFQ. Os outros (ureadahead, aufs e cgroups) já vem no kernel do Ubuntu.
Configurei 'generic', 300Hz, ondemand, e fiz um liveCD depois de compilado. Em modo live, fiz as alterações no EXT4 do artigo do Galactus, colocando o journal em partição separada no mesmo HD.

O sistema está voando  :D
Até o Firefox rodando aplicativo em Flash, que estava péssimo, me fazendo quase abrir meu note novinho para ver se tinha algo errado, está redondo.

E posso saber qual é a versão deste kernel?
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3439 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 09:57 »

Portanto, os únicos patches que apliquei foram o do reiser4, squashfs-lzma e BFQ. Os outros (ureadahead, aufs e cgroups) já vem no kernel do Ubuntu.
Configurei 'generic', 300Hz, ondemand, e fiz um liveCD depois de compilado. Em modo live, fiz as alterações no EXT4 do artigo do Galactus, colocando o journal em partição separada no mesmo HD.

O sistema está voando  :D
Até o Firefox rodando aplicativo em Flash, que estava péssimo, me fazendo quase abrir meu note novinho para ver se tinha algo errado, está redondo.

E posso saber qual é a versão deste kernel?

É o mesmo do anterior, 2.6.37-12.26.

Pessoal, resolvi testar o patch do Reiser4 que havia aplicado nesse kernel. Em modo Live, fui no GParted e formatei a partição em Reiser4 perfeitamente. Depois fui instalar e para minha surpresa o Ubiquity não me deu opção de instalar no sistema de arquivos. Ele disse que era desconhecida  :o
Na hora de escolher o formato, no lugar de listar o Reiser4, ele listou um Brtfs, sei lá. Escolhi esse para ver o que acontecia e deu erro.
Mas se não for para instalação, dá para formatar em Reiser4 e usar a partição para dados tranquilamente.

PS: como faço para "descriptocrafar" uma pasta home?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3440 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 15:20 »
@vampire como você faz para criar um Live-CD?

To pensando em compilar um kernel somente para usar o Folding@Home, e queria instalar quase que um sistema separado, onde não tem UI, somente o kernel com acesso à internet para deixar todo o poder de processamento pro Folding@Home.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3441 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 16:07 »

Portanto, os únicos patches que apliquei foram o do reiser4, squashfs-lzma e BFQ. Os outros (ureadahead, aufs e cgroups) já vem no kernel do Ubuntu.
Configurei 'generic', 300Hz, ondemand, e fiz um liveCD depois de compilado. Em modo live, fiz as alterações no EXT4 do artigo do Galactus, colocando o journal em partição separada no mesmo HD.

O sistema está voando  :D
Até o Firefox rodando aplicativo em Flash, que estava péssimo, me fazendo quase abrir meu note novinho para ver se tinha algo errado, está redondo.

E posso saber qual é a versão deste kernel?

É o mesmo do anterior, 2.6.37-12.26.

Pessoal, resolvi testar o patch do Reiser4 que havia aplicado nesse kernel. Em modo Live, fui no GParted e formatei a partição em Reiser4 perfeitamente. Depois fui instalar e para minha surpresa o Ubiquity não me deu opção de instalar no sistema de arquivos. Ele disse que era desconhecida  :o
Na hora de escolher o formato, no lugar de listar o Reiser4, ele listou um Brtfs, sei lá. Escolhi esse para ver o que acontecia e deu erro.
Mas se não for para instalação, dá para formatar em Reiser4 e usar a partição para dados tranquilamente.

PS: como faço para "descriptocrafar" uma pasta home?

Vampire, quanto a pasta criptografada, dá uma lida nessas dicas: http://bodhizazen.net/Tutorials/Ecryptfs/#Password

Quanto ao novo Kernel, eu acho que vamos precisar de um novo tuto se este realmente for "o Kernel"! :)

Que ótimo que você já tenha testado no i7!  ;D

No aguardo se você preferir colocar um binário ou descrever o processo todo em detalhes para compilar esse novo kernel!


Quanto ao Live-CD Gunss, acho que ele usa o Remastersys, não?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3442 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 17:23 »

Vampire, quanto a pasta criptografada, dá uma lida nessas dicas: http://bodhizazen.net/Tutorials/Ecryptfs/#Password

Quanto ao novo Kernel, eu acho que vamos precisar de um novo tuto se este realmente for "o Kernel"! :)

Que ótimo que você já tenha testado no i7!  ;D

No aguardo se você preferir colocar um binário ou descrever o processo todo em detalhes para compilar esse novo kernel!


Quanto ao Live-CD Gunss, acho que ele usa o Remastersys, não?

Vou colar o binário, pois o processo ainda estou escrevendo, a fim de publicar na Revista Espírito Livre. Deve sair só na edição do mês que vem.
O processo de criação de um LiveCD eu publiquei lá, se eu não me engano na ed n 13. É o que eu uso para desenvolver o Lineduc. Não uso Remastersys.

Ainda acredito que o Omnislash ficará muito melhor que essa minha compilação, dadas as escolhas que fiz. Com o "trio ternura" o desempenho deve ficar ainda melhor. Mas eu estou gostando muito dessa compilação. Passei o LiveCD que gerei para um microSD e dei boot. O bicho carregou tão rápido que parecia que já estava instalado.

Quanto à pasta criptografada, não funcionou porque eu já tinha feito uma nova instalação. Estou reinstalando com o mesmo nome da pasta para ver se vai funcionar. Senão, adeus arquivos  :'(

PS: lembrei. Aqui reclamou um erro de 'shpchp'. O que seria isso?
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 17:37 por vampire_thunder »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3443 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 11:28 »
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTEyMA

O aguardado kernel 2.6.38 ta ficando no formato que queremos, estável. Daqui pra março ele sai pelo visto.

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3444 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 22:29 »
Ola pessoal!

Continuo me aventurando, rs... soh o kernel que ainda nao consigo compilar com o minimo do minimo como eu queria.... queria desativar TUDO que nao me pertence (ao meu hardware na verdade...).


Sem querer achei um comando... dpkg-buildflags, nao sei se vcs ja viram ele...

Alguem sabe me dizer porque eu seto CFLAGS="-march=pentium4m -O2 -pipe -fomit-frame-pointer".... e quando compilo aparece: CFLAGS  -g -O2?

A mesma coisa se eu seto -march=native


Citar
branco@BrancoNb00k:~$ dpkg-buildflags
dpkg-buildflags: need an action option

Usage: dpkg-buildflags [<action>]

Actions:
  --get <flag>       output the requested flag to stdout.
  --origin <flag>    output the origin of the flag to stdout:
                     value is one of vendor, system, user, env.
  --list             output a list of the flags supported by the current vendor.
  --export=(sh|make) output commands to be executed in shell or make that export
                     all the compilation flags as environment variables.
  --help             show this help message.
  --version          show the version.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3445 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 17:27 »
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTEyMA

O aguardado kernel 2.6.38 ta ficando no formato que queremos, estável. Daqui pra março ele sai pelo visto.

Obá!  No Aguardo!

Sabe que eu coloquei o Debian 6.0 "Squeeze" no Buble Bee, andei fazendo umas cacas no Ubuntu, daí resolvi testar a distro "mãe"!  Já foi o tempo onde o Debian era muito mais rápido que o Ubuntu!  Continua consumindo menos memória, mas no quesito velocidade, não tem mais essa diferença não, e tem coisa que ele fica mais lento. Mas o pior mesmo é o som com placa da Intel, continua baixo pra burro!  A renderização das fontes melhorou, mas as do Ubuntu estão melhores! Nem preciso comentar a estabilidade do Debian, né!


Tasquei os kerneis Omnislash, o do Aptosid e o Liquorix!  Não dá pra usar o Aptosid no Buble Bee!  Não desenvolve! O kernel padrão do Debian é bem lento perto do Omnislash compilado para o Buble Bee e o do Liquorix.  Aliás, ontem teve atualização do kernel do Liquorix, nem li o que foi que ele mudou, só sei que ficou mais rápido! Para minha alegria e satisfação!   ;D

No fim de semana espero "nadar" em águas do Diabinho de Berkley! Já estou lendo bastante dele!  Promete, se funcionar no meu hardware!  :D
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 17:36 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3446 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 17:35 »
Ola pessoal!

Continuo me aventurando, rs... soh o kernel que ainda nao consigo compilar com o minimo do minimo como eu queria.... queria desativar TUDO que nao me pertence (ao meu hardware na verdade...).


Sem querer achei um comando... dpkg-buildflags, nao sei se vcs ja viram ele...

Alguem sabe me dizer porque eu seto CFLAGS="-march=pentium4m -O2 -pipe -fomit-frame-pointer".... e quando compilo aparece: CFLAGS  -g -O2?

A mesma coisa se eu seto -march=native


Citar
branco@BrancoNb00k:~$ dpkg-buildflags
dpkg-buildflags: need an action option

Usage: dpkg-buildflags [<action>]

Actions:
  --get <flag>       output the requested flag to stdout.
  --origin <flag>    output the origin of the flag to stdout:
                     value is one of vendor, system, user, env.
  --list             output a list of the flags supported by the current vendor.
  --export=(sh|make) output commands to be executed in shell or make that export
                     all the compilation flags as environment variables.
  --help             show this help message.
  --version          show the version.

Mínimo do mínimo? Fácil, pega uma config do Kernel Seeds!  Mas depois não reclama se o sistema nem bootar!  ;D

Já tinha visto esse comando do dpkg-buildflags, o lance é fazer isso aí funcionar!  Alguém se habilita?

O -g é função de Debug e o -02 é opção padrão de otimização!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3448 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 21:10 »
Baixando vampire_thunder!  Mais tarde eu posto as impressões no seu tópico!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3449 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 22:12 »
@Galactus o Diabinho tem quais vantagens sobre o Pinguim? Eu sei que ele é mais conservador ao ficar mudando de pacotes, como o caso do OSS, Alsa e agora o Pulse.


ps: vampire, valeu pelo post na revista Espirito Livre nº13, você ta explicando direitinho com criar um Live-CD!!! Valeu.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 23:12 por Gunss »