Autor Tópico: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta  (Lida 9038 vezes)

Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Online: 23 de Novembro de 2007, 19:28 »
Olá pessoal,

Tenho um notebook Asus com a seguinte configuração: Celeron M420 / ATI Xpress 200M / 512MB RAM / 80GB HD. Ao tentar instalar o Ubuntu 7.04 ou o 7.10, após a primeira tela onde você seleciona START OR INSTALL UBUNTU, a tela fica preta e não sai disso.

Tentei usar a dica do help do CD de instalação do Ubuntu e inseri o código "vga=771" na linha do boot, não não deu certo. Tela preta. Tentei muda a resolução (tecla F4), mesa coisa, tela preta.

A minha pergunta é. O linux realmente não roda nessa máquina? Existem alguma lista negra de equipamentos não compatíveis? Só para registro, tentei instalar tmb o openSUSE 10.3, Fedora 8 e o Dreamlinux. Adivinhem? Tela preta.

Obrigado pessoal pela ajuda

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2007, 22:41 »
Na hora que aparece START OR INSTALL UBUNTU aperte a tecla F6 e de digite os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
linux acpi=off noapic nolapic noacpi nopcmcia nosmp
Se tudo der certo, vc. vai entrar no SO em modo gráfico e vai poder instalar.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2007, 18:57 »
Obrigado Pinduvoz, mas não funcionou. Deu erro de memoria, processador, seila. Não consegui identificar. São essas coisas que não entendo. Os caras querem popularizar o Ubuntu, mas não funciona com uma série de hardwares, fica complicado. Desisto. Fico com o meu Windows que é melhor

Abraços.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:43 »
Obrigado Pinduvoz, mas não funcionou. Deu erro de memoria, processador, seila. Não consegui identificar. São essas coisas que não entendo. Os caras querem popularizar o Ubuntu, mas não funciona com uma série de hardwares, fica complicado. Desisto. Fico com o meu Windows que é melhor

Abraços.

É essa quantidade de esforço que você está disposto a desprender? Se sim, cuidado, amigo! Na vida nada vem de mão beijada.

Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2007, 00:44 »
Esforço? 8 meses está bom para você?

Chega uma hora que cansa. E tem outra coisa, não se trata de esforço. Se trata que "vendem" uma idéia e entregam outra. Ah, e obrigado pela lição de vida. Fiquei emocionado.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:01 »
Esforço? 8 meses está bom para você?

Nossa! Tenho certeza que foram 8 meses de tentativas ininterruptas e incansáveis. Você realmente é um cara ultradeterminado!

Se trata que "vendem" uma idéia e entregam outra.

A Microsoft tem milhares de acordos com os fabricantes de hardware, por isso o suporte a qualquer marca que você tentar. O Ubuntu (e o Linux no geral) é, na esmagadora maioria das vezes, desenvolvido por uma comunidade de voluntários e sem acordos com as tais empresas. Eu acho que estamos muito bem em compatibilidade, considerando essa situação. Você deveria valorizar mais isso ao invés de criticar uma iniciativa dessa magnitude.

Realmente, algumas pessoas não merecem usar Linux. Não por falta de capacidade, ou porque o Linux é difícil e só pra quem sabe mexer no computador. É muito cômodo usar sempre a mesmo sistema operacional ruim, vestir a mesma roupa sem graça e tomar sempre o mesmo café sem gosto. Mas é essa vida de acomodações que você quer levar?

Espero que você prove que eu estou errado e tenha sucesso na sua instalação do Ubuntu. Talvez depois disso você entenda porque me exaltei ao ver sua resposta.

Ah, e obrigado pela lição de vida. Fiquei emocionado.

É uma pena que você não conseguiu entender que recebeu um bom conselho.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:07 »
Só por desencargo de consciência, deixando nossas animosidades de lado, tenta dar F6 na tela de boot e colocar "live vga=771" sem aspas. Funcionou pra esse cara:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=111980

EDITADO:
Outra coisa, qual o modelo do seu notebook?
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 01:09 por alexmatos »

Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:21 »
Olha Alex, voce parece ser uma boa pessoa. Por isso não quero discutir (não gosto de brigas nem com as más). Porem, não sou nenhum garoto para receber conselhos. Guarde para os seus filhos. Ubuntu, nunca mais....Quando não é um problema é outro. Já tentei em vários computadores, de vários modelos. Cada um apresenta um problema diferente. Cansei. Quero praticidade para minha vida, agilidade, e tempo. Quero produtividade. Quero ter tempo de sobra para as coisas que realmente importam (minha familia, meu trabalho...) Não quero ter que passar horas e horas frustrantes digitando codigos imensos para no final. Tela preta! É dificil entender isso?

Se isso é divertido para voces. Vai fundo. Tem todo o meu apoio.


Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:25 »
Só por desencargo de consciência, deixando nossas animosidades de lado, tenta dar F6 na tela de boot e colocar "live vga=771" sem aspas. Funcionou pra esse cara:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=111980

EDITADO:
Outra coisa, qual o modelo do seu notebook?

Ah, quando digo que tentei de tudo eu tentei de tudo. Apesar da imagem que voce fez de mim. Eu não desisto antes de esgotar todas as possibilidades. Mas tmb não vou ficar dando murro em ponta de faca. Se uma coisa não foi feita para funcionar, não foi feita para funcionar. Tente enfiar um elefante numa caixa de correio. Ah, voce não conseguiu?? Puxa, tem que se esforçar mais...

EDITADO

E para provar que não ficou nenhuma animosidade no ar, eu deixo voce pagar um chopp qualquer dia desses.

Abraço
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 01:29 por Overbr »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:31 »
Olha Alex, voce parece ser uma boa pessoa. Por isso não quero discutir (não gosto de brigas nem com as más). Porem, não sou nenhum garoto para receber conselhos. Guarde para os seus filhos. Ubuntu, nunca mais....Quando não é um problema é outro. Já tentei em vários computadores, de vários modelos. Cada um apresenta um problema diferente. Cansei. Quero praticidade para minha vida, agilidade, e tempo. Quero produtividade. Quero ter tempo de sobra para as coisas que realmente importam (minha familia, meu trabalho...) Não quero ter que passar horas e horas frustrantes digitando codigos imensos para no final. Tela preta! É dificil entender isso?

Se isso é divertido para voces. Vai fundo. Tem todo o meu apoio.



Bom, tudo bem. Você já tomou sua decisão e não vou ficar tentando te convencer. Você sabe o que é melhor pra você, e se o Ubuntu não é, boa sorte com o que for.

Espero que um dia no futuro você cruze com o linux de novo e tenha mais sorte.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:35 »
Ah, quando digo que tentei de tudo eu tentei de tudo. Apesar da imagem que voce fez de mim. Eu não desisto antes de esgotar todas as possibilidades. Mas tmb não vou ficar dando murro em ponta de faca. Se uma coisa não foi feita para funcionar, não foi feita para funcionar. Tente enfiar um elefante numa caixa de correio. Ah, voce não conseguiu?? Puxa, tem que se esforçar mais...

Vê se o modelo do seu notebook está aí:

http://www.linux-on-laptops.com/asus.html

Se estiver, ainda há esperança.

EDITADO

E para provar que não ficou nenhuma animosidade no ar, eu deixo voce pagar um chopp qualquer dia desses.

Abraço

Combinado. É só marcar.

Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:42 »
Ah, quando digo que tentei de tudo eu tentei de tudo. Apesar da imagem que voce fez de mim. Eu não desisto antes de esgotar todas as possibilidades. Mas tmb não vou ficar dando murro em ponta de faca. Se uma coisa não foi feita para funcionar, não foi feita para funcionar. Tente enfiar um elefante numa caixa de correio. Ah, voce não conseguiu?? Puxa, tem que se esforçar mais...

Citar
Vê se o modelo do seu notebook está aí:

http://www.linux-on-laptops.com/asus.html

Se estiver, ainda há esperança.
"Asus A6R [Fedora Core 5]" Poxa, muito antigo. Já está no 8

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:47 »
Você tentou instalar pelo AlternateCD?

Offline Overbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2007, 12:23 »
Você tentou instalar pelo AlternateCD?

Não ainda não. Mas, pesquisando neste site que voce passou o endereco http://www.linux-on-laptops.com/asus.html descobri o código
Código: [Selecionar]
hpet=disable. Essa foi a única maneira que fez o Ubuntu iniciar. Apenas inclui esse código apertando F6. Inseri na linha já escrita e não foi necessária aqueles outros códigos como o noapic e nolapic. Quem diria não?

Obrigado Alex.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar em um Notebook Asus - tela preta
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2007, 12:33 »
Você tentou instalar pelo AlternateCD?

Não ainda não. Mas, pesquisando neste site que voce passou o endereco http://www.linux-on-laptops.com/asus.html descobri o código
Código: [Selecionar]
hpet=disable. Essa foi a única maneira que fez o Ubuntu iniciar. Apenas inclui esse código apertando F6. Inseri na linha já escrita e não foi necessária aqueles outros códigos como o noapic e nolapic. Quem diria não?

Obrigado Alex.

Fico feliz que, mesmo com nossos atritos iniciais, você tenha conseguido o seu objetivo. Conseguiu instalar já?

Os argumentos noapic nolapic costumam ser necessário para notebooks HP/Compaq. De repente esse hpet=disable é necessário para notebooks Asus. Guarde esse comando, pois ele provavelmente será necessário se você quiser instalar outra versão ou distribuição algum dia.

Boa sorte com o novo sistema e, se precisar de alguma coisa, estamos aí.