Autor Tópico: Gravar som no Audacity  (Lida 8282 vezes)

Offline jean.baldessar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Gravar som no Audacity
« Online: 01 de Janeiro de 2008, 23:53 »
Galera não consigo gravar som de jeito nenhum no Ubuntu. Eu consigo escutar o som do microfone, mas não consigo gravar no Audacity e nem em nenhum outro programa. No Windows eu trabalhava com o Sonar e era tudo muito trasparente. Aqui no Ubuntu eu estou totalmente perdido e precisando de ajuda. :'(

Imagino que seja algo relacionado a configuração, algo como selecionar o dispositivo de captura de som, mas não imagino onde seja. Aqui está uma screen shot do tela de controle de volume. Notem que só tem a aba de "Reproduzir"... Nada de gravação ou captura...  ???



obs: Clicando em Arquivo --> Alterar Dispositivo eu encontro duas opções de dispositivos, uma Alsa Mixer e outra OSS Mixer... Não faço ideia da diferença entre os dois. Mas quando estava com o Alsa Mixer selecionado ele não reproduzia o som direito, então essa screen shot foi tirada com o OSS Mixer selecionado.

Se alguem tiver um material sobre o que são esses dois dispositivos me indique por favor.

Desculpe a ignorancia galera. Mas eu trabalho muito com gravação de som e isso é vital para que eu permaneça usando o Ubuntu.

Dês de já agradeço!  :D
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 23:01 por jean.baldessar »

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gravar som
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2008, 10:29 »
No audacity vc foi em configurações?

O ALSA é uma arquitetura de som mais avançada que o OSS, que permite
que vários programas utilizem seu sistema de som ao mesmo tempo.

tente utilizar o comando alsamixer no terminal para
ver se está tudo ok. aperte Tab para mudar de playback p capture e a tecla M para abilitar ou n o serviço.

Quais são os outros programas q vc utiliou?

Sugiro procurar também no estudiolivre.org sobre esses problemas

Offline jean.baldessar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Gravar som
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2008, 11:50 »
Ola iug!

Cara eu tentei utilizar o programa de gravação que vem por padrão no Ubuntu mas também não consegui nada, dai baixei o Audacity que eu já tinha usado no Windows.

A configuração dos dispositivos do Audacity está assim:



Eu não faço ideia de qual usar...  :-[

Também tem um lugar que aparentemente serve para selecionar o que eu quero gravar (entrada de linha ou microfone eu imagino), mas vem escrito captura1, captura0 e eu não sei qual usar (na verdade acho que já tentei todos e nenhum funcionou).

Não faço ideia do que selecionar nesses lugares pois nem sei o que são esses dispositivos, não sei o que significam todas essas opções.

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 11:55 por jean.baldessar »

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Gravar som
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:10 »
Olá, jean

Eu também trabalho com áudio e música no Ubuntu Studio 7.10, e o seu problema, a princípio, é com o mixer mesmo. Na verdade, parece enrolado, mas é simples. As opções de gravação só aparecem quando você tem um dispositivo de entrada selecionado nas "preferências". No caso, o mais básico seria o microfone, pois o resto (line, principalmente, depende da sua placa de som e os recursos que oferece.

Então, para usar o microfone como dispositivo de entrada, vá nas preferências do mixer, marque a caixinha do microfone, feche o mixer e abra novamente. Assim vc poderá configurar o comportamento do microfone.

Também posso sugerir que você baixe um outro mixer bem mais simples, o "gnome-alsamixer" (está nos repositórios do 7.10), que me parece ter uma interface mais intuitiva e "universal".



Editado: não tenho certeza se é preferências... não lembro o que diz no menu do mixer, mas é semelhante a isso:

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 12:18 por eneac »
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline jean.baldessar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Gravar som
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2008, 21:12 »
Ola eneac!!!

Cara muito obrigado. Eu instalei o gnome-alsamixer e agora! eu consigo gravar no audacity!

Só que eu ainda não faço a menor ideia do que aconteceu! Simplesmente começou a funcionar depois que eu instalei o gnome-alsamixer! O.O"

Bom de qualquer jeito, entendendo ou não, funcionou! Agora eu tenho que aprender a usar o tal do JACK! Mas isso já é outra coisa que eu vou resolver com o tempo.

O que eu achei mais engraçado, é que no Audacity eu seleciono o dispositivo "ALSA: front" já que não achei nada relacionado ao "gnome-alsamixer"... Então pelo que eu entendi, depois que eu instalei o "gnome-alsamixer", o Alsa começou a funcionar direito!  ???

Sei la! Mas apesar de eu querer muito entender o que aconteceu, estar funcionando já é algo espetacular.

Muito obrigado eneac e iug!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 21:14 por jean.baldessar »

Offline jean.baldessar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Gravar som [Resolvido, porém não compreendido]
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2008, 22:59 »
Putz galera, más notícias.

O problema não foi resolvido.

Mas agora estou desconfiado de que o problema é com o Audacity pois está acontecendo uma coisa muito sinistra!

Quando eu ligo o computador, se entrar imediatamente no Audacity e apertar no botão gravar ele grava perfeitamente mais ou menos uns 3 ou 4 segundos. Depois disso o cursor da "linha do tempo" simplesmente para de andar...  :o

É como se tivesse acabado a memória para ele gravar ou algo assim. Depois disso, eu posso tentar gravar quantas vezes quiser, fechar e abrir o programa denovo que não tem jeito. Eu boto pra gravar e ele se comporta como se estivesse gravando, só que o cursor não sai do lugar, e consequentemente ele não grava é nada.   :(

Alguém faz alguma ideia do que pode ser isso??
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 23:02 por jean.baldessar »

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gravar som no Audacity
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:56 »
Citar
O que eu achei mais engraçado, é que no Audacity eu seleciono o dispositivo "ALSA: front" já que não achei nada relacionado ao "gnome-alsamixer"... Então pelo que eu entendi, depois que eu instalei o "gnome-alsamixer", o Alsa começou a funcionar direito!  Hein?

O que acho pode ter ocorrido eh que na hora da instalação do gnome-alsamixer ele deve ter instalado alguma
lib, ou outro arquivo importante para o ALSA, que lhe faltava...
Nao aparece gnome-alsamixer pois este eh soh eh uma aparencia gráfica de um programa de configuração...

Citar
Mas agora estou desconfiado de que o problema é com o Audacity pois está acontecendo uma coisa muito sinistra!

Quando eu ligo o computador, se entrar imediatamente no Audacity e apertar no botão gravar ele grava perfeitamente mais ou menos uns 3 ou 4 segundos. Depois disso o cursor da "linha do tempo" simplesmente para de andar...  Chocado

É como se tivesse acabado a memória para ele gravar ou algo assim. Depois disso, eu posso tentar gravar quantas vezes quiser, fechar e abrir o programa denovo que não tem jeito. Eu boto pra gravar e ele se comporta como se estivesse gravando, só que o cursor não sai do lugar, e consequentemente ele não grava é nada.   Triste

Alguém faz alguma ideia do que pode ser isso??

Bem, vi que vc deixou a configuração do ALSA:front, correto?
Vc estah usando alguma placa de som externa?
Tente usar a configuração do ALSA em algum dos HDA ATA SB,
eles sao da placa de som interna de seu computador

Tente também mexer na latencia e nos Effects Prewiew


Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Gravar som no Audacity
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2008, 12:02 »
Abra um terminal e cole esse comando: aoss audacity
Vai abrir o audacity, vá em configurações-dispositivos - Device e deixe a opção "Oss:dev/dsp". Agora deve começar a gravar normalmente.