Autor Tópico: Captura de Desktop (OGG para MPEG) [resolvido]  (Lida 7707 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Captura de Desktop (OGG para MPEG) [resolvido]
« Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:31 »
Prezados.

Estou com um problema.

Preciso fazer a captura de video do desktop, e o formato ogg theora é realmente muito superior aos outros formatos.

A captura de video sai em uma qualidade excelente, e, de quebra, o arquivo fica pequeno (30 mega para 5 minutos).

O problema começa quando eu tenho que converter pra mpeg.

A qualidade fica ruim, e sobre pra 50 mega. Para AVI entao, nem se fala, o arquivo fica gigantesco, e a qualidade também não é a mesma.

Esse video eu tenho que mandar para gente que usa Windows, e daí, a porcaria doWindows Media Player não abre o formato ogg. Baixei um codec do site illiminable.com/ogg , mas ele dá pau no meio do video. As vezes dá para assistir tudo, as vezes nao.

Fora o problema da postagem do ogg para o Youtube. Ele estava com 30 mega, 5 minutos, e o Youtube insistia em dizer que o video era grande demais...

Gostaria de saber se alguém já teve problemas semelhantes. Preciso resolver esta encrenca...

Sds. Carlos
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2007, 08:40 por carlosaluisio »
Ubuntu Lucid é 10 !!!

alarcon

  • Visitante
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG)
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:45 »
Prezados.

Estou com um problema.

Preciso fazer a captura de video do desktop, e o formato ogg theora é realmente muito superior aos outros formatos.

A captura de video sai em uma qualidade excelente, e, de quebra, o arquivo fica pequeno (30 mega para 5 minutos).

O problema começa quando eu tenho que converter pra mpeg.

A qualidade fica ruim, e sobre pra 50 mega. Para AVI entao, nem se fala, o arquivo fica gigantesco, e a qualidade também não é a mesma.

Esse video eu tenho que mandar para gente que usa Windows, e daí, a porcaria doWindows Media Player não abre o formato ogg. Baixei um codec do site illiminable.com/ogg , mas ele dá pau no meio do video. As vezes dá para assistir tudo, as vezes nao.

Fora o problema da postagem do ogg para o Youtube. Ele estava com 30 mega, 5 minutos, e o Youtube insistia em dizer que o video era grande demais...

Gostaria de saber se alguém já teve problemas semelhantes. Preciso resolver esta encrenca...

Sds. Carlos

Experimenta o XVidCap que ele captura o desktop e salva em vários formatos ( .avi, .mpeg, .flv e etc.).

link para download:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/xvidcap/xvidcap_1.1.6_i386.deb

atenção que não é para Ubuntu 64bits, portanto se for seu caso, não adianta baixar.

Se você quiser continuar com o que usa veja este link:
http://www.itcamefromtheinternet.com/serendipity/archives/49-Use-FFMPEG-to-Convert-.OGG-to-.FLV.html


Tente isso também para colocar num formato aceito pelo Youtube (320x240):

mencoder arquivo.ogg -o novoarquivo.avi -ovc lavc -oac lavc -ffourcc DX50 -vf scale=320:240 -lavcopts acodec=mp3:abitrate=128:vcodec=mpeg4:vbitrate=400:vhq


ou

ffmpeg -i arquivo.ogg -s 320x240 -ac 2 -acodec mp3 -ab 128 -vtag DX50 -vcodec mpeg4 -b 400 novoarquivo.avi
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2007, 13:00 por alarcon »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG)
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2007, 09:19 »
Prezados.

Estou com um problema.

Preciso fazer a captura de video do desktop, e o formato ogg theora é realmente muito superior aos outros formatos.

A captura de video sai em uma qualidade excelente, e, de quebra, o arquivo fica pequeno (30 mega para 5 minutos).

O problema começa quando eu tenho que converter pra mpeg.

A qualidade fica ruim, e sobre pra 50 mega. Para AVI entao, nem se fala, o arquivo fica gigantesco, e a qualidade também não é a mesma.

Esse video eu tenho que mandar para gente que usa Windows, e daí, a porcaria doWindows Media Player não abre o formato ogg. Baixei um codec do site illiminable.com/ogg , mas ele dá pau no meio do video. As vezes dá para assistir tudo, as vezes nao.

Fora o problema da postagem do ogg para o Youtube. Ele estava com 30 mega, 5 minutos, e o Youtube insistia em dizer que o video era grande demais...

Gostaria de saber se alguém já teve problemas semelhantes. Preciso resolver esta encrenca...

Sds. Carlos

Experimenta o XVidCap que ele captura o desktop e salva em vários formatos ( .avi, .mpeg, .flv e etc.).

link para download:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/xvidcap/xvidcap_1.1.6_i386.deb

atenção que não é para Ubuntu 64bits, portanto se for seu caso, não adianta baixar.

Se você quiser continuar com o que usa veja este link:
http://www.itcamefromtheinternet.com/serendipity/archives/49-Use-FFMPEG-to-Convert-.OGG-to-.FLV.html


Tente isso também para colocar num formato aceito pelo Youtube (320x240):

mencoder arquivo.ogg -o novoarquivo.avi -ovc lavc -oac lavc -ffourcc DX50 -vf scale=320:240 -lavcopts acodec=mp3:abitrate=128:vcodec=mpeg4:vbitrate=400:vhq


ou

ffmpeg -i arquivo.ogg -s 320x240 -ac 2 -acodec mp3 -ab 128 -vtag DX50 -vcodec mpeg4 -b 400 novoarquivo.avi

Tô aqui me virando.

Mudando resolução, tudo, pra ver se fica com a mesma qualidade do video de entrada (o ogg), nao importa o tamanho. Tanto que o objetivo maior não é a postagem no youtube.

o xvidcap dá umas travadas, achei ele meio tosco...

Mas sigo tentando. comunico do sucesso ou insucesso.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG) [parcialmente resolvido]
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2007, 12:11 »
Continuando, a caputura não fica com a qualidade do ogg .. E no windows, a mesma coisa.

A solução foi baixar o mplayer for windows, e quem quiser o video que eu gerei, que baixe o mplayer, disponível em:

http://www3.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/win32/MPlayer-1.0rc2-gui.zip

é impressionamente, mas acho que o ogg é realmente superior. Me confirmam isso ?
Ubuntu Lucid é 10 !!!

alarcon

  • Visitante
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG)
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2007, 13:56 »

Tô aqui me virando.

Mudando resolução, tudo, pra ver se fica com a mesma qualidade do video de entrada (o ogg), nao importa o tamanho. Tanto que o objetivo maior não é a postagem no youtube.

o xvidcap dá umas travadas, achei ele meio tosco...

Mas sigo tentando. comunico do sucesso ou insucesso.

Interessante eu uso bastante o XVidCap e meu PC é muito modestos com uma placa de vídeo onboard SiS que compartilha 32MB e só tenho 512MB DDR de memória. Acho ele melhor que o gtk-recordMyDesktop, e com uma variedade enorme de opções que você pode passar até via terminal (veja o manual com man xvidcap no terminal), mas cada um tem seu gosto.

Os comandos passados foram só exemplos de como usar o mencoder e o ffmpeg, mas aí você usa a seu gosto, no caso passei uma forma de deixar num formato aceito no Youtube caso quisesse postar por lá.

alarcon

  • Visitante
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG) [parcialmente resolvido]
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2007, 14:30 »
Fiz um teste aqui que foi gravar a janela do Exaile tocando uma música. O tempo de gravação foi de 4min 3s usando o gtk-recordMyDesktop que grava em .ogg e usando o XVidCap que grava em vários formatos, mais preferi o .mpeg padrão dele.

Os resultados:

Gtk-recordMyDesktop -> vídeo.ogg (4min 3s) = 23.2MB

XVidCap -> vídeo.mpeg (4min 3s) = 11.6MB

analisando a qualidade de imagem de ambos, achei a do XVidCap um pouco melhor, mas diferença muito pouca neste quesito.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG) [parcialmente resolvido]
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2007, 08:40 »
Fiz um teste aqui que foi gravar a janela do Exaile tocando uma música. O tempo de gravação foi de 4min 3s usando o gtk-recordMyDesktop que grava em .ogg e usando o XVidCap que grava em vários formatos, mais preferi o .mpeg padrão dele.

Os resultados:

Gtk-recordMyDesktop -> vídeo.ogg (4min 3s) = 23.2MB

XVidCap -> vídeo.mpeg (4min 3s) = 11.6MB

analisando a qualidade de imagem de ambos, achei a do XVidCap um pouco melhor, mas diferença muito pouca neste quesito.

o XvidCap, quando boto a rodar, fica travando o meu Desktop. Sim, ele tem mais opções, mas é mais lento.

Fora que fica um barulho (zunido), sendo que nao quero som.

Vou ficar com o outro mesmo... E, quem quiser olhar, que instale o mplayer for windows.

Obrigado, Alarcon
Ubuntu Lucid é 10 !!!

alarcon

  • Visitante
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG) [parcialmente resolvido]
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2007, 10:17 »
Fiz um teste aqui que foi gravar a janela do Exaile tocando uma música. O tempo de gravação foi de 4min 3s usando o gtk-recordMyDesktop que grava em .ogg e usando o XVidCap que grava em vários formatos, mais preferi o .mpeg padrão dele.

Os resultados:

Gtk-recordMyDesktop -> vídeo.ogg (4min 3s) = 23.2MB

XVidCap -> vídeo.mpeg (4min 3s) = 11.6MB

analisando a qualidade de imagem de ambos, achei a do XVidCap um pouco melhor, mas diferença muito pouca neste quesito.

o XvidCap, quando boto a rodar, fica travando o meu Desktop. Sim, ele tem mais opções, mas é mais lento.

Fora que fica um barulho (zunido), sendo que nao quero som.

Vou ficar com o outro mesmo... E, quem quiser olhar, que instale o mplayer for windows.

Obrigado, Alarcon

Só complementando a questão do som basta desabilitar nas suas configurações o áudio. Realmente para quem quer gravar e sem som, sem desmarcar, fica com zunido mesmo, mas no gtk-recordMyDesktop também, pelo menos comigo foi a mesma coisa ( zunido). Agora se este zunido fica mesmo que usando o microfone eu já não sei por que como não tenho microfone não testei nem com o XVidCap e nem com o gtk-recordMyDesktop.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2007, 10:18 por alarcon »

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Captura de Desktop (OGG para MPEG) [resolvido]
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2009, 02:10 »
Não consigo usar o XVidCap, simplesmente ele fecha quando mando capturar... Como vocês configuraram?  O Gtk-recordMyDesktop até captura em ogg, mas sem som nenhum... e o formato ogg não executa em dvd's e outras mídias populares. Neste preciso saber de um bom conversor de ogg para mpeg. Outra informações , é a configuração do pacote jackd que o programa Gtk-recordMyDesktop pede. Já instalei , mas não funciona...