Autor Tópico: Oracle Enterprise Manager não funciona  (Lida 7130 vezes)

lssndrps

  • Visitante
Oracle Enterprise Manager não funciona
« Online: 04 de Dezembro de 2007, 09:52 »
Olá pessoal.

   Instalei o oracle 10g XE no ubuntu e, embora o banco suba pelo sqlplus, não abre o Enterprise manager.  ???

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2007, 11:32 »
Que enterprise manager vc está tentando executar?  Console java ou web?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

lssndrps

  • Visitante
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2007, 16:06 »
Olá Leandro.

   O Ubuntu é o 7.10 e o pacote do oracle é o oracle-xe-universal_10.2.0.1-1.0_i386.deb. Estou tentando acessar via browser.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2007, 18:17 »
O Enterprise Manager via web utiliza um servidor apache instalado juntamente com o banco.  Para startar o servidor web, tente o seguinte:

Código: [Selecionar]
$Oracle_Home/Apache/Apache/bin/apachectl start

E para para o serviço:

Código: [Selecionar]
$Oracle_Home/Apache/Apache/bin/apachectl stop

A porta padrão configurada para o serviço do OEM é 3339.  Depois de subir o servidor tente conectar pela url:

Código: [Selecionar]
http://<nome-ou-ip-do-servidor>:3339

Tente aí e veja se dá certo.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

lssndrps

  • Visitante
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2007, 15:16 »
Não funcionou Leandro.

Percebi que o arquivo emctl não é encontrado quando procuro pela busca do sistema. Fui até /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/server/bin$  e vi que ele não estava la mesmo.
O lsnrctl funciona.


Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2007, 15:45 »
Pois é, o lsnrctl é o controlador do listener e o emctl é o controlador do enterprise manager.  Se ele não está lá provavelmente ele não foi instalado junto com o banco.  Geralmente o script de inicialização do banco sobe todos os serviços, inclusive o oem web.

Por acaso o banco está subindo normalmente?  Vc consegue conectar nele com o sqlplus?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

lssndrps

  • Visitante
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2007, 10:57 »
Finalmente funcionou! rs

Leandro, quando instalei o Oracle, na configuração pos-instalação, escolhi a opção de não iniciar o banco ao iniciar o sistema, mesmo porque meu uso é esporádico. Quando me conectava ao banco usando o sqlplus, dava para subir o banco e acessar a tabela de teste sem problemas, mas quando tentava acessar via web não tinha sucesso. Após procurar pelos serviços do banco, tentei iniciar o lsnrctl e tive permissão negada. Então troquei para o usuario Oracle e foi possivel iniciar o lsnrctl e assim a web passou a funcionar.

Valeu!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Oracle Enterprise Manager não funciona
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2007, 11:20 »
É, geralmente quando se instala um banco a instalação cria um usuário e um grupo específico para controlar todo o banco, de forma que as permissões dos executáveis são exclusivas deles, nem o root tem acesso.  Quando vc starta o banco pode se conectar nele localmente apenas e para isso serve o listener, para aceitar conexões de outra máquinas.  Embora vc estivesse tentando acessar o console na mesma máquina, por ser web ele deve ser interpretado como conexão externa.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.