Autor Tópico: Linux Travando "do nada"  (Lida 1477 vezes)

Offline Agrias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Linux Travando "do nada"
« Online: 18 de Setembro de 2007, 11:54 »
Olá bom dia a todos,

Meu problema é o seguinte: sem nenhuma lógica perceptível, o meu "Linux" fica travando (e a imagem distorce completamente), de forma aparentemente randômica, o que me obriga a reiniciar o PC (Caps Lock ou TAB nem dão sinal de vida). Já travou comigo navegando, tanto no firefox quanto no konqueror; com eu tendo instalado (ou o próprio linux já ter instalado por mim) o driver de vídeo (nvidia) como também usando o driver vesa, o que implica dizer que travou tanto com o compiz habilitado como com ele desabilitado; bem como sem eu estar fazendo nada "de mais" (a última vez que travou eu estava navegando pelo painel de controle). Estou tendo esse problema desde que comecei a usar qualquer uma dessas distribuições. Já travou após horas como também após minutos dentro do Linux. E antes mesmo desses travamentos, nenhum sinal MESMO de instabilidade no PC ou no SO é notado. É realmente algo randômico para mim.

Isso aconteceu tanto no Ubuntu 7,04, quanto no Kubuntu 7.04 herd 4, bem como no Mandriva 2007.1 Powerpack. Ou seja, desconfio que o problema não seja distribuição...mas vai saber né? Vai logo abaixo a imagem mostrando como fica a tela após o travamento.

http://img225.imageshack.us/my.php?image=pict0553ij0.jpg

A configuração do meu PC é:

Athon 3200+ s939; Placa Mãe Biostar Geforce 6100-M9; 2x 256 MB DDR 2700; HDD Samsung SV2001H, Dois Leitores de CD (sendo um deles combo DVD/CD-RW) Samsung e Fonte Genérica (VCOM). Meu monitor é um Samsung 550s. A Bios instalada é a mais recente fornecida no site da Biostar. Isso aconteceu usando tanto Dual-Channel como Single Channel.

Também uso (nesta máquina em questão) Windows XP PRO SP2 há uns 2 anos, porém com esse SO não sofro qualquer tipo de travamento (ou pelo menos dessa natureza), por isso fico receoso em pensar que seja hardware (já fiz teste de memória e de diagnóstico de HD, no Windows e usando o "memtest" dos CDs do Ubuntu etc., e nem as memórias apresentam falhas nem o HD possui badblocks ou algum outro problema) o problema. Mas como usei distribuições diferentes, imagino de repente que elas possam estar configurando por padrão algo em comum que está resultando nesse travamento. E já usei diversas distribuições em um PC semelhante, mas com placa mãe ASUS (chipset ATI) e nunca tive esse tipo de problema. Justo agora que eu vi como funciona o Compiz e fiquei maravilhado, me fica acontecendo isso. Simplesmente não consigo usar Linux direito nessa máquina.

Por isso conto com a colaboração dos senhores para me ajudar, pois estou louco para poder voltar a usar Linux e Ubuntu / Kubuntu. Espero ter fornecido informações suficientes para os ajudarem a resolver esse meu problemão.

Obrigado!

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Linux Travando "do nada"
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2007, 20:41 »
Pela foto trata-se de um padrão bastante atípico. Recomendo que você escreva exatamente esse mesmo em inglês no ubuntuforums.org - isso merece e exige uma investigação ampla e profunda.

Offline Agrias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Linux Travando "do nada"
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2007, 23:21 »
Pela foto trata-se de um padrão bastante atípico. Recomendo que você escreva exatamente esse mesmo em inglês no ubuntuforums.org - isso merece e exige uma investigação ampla e profunda.

Beleza cara, vou tentar traduzir meu texto pro inglês e ver o que eu consigo.

 Obs: Nesse exato momento estou digitando essa resposta no mandriva 2007.1, onde ocorre exatamente o mesmo problema  que no ubuntu ou kubuntu, isso há umas 3hs que estou no Linux sem a maledita "travada". Coincidiu com umas mudanças que fiz na Bios, algo sem nem saber direito o que era. Só me lembro de uma, que foi (acho) "desabilitar o apic" (ou seria acpi?).

valeu pela dica!

Edit: De alguma forma o problema não reapareceu mais, acho que foi algo na BIOS que eu alterei, porém eu não fui tão cuidadoso, logo, não sei exatamente no que eu mexi. Mas pode ter sido alguma outra coisa também. Bom, por enquanto esse meu problema está resolvido.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2007, 22:03 por Agrias »