Autor Tópico: Mais um passo para a unifcação da língua  (Lida 30512 vezes)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2008, 03:21 »
É, bem sei que esse tipo de problema pode acontecer. Mas a questão é que algumas pessoas pensaram que as "línguas" iriam se unificar, o que não é verdade. Eu também não concordei com certas mudanças, mas acho que a unificação da ortografia é necessária por razões políticas.

E razões financeiras também, as editoras devem estar agora dando pulos de alegria, milhões de livros didáticos simplesmente perderão o valor a partir deste acordo.   ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #16 Online: 18 de Outubro de 2008, 12:40 »
É, bem sei que esse tipo de problema pode acontecer. Mas a questão é que algumas pessoas pensaram que as "línguas" iriam se unificar, o que não é verdade. Eu também não concordei com certas mudanças, mas acho que a unificação da ortografia é necessária por razões políticas.

E razões financeiras também, as editoras devem estar agora dando pulos de alegria, milhões de livros didáticos simplesmente perderão o valor a partir deste acordo.   ::)

Heheheh, é verdade. Mas só a partir de 2012 é que esse acordo será realmente obrigatório aqui no Brasil, então as editoras terão tempo para reeditar os livros.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #17 Online: 18 de Outubro de 2008, 13:24 »
Desculpem a satira, mais um comentário de um dos apresentadores do CQC Brasil representou muito bem o que acho deste acordo:

Citar
O nosso culto Presidente Lula assinando acordo ortográfico?
Seria o mesmo que o Cleber Bambam escrever um livro sobre o Acelerador de Particulas!

Para os portugueses que provavelmente não devem conhecer Cleber Bambam, ele foi um vencedor de um Reality Show fútil da TV (Big Brother) e se mostrou um ser "de baixo" nível intelectual.

Como eu dei risada de tal afirmação!!!!

_____________________________

Voltando ao tópico!

Considero como muitos, uma descaracterização da nossa identidade, assim como o Ubuntu é baseado no Debian e não precisa seguir os principios da distro mãe, vejo que Brasil e Portugal se encaixam muito bem na comparação! Nosso idioma descende de Portugal, mais hoje é muito diferente, tomou outros rumos pela lapidação e mistificação para com outras culturas. Modificar seria negar as outras influências e fixar-se novamente numa falsa dependência com Portugal.

_____________________________

Agora não preciso mais usar a "trema", NUNCA a encontrei no teclado, saí no Lucro!!!  ;D ;D ;D ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #18 Online: 18 de Outubro de 2008, 16:48 »
Citar
(...) Agora não preciso mais usar a "trema", NUNCA a encontrei no teclado, saí no Lucro!!!

Pô Felipe, shift + 6!  :D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2008, 09:40 »
Vou sentir falta do trema. :'(

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
i
« Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:51 »
Mesmo o acordo sendo ortográfico ainda acho uma furada. Imagina ter que obrigar as pessoas a escrever diferente de uma hora pra outra? É completamente antinatural. Imagina a dificuldade de se acostumar das pessoas? E tudo por causa de política. As mudanças sejam ortográficas, semânticas ou que for tem que vir para da mais conforto aos usuários da lingua e não pra politicagem e pra se forçar uma "integração". Existe outros zilhões de meios mais eficazes e menos traumáticos de se fazer integração do que impor um alinhamento ortográfico.
kcnp

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2008, 23:06 »
kcnp, esse processo acontece em muitos e muitos países, e é natural que aconteça. Na verdade, se formos pensar em quantidade de pessoas, esse acordo será melhor para a maioria, porque diminui naturalmente a chance de se cometer erros ortográficos, porque houve um simplificação muito significativa. Sou professor de português, e pode ter certeza que dá trabalho ensinar regras de ortografia e acentuação (especialmente dessa última) aos pequenos. Não é a primeira vez que isso acontece no Brasil, e as pessoas se acostumaram. Leia textos originais de Machado de Assis, por exemplo, e você verá que a quantidade de acentos era absurda. Em vez de se acentuarem as proparoxítonas, que são minoria, acentuavam-se as paroxítonas, imensa maioria. O acordo veio como uma simplificação, que foi muito benéfica. Essa de agora é uma outra simplificação, que vai causar estranheza naturalmente, mas que rapidamente será absorvida. Além disso, lembre-se de que, apesar de entrar em vigor ano que vem, esse acordo só será obrigatório em 2012 (aqui no Brasil), tempo suficiente para que as pessoas dessa nossa geração se adaptem.

Offline batataxpto69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • Fado do Desgraçadinho
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 18:56 »
Aqui em Portugal tenho ideia que são 5 anos de adaptação e só depois há a obrigatoriedade de escrever de acordo com o novo acordo. Mas de certa forma, este acordo é necessário mas como tudo, não é perfeito, mas na minha opinião só vem fazer bem.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2008, 20:15 »
Eu sei que houveram outros, mas concerteza não deste tamanho. Por que os outros foi pensando no conforto dos usuários de cada país em especial. Esse teve que ser mais abrangente pra comportar todos os países de lingua portuguesa.
Tamanha mudança não é nem um pouco natural e vai demorar pra pessoas se acostumar. Uma coisa é fazer mudanças do nivel de tirar um trema da lingua de vez enquanto, outra é fazer uma mudança tão brusca.
Continuo sendo contra principalmente por essa conotação política bem explicita e por ser uma mudança muito brusca.
Mudanças tem que ser feita pensando em cada país em separado e não em toda comunidade que fala aquela lingua. Algo assim é tentar abraçar o mundo de uma vez só, geralmente não da certo.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2008, 20:17 por kcnp »
kcnp

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2008, 22:14 »
Bom, eu particularmente gostei. E se você observar, a última reforma ortográfica foi bem grande, sim, acho que de proporções semelhantes a essa de agora.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #25 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:04 »
É... estou ficando gasto ( não velho )

Será minha terceira reforma ortográfica.

Nas duas primeiras eu estava ainda nos bancos escolares, agora vai ser mais fácil. Não vou ter que tirar nota se errar na ortografia.

Na primeira reforma foram abolidos os verbos da quarta conjugação

Na segunda foram abolidos os "k", "w", "y" que voltam agora ao Brasil.

[],s


Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Mais um passo para a unifcação da língua
« Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2009, 18:22 »
vinicius_aleao, parabéns por seus comentários.
As mudanças nas regras são importantes sim, principalmente no Brasil onde não reclamamos ao incorporar uma estrangeirismo barato. Quem sabe o debate faça as pessoas pensarem no seu idioma como ele deve ser visto, um Valor Cultural. A língua portuguesa luta para se impor enquanto uma das mais importantes línguas do mundo.
Se alguns brasileiros estão tão agitados com as mirradas mudanças, imagino como estão nossos irmãos portugueses onde a mudança foi maior.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!