Autor Tópico: Notebook Positivo  (Lida 6224 vezes)

Offline Skitter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Notebook Positivo
« Online: 25 de Setembro de 2007, 19:43 »
Eu possuo um notebook positivo mobile V52 , no manual consta q a placa d video eh uma VIA UniChrome Pro 3D/2D
Eu gostaria de saber como eu posso configurar essa minha placa de video no Umbuntu 7 a ponto de poder usar o desktop 3D...


alguem poderia me ajudar????
obrigado!

Offline Skitter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2007, 01:00 »
ninguem????????????????????

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2007, 01:39 »
   Olá Skitter, bem vindo ao fórum. Acho improvável que tu vá conseguir aceleração 3D com essa placa... Dá uma olhada em Sistema>>Administração>>Gerenciador de Drivers Restritos, e vê se tem algo que tu possa habilitar por lá. Te passo alguns links de tópicos que cavoquei no fórum através de pesquisa (sempre tenha em mente a importância dela por aqui! ;)):

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,10578.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22293.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=19274.0

Grande abraço, Gláuber.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 02:06 por glaubergoncalves »

Offline Skitter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2007, 01:45 »
Glauder , valew pelas dicas e obrigado pelas boas vindas...
+  eu tenho uma duvida...
qnd eu tinha windows.....eu tinha jogo 3d aki no laptop e rodava tranquilo.....pq q no linux nao tenho o 3d????

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2007, 01:55 »
Glauder , valew pelas dicas e obrigado pelas boas vindas...
+  eu tenho uma duvida...
qnd eu tinha windows.....eu tinha jogo 3d aki no laptop e rodava tranquilo.....pq q no linux nao tenho o 3d????
   Infelizmente alguns fabricantes não dão ao Linux a mesma atenção que dão ao Windows, e não produzem drivers plenamente compatíveis com nosso sistema, ao mesmo tempo que não liberam o código-fonte destes pra que a comunidade possa trabalhar em cima e criar uma alternativa viável... SiS e Via são exemplos. Aqui tenho uma onboard SiS, que também não tem aceleração 3D possível no Linux em função dos drivers... porém uso uma Nvidia GeForce offboard que dá conta do recado... ;)

Offline Skitter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2007, 02:51 »
infelizmente eu nao posso desfrutar de ter uma placa off pq meu pc eh um notebook....:(
e acabei d seguir o tutorial q o amigo passou ali no inicio + continua na msm ....agora o driver q esta rodando eh via + msm assim nao tem o bendito do 3d....
o pior d td eh q eu naum posso rodar nenhum joguinhu legal aki.......sem 3d ...num tem jogo!...

tah soda ....

+ valew a força galera......brigadao msm.......

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Notebook Positivo
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2007, 07:37 »
Também tenho o mesmo problema porque possuo o mesmo notebook de modelo diferente mas com a mesma placa e fiquei frustrado ao não conseguir resolver este problema.  Não consegui usar os efeitos em 3D.  Certamente não irei comprar mais desta marca.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2007, 13:11 »
Também tenho o mesmo problema porque possuo o mesmo notebook de modelo diferente mas com a mesma placa e fiquei frustrado ao não conseguir resolver este problema.  Não consegui usar os efeitos em 3D.  Certamente não irei comprar mais desta marca.
   Isso é quase um contra-senso por parte da Positivo, visto que é uma das marcas que mais teve benefícios com o programa Computador para Todos, vendendo máquinas baseadas em SO Linux... tá certo que se eles vendem uma máquina com Windows ela deve ser compatível com este sistema operacional e não tem obrigação de compatibilidade com nenhum outro... mas seria no mínimo coerente por parte de uma empresa que trabalha com Linux que vendesse computadores de boa compatibilidade com esse SO.

alarcon

  • Visitante
Re: Notebook Positivo
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2007, 13:38 »
Acho que este texto aqui é uma boa leitura, quando se trata de Chipsets de video integrados:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/placas3d-modelos-chipsets/pagina7.html

boi

  • Visitante
Re: Notebook Positivo
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2007, 13:46 »
Se o que você quer é rodar o compiz/beryl, não é possível. Existe um driver para essas placas chamado Openchrome, que dá um suporte a 3D, mas ainda muito rudimentar. Mas se quiser tentar, as instruções estão aqui:

https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

Offline Skitter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2007, 17:48 »
ou seja .......nem nos meus sonhos eu vou conceguir rodar o desktop 3d aki no notebook....
+ sera q nem jogo tipo Open Arena ou qlq outro jogo ....soh pra me divertir um pouco .....pra nao fla q eu soh venho pra fente do pc pra trabalhar....rs..


Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2007, 16:02 »
ou seja .......nem nos meus sonhos eu vou conceguir rodar o desktop 3d aki no notebook....
+ sera q nem jogo tipo Open Arena ou qlq outro jogo ....soh pra me divertir um pouco .....pra nao fla q eu soh venho pra fente do pc pra trabalhar....rs..
   Sem 3D não rola OpenArena não, nem em sonho... :P Joguinho bem bom pra passar o tempo esse aí, né?! ;D Mas o Ubuntu tem uma série de joguinhos 2D muito divertidos também, dá uma conferida em Aplicações>>Adicionar/Remover..., seção Jogos. Ou confere os jogos do GetDeb e do Ubuntu Games, tem muita coisa boa em 3D e 2D nesses sites.