Autor Tópico: Webcam com imagem escura  (Lida 8091 vezes)

Offline trytonw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Webcam com imagem escura
« Online: 16 de Novembro de 2007, 21:41 »

Olá pessoal,
    depois de uma longa busca na net, sem sucesso, vou postar meu problema aqui na esperança de conseguir ajuda com vcs, seguite:

tenho um Lap Asus W5f com Ubuntu 7.10

$ uname -r
2.6.22-14-generic

$ lsusb
Bus 005 Device 003: ID 0ac8:0321 Z-Star Microelectronics Corp.
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 002: ID 0b05:1712 ASUSTek Computer, Inc.
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 

Como podem ver, tenho uma camera usb integrada da Z-star 0321... bem, instalei o Ubuntu e de cara reconheceu a camera e foi tudo numa boa, sem nenhum drama... porém, a imagem é horrivel.. muuuuito escura, quase nao se vê nada!

Alguém já teve esse problema? Alguma solução?

Valeu galera,
Try.


boi

  • Visitante
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:50 »
Isso é comum em algumas câmeras. A correção é feita via software. Ou melhorando a iluminação do ambiente.

Offline trytonw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:06 »
Então... eu tento corrigir isso atraves de opcoes de brilho, contraste....e todas essas opçoes disponives... mas é como se nao tivesse fazendo nada! simplismente ignora... ou a mudança é imperseptivel... pelo que estou vendo o jeito vai ser instalar uma lampada de 100W na "tampa" do meu lap hehehe.... (pior q nem isso melhora muito!)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:19 »
também percebi no Gustsy uma qualidade bem piorada da minha webcam LG Lic-300 em relação ao Feisty; a imagem tá mais escura, e muito dificil de equilibar as cores e bem fosca, acredito que assim como já venho notando c/ certos programas, só mais atualizações é que vão melhorar um pouco esse e outros casos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

boi

  • Visitante
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:35 »
Dá um lsmod e veja que driver foi carregado. A melhor opção de driver é o gspca, mas é provável que esteja sendo usado o zc0301. O gspca não vem com o Ubuntu, é necessário compilar.

Offline trytonw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:46 »

$ lsmod | grep videodev
videodev               29312  1 gspca
v4l2_common            18432  1 videodev
v4l1_compat            15364  1 videodev

Antes de colocar o ubuntu, eu usava o debian etch, eu tive que instalar o gspca, a imagem nao era muito boa, mas era bem melhor do que está agora com o ubuntu, por isso eu já havia tentado instalar o gspa no ubuntu para ver no que dava....  nao melhorou nd....

boi

  • Visitante
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:55 »
Então acho que não mais o que fazer. Eu também tenho uma webcam com o mesmo problema de imagens escuras, mas é uma Logitech, e no caso é só mexer nos controles que a imagem fica clara. Só que a imagem fica horrível, mas faz parte, no Windows também é assim. Também tenho uma LG Lic-500, mas essa não funciona de jeito nenhum.
Esse é um dos problemas de Linux, o suporte a hardware, e o suporte a webcams é um dos mais problemáticos. Em geral você só fica sabendo se funciona ou não uma webcam no Linux depois de testar.

Offline trytonw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Webcam com imagem escura
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2007, 23:03 »

É, acho que o jeito é esperar algum "iluminado" lancar um driver que suporta melhor essas cameras... mas nao perco a esperança nao.. ainda quero ver minha camera funcionar direitinho heheheheh....

valeu, abç
Try

Offline trytonw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Webcam com imagem escura - Resolvido
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2007, 10:52 »

Galera,
   depois de algumas atualizações, minha camera está muito boa! Vou ser sincero, nao sei qual atualização que resolveu o problema, sei que o sistema pediu para atualizar algumas vezes e obedeci sem pensar... hj eu fui testar a camera.. e para minha surpresa... está funcionando que é uma maravilha..... estou usando o driver  zc0321.
   bom, fica aí o recado para quem tiver usando a mesma camera que este driver já está com um bom suporte....

Até,
try.