Fórum Ubuntu Linux - PT
18 de Maio de 2013, 19:19 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atualização no plugin de busca para Firefox e Internet Explorer.

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: acesso remoto  (Lida 1824 vezes)
KiodaY
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« em: 10 de Novembro de 2007, 14:56 »

primeiramente, olá pessoal Sorridente

gostaria de agradecer pela ajuda do fórum e parabenizar as pessoas que nos ajudam, nós os noobs Lingua essa é uma das grandes vantagens de usar o linux, sempre existe uma pessoa que está pronta para te ajudar. Sorridente

bom, eu sei que já existem vários tópicos sobre acesso remoto no fórum. eu já dei uma lida em todos eles e não cheguei a lugar algum =\ gostaria de saber só coisas simples para começar a estudar os programas e o manuzeio dos tais.

alguém poderia me dar uns toques sobre acesso remoto? eu gostaria de acessar minha máquina em linux de qualquer pc usando podendo ver a minha área de trabalho. eu costumava fazer isso usando o www.logmein.com no windows mas agora no linux não consegui esse recurso ainda.

o grande problema é que não sei por onde começar. já li bastante coisa e não cheguei realmente a lugar algum =\

obrigado pela atenção de todos
otávio
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2007, 22:04 »

Dê uma olhada no software chamado nomachine que tem versões livres para Windows e para Linux chamadas freenx.  O site do fabricante é:

http://www.nomachine.com/

Eu uso aqui para acessar um servidor na minha rede local que usa linux e recebo a tela do servidor como se estivesse localmente.

Depois de instalado tanto na maquina cliente quanto na maquina servidor você deve usar o "wizard' para criar um modelo de acesso na sua máquina cliente.

Para acesso remoto no modo texto você pode usar o kssh.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086
KiodaY
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2007, 22:16 »

vou uma conferida!

muito obrigado pelo ajuda Sorridente
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2008, 10:25 »

amigos,

Podemos fazer acesso remoto pelo ssh também com a seguinte sintax de comando:

ssh -X <número ip>

O "X" habilita a unidade gráfica... depois é só chamar a aplicação no modo texto, exemplo:

usuário@máquina$ nautilus

Caso queira como root:

usuário@máquina$ sudo nautilus

Vantagem é que vc cria uma sessão segura com o servidor !

Abs
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2008, 10:53 »

amigos,

Podemos fazer acesso remoto pelo ssh também com a seguinte sintax de comando:

ssh -X <número ip>

O "X" habilita a unidade gráfica... depois é só chamar a aplicação no modo texto, exemplo:

usuário@máquina$ nautilus

Caso queira como root:

usuário@máquina$ sudo nautilus

Vantagem é que vc cria uma sessão segura com o servidor !

Abs

É verdade, mas funciona no modo texto, ou seja, via terminal console  Eu ainda não havia testado com o X.  Para acesso ao modo gráfico existem várias maneiras e uma delas é a de usar o freenx, mas tem um inconveniente.  Por ser um software comercial eles limitam até duas configurações de acesso de conta.

Seria interessante que você informasse qual o utilitário que faz o acesso gráfico em uma sessão SSH remota visto que por meio de uma console terminal usando-se o comando abaixo não resultou acesso gráfico, mas, sim, em texto.

Código:
$ ssh -X user_id@server_ip

No meu caso continuou em modo texto.

« Última modificação: 16 de Abril de 2008, 11:15 por csat » Registrado

Csat (Ubuntu 8.04)

Darcamo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2008, 19:37 »

Não sei se usar o acesso remoto do X por ssh é uma boa opção. Funciona bem para rede local, mas pode ser que a quantidade de dados transmitidos não seja adequada a acesso remoto pela internet. Você pode mandar o ssh usar compressão usando a opção "C" além de "X".

Acho que o ideal é usar VNC foi feito pensando mais em acesso remoto pela internet.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2008, 20:40 »

Não sei se usar o acesso remoto do X por ssh é uma boa opção. Funciona bem para rede local, mas pode ser que a quantidade de dados transmitidos não seja adequada a acesso remoto pela internet. Você pode mandar o ssh usar compressão usando a opção "C" além de "X".

Acho que o ideal é usar VNC foi feito pensando mais em acesso remoto pela internet.

É... mas o teste que  realizei foi exatamente na rede local e não entrou nada gráfico partindo de uma janela terminal e usando o ssh -X ip_do_servidor_na_rede_local.

Talvez tenha faltado o "C"...
Csat (Ubuntu 8.04)

Darcamo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #7 em: 16 de Abril de 2008, 23:23 »

Outro motivo pelo qual o vnc deve ser uma melhor opção.

Quando você faz ssh -X você não vai ver o sua área de trabalho da máquina remota.
Vai continuar em um terminal logado na máquina remota. Agora, se nesse terminal você abrir uma aplicação gráfica aí sim a janela (apemas ela) da aplicação será aberta na sua máquina local.

O que a opção "-X" faz então é dizer para a máquina remota que ela deve usar o servidor X da sua máquina e não o dela para exibir a janela da aplicação.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #8 em: 17 de Abril de 2008, 00:14 »

Outro motivo pelo qual o vnc deve ser uma melhor opção.

Quando você faz ssh -X você não vai ver o sua área de trabalho da máquina remota.
Vai continuar em um terminal logado na máquina remota. Agora, se nesse terminal você abrir uma aplicação gráfica aí sim a janela (apemas ela) da aplicação será aberta na sua máquina local.

O que a opção "-X" faz então é dizer para a máquina remota que ela deve usar o servidor X da sua máquina e não o dela para exibir a janela da aplicação.

Darcamo e Alex

Meus parabéns e agradecimentos

Testei na máquina local acessando um servidor remoto na rede local e lá chamei o firefox ainda meio incrédulo he he he...  Sem Graça Peguei um arquivo qualquer num site de download e fui conferir.  Estava na máquina remota.  Depois chamei o KTorrent.  Mesmo resultado.  Isso me é muito útil porque preciso startar aplicativos remotos e ao término dar shutdown na máquina, além de as vezes precisar da interface gráfica.

Muito bom.  Vivendo e aprendendo e pretendo repassar para outros que peçam tal tipo de informação.

Abração,
 Contente
Csat (Ubuntu 8.04)

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: