Autor Tópico: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível  (Lida 8859 vezes)

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Online: 26 de Novembro de 2007, 18:20 »
Olá,
Eu estou com um problema de memória ram no meu notebook, o danado não reconhe toda a memória disponivel, tenho 1G de memória mas o sistema só reconhece 883MB.

Penso, que parte da memoria pode estar danificada, porém, o meu sistema não apresenta travamentos ou coisas inesperada. Já fiz cálculos numericos pesados ocupando toda a memoria (883MB), e o sistema so ficou lento por causa da swap.

Eu estou usando o Gutsy no momento, mas no feisty ele reconhecia (1G).

Alguém tem uma idéia do que pode estar acontecendo? Será que é problema com parte da minha memória ram?

Muito obrigado!
                      JKuhn

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 20:52 »
No menu Sistema -> Administração -> Monitor do Sistema ou digitando free no terminal você obterá um detalhamento da memória disponível e utilizada. Traga a informação aí pra nós.

Outra questão é se sua placa de vídeo usa memória compartilhada da RAM.

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:18 »
Olá Glauco,
Digitei free no terminal e o resultado foi o seguinte:
Código: [Selecionar]
                total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:        904172     401764     502408          0      17340     234316
-/+ buffers/cache:     150108     754064
Swap:      1028152          0    1028152
O que esses números significam?

Quanto se a placa de video usa memória compartilhada com a ram, eu não faço a mínima idéia. Como eu faço para descobrir isso?

O ponto interessante é que quando eu tinha o feisty ele reconhecia toda a memória.

Obrigado!!
             JKuhn

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2007, 12:38 »
O ponto interessante é que quando eu tinha o feisty ele reconhecia toda a memória.

Opa, isso provavelmente significa que o driver da placa de vídeo não está instalado ou foi instalado incorretamente. Como você instalou?

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2007, 16:33 »
A minha placa de video é uma ati radeon xpress 1100. Eu instalei via

System -> Administration -> restrictive drives manager

Aí deu alguns problemas, não me lembro exatamente o que aconteceu, mas o sistema ficou com umas fontes feias. E eu simplismente desabilitei a função do driver proprietário, e o sistema "voltou" ao normal.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2007, 18:02 »
A minha placa de video é uma ati radeon xpress 1100. Eu instalei via

System -> Administration -> restrictive drives manager

Aí deu alguns problemas, não me lembro exatamente o que aconteceu, mas o sistema ficou com umas fontes feias. E eu simplismente desabilitei a função do driver proprietário, e o sistema "voltou" ao normal.

Taí o "ladrão" da sua memória RAM.

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2007, 10:05 »
Obrigado pela ajuda!! Agora eu sei onde esta o problema.

Mas a questão é como arrumar!! Já li algumas coisas sobre a instação dos drives das placas ati, aqui no forum mesmo. Mas não obtive muito sucesso, pra dizer a verdade não encontrei o drive correto da ladra, digo, da placa.

Tenho umas coisas importantes pra fazer agora final de ano e estou sem tempo pra ler e buscar mais coisas sobre esta placa.

Mas se tiver alguem que conheça uns links com drives para a placa
Código: [Selecionar]
ati radeon xpress 1100por favos, poste aqui. Serei muito grato.

           JKuhn

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2007, 10:59 »
Eu reinstalei os drives da placa pelo gerenciado de drives proprietarios, mas agora, diferentemente de antes, as fontes ficaram normais, sei lá porque. Mas aparentemente o driver esta instalado corretamente, porém, o problema com a memoria persiste, o sistema continua não detectando toda a minha memoria.

Alguem sabe como fazer um teste pra ver se a placa esta realmente funcionando corretamente?
Não deve estar, caso contrário não estaria robando minha memória.  :)

Valeu!
       JKuhn

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2007, 11:07 »
Obrigado pela ajuda!! Agora eu sei onde esta o problema.

Mas a questão é como arrumar!! Já li algumas coisas sobre a instação dos drives das placas ati, aqui no forum mesmo. Mas não obtive muito sucesso, pra dizer a verdade não encontrei o drive correto da ladra, digo, da placa.

Tenho umas coisas importantes pra fazer agora final de ano e estou sem tempo pra ler e buscar mais coisas sobre esta placa.

Mas se tiver alguem que conheça uns links com drives para a placa
Código: [Selecionar]
ati radeon xpress 1100por favos, poste aqui. Serei muito grato.

           JKuhn

Olha, amigo, eu não te ajudei antes porque eu nunca tive nenhuma placa da ATI. Ainda assim, como uma pesquisa no Google, achei um procedimento de instalação do driver baixado direto do site da ATI (esses drivers são mais recomendados, pois houve uma melhoria nos drivers da ATI para Linux depois que ela foi comprada pela AMD). Vamos lá:

Baixe o driver mais recente nesse link.

Crie uma pasta ATI na sua Pasta Pessoal. Se quiser fazer via terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal), fica assim:

Código: [Selecionar]
mkdir ~/ATI
Feito isso, mova o arquivo que você baixou (ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run) para a pasta ATI. Pelo terminal, vá até a pasta onde salvou o arquivo

Código: [Selecionar]
cd pasta-onde-salvou-o-arquivo/
e digite:

Código: [Selecionar]
mv ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run ~/ATI/
Agora, vá para a pasta ATI (a partir daqui, o uso do terminal é necessário):

Código: [Selecionar]
cd ~/ATI/
E baixe alguns pacotes necessários para o driver da ATI:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install module-assistant build-essential fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-$(uname -r)
(Sugiro que você copie o código acima com Ctrl+C e cole no terminal com Shift+Ctrl+V)

Agora, vamos dar permissão de execução ao driver:

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run
Vamos criar um pacote .deb para facilitar a instalação e eventual desinstalação. Vou colocar o comando para várias versões do Ubuntu, caso alguém chegue nesse tópico usando a Pesquisa.

Ubuntu "Dapper Drake" 6.06:

Código: [Selecionar]
./ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/dapper
Ubuntu "Edgy Eft" 6.10:

Código: [Selecionar]
./ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/edgy
Ubuntu "Feisty Fawn" 7.04:

Código: [Selecionar]
./ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/feisty
Ubuntu "Gutsy Gibbon" 7.10:

Código: [Selecionar]
./ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/gutsy
Citar
Só por curiosidade (e para alguém que chegue aqui via Google), se você quisesse fazer um pacote para outra distribuição, uma lista das disponíveis poderia ser conseguida utilizando o comando:

Código: [Selecionar]
./ati-driver-installer-7-11-x86.x86_64.run --listpkg

Depois de criados os pacotes, é só instalar com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i *.deb
Pronto!

Fonte (adaptada): http://tux.eti.br/blog/index.php/2007/09/23/instalando-driver-da-ati-em-diversas-distros/

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2007, 11:11 »
Eu reinstalei os drives da placa pelo gerenciado de drives proprietarios, mas agora, diferentemente de antes, as fontes ficaram normais, sei lá porque. Mas aparentemente o driver esta instalado corretamente, porém, o problema com a memoria persiste, o sistema continua não detectando toda a minha memoria.

Alguem sabe como fazer um teste pra ver se a placa esta realmente funcionando corretamente?
Não deve estar, caso contrário não estaria robando minha memória.  :)

Valeu!
       JKuhn

Tenta o comando:

Código: [Selecionar]
glxinfo | grep direct
Se aparecer "direct rendering = yes" a placa tá legal, senão tenta instalar pelo método que eu coloquei acima.

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2007, 12:59 »
Executei o comando:
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep directe resultado foi
Código: [Selecionar]
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect

Daí, fiz o procedimento descrito acima. E o resultado foi o mesmo. Será que eu tenho que abilitar alguma coisa no x.org ou em algum outro lugar?

Outra coisa que percebi no site da ati, é que não aparece o driver exato para a minha placa. Então que driver o sistema está utilizando.? Ele escolhe algum que funcione corretamente? Estou um pouco perdido, eu não sei como esses drives funciona.

Alguma solução?

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook não reconhece toda a memoria ram disponível
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:18 »
Executei o comando:
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep directe resultado foi
Código: [Selecionar]
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect

Daí, fiz o procedimento descrito acima. E o resultado foi o mesmo. Será que eu tenho que abilitar alguma coisa no x.org ou em algum outro lugar?

Outra coisa que percebi no site da ati, é que não aparece o driver exato para a minha placa. Então que driver o sistema está utilizando.? Ele escolhe algum que funcione corretamente? Estou um pouco perdido, eu não sei como esses drives funciona.

Alguma solução?

Poxa, amigo, infelizmente não sei a respeito dos drivers da ATI. Até me aventurei a fazer um tutorial de instalação pra te auxiliar nesse seu problema, mas não sei te dar explicações aprofundadas sobre o assunto. Com o driver da NVIDIA, após a instalação é necessário rodar um comando para fazer as alterações no /etc/X11/xorg.conf. Será que há um comando similiar no caso da ATI? Cola aí o seu /etc/X11/xorg.conf pro pessoal dar uma olhada.