Autor Tópico: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia  (Lida 18231 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Online: 30 de Julho de 2007, 17:35 »
A energia elétrica anda muito cara, apesar disso muita gente como eu, têm a mania  de deixar o PC ligado 24 horas por dia, achando que por deixar o monitor desligado o gasto de energia será insignificante. Será mesmo?   

Achei esse infográfico no site do estadão:





Fiz uma pesquisa na net e percebi que esses valores variam, mas no geral os deste gráfico estão bem próximos da média geral.

-------------------

Outro ótimo link pra calcular o gasto de energia do seu PC é essa daqui (em espanhol, mas dá pra entender):

http://www.tqm.com.uy/soporte/calculadora-watts.htm

--------------------


Para saber quanto é cobrado na sua região por cada kwh:


Link no site da aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que mostra a tarifa cobrada por todas as companhias energéticas estaduais e regionais:

http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=493
 

-----------------------

Como calcular:

Só faltou uma coisa no post. Ensinar como calcular. É bem fácil.

Note que o gasto do seu micro é em watts (w), e cobrança da tarifa é em kilowatts (kw). Mas é bastante fácil converter:

-Assim como:

100 m = 0,1 km
100 w = 0,1 kw

-Dessa maneira a fórmula é a seguinte:

Total na conta de luz = G . Hpd . M . T

-Onde:

G = gasto médio do micro em kw (já convertido)
Hpd = horas por dia em média
M = o número de dias que você liga o computador por mês
T = tarifa na sua região

-Por exemplo, no segundo caso do infográfico acima, temos:

G = 0,29 kw (290 w)
Hpd = 12 (12 horas por dia em média)
M = 30 (já que é considerado no exemplo que o computador é ligado todos os dias do mês)
T = 0,28 (tarifa cobrada na época em que saiu a notícia)

-Assim:

0,29 x 12 x 30 x 0,28 =  R$ 29,00


 
« Última modificação: 31 de Julho de 2007, 02:46 por gabriel0085 »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2007, 18:04 »
Interessante!

Nunca tinha pensado no assunto em relação ao todo. Pensei em relação ao monitor, que substitui por LCD por conta da informação que a diferença na conta de luz paga a diferença de preço (exagero, ou não?).

Bom post.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

  • Visitante
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2007, 18:23 »
Muito interessante mesmo este seu post gabriel0085.

Confesso que não fazia a mínima idéia que um micro ligado consumia tudo isso de energia. Vou levar bastante isso em consideração a partir de agora quando pensar em deixar o mesmo ligado sem um forte propósito.

T+
Arlei

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2007, 21:14 »
Citar
Para calcular quanto você gasta de energia:


Link no site da aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que mostra a tarifa cobrada por todas as companhias energéticas estaduais e regionais:

http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=493


Achei mais esse link bem interessante e atualizei o tópico principal. Como eu coloquei, o link tem todas as tarifas cobradas nos vários estados.

Já que descobri o site com as tarifas cobradas no Brasil , resolvi atualizar novamente o post, agora ensinando a fazer os cálculos de quanto gasta em dinheiro o seu PC.

Espero que dê pra entender a fórmula,  :P.
« Última modificação: 31 de Julho de 2007, 02:35 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2007, 02:44 »
Eis quanto eu gasto de energia por mês com meu micro:

-----------------------------------

80 w - monitor
30 w - outros componentes
65 w - cpu
30 w - placa de video
20 w - HD
30 w - dvd
15 w - modem/rede/som
05 w - usb
05 w - coolers
06 w - tclado/mouse/cooler cpu
25 w - placa mão
_________
311 w - Total

---------------------

311 w = 0,311 kw

--------------------

0,311 kw - quanto meu computador gasta por hora

12 h - o tempo que ele passa em média ligado por dia

30 dias - a quantidade de dias que eu ligo o computador por mês 

R$ 0,33822 - quanto custa o kwh aqui em Recife (segundo o site da aneel) 

---------------------

0,311 x 12 x 30 x 0,33822 = R$ 37,86

----------------------

 R$ 37,86 é quanto meu computador pesa por mês na conta de luz daqui de casa.

Pensando bem, nem é tanto,  ::). Pensei que fosse pior.
« Última modificação: 31 de Julho de 2007, 02:47 por gabriel0085 »

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2007, 09:41 »
Pelos meus cálculos, o meu computador caseiro (Pentium HT 3.0)  ligado 24/7 fazendo download adicionou mais ou menos R$70,00 na minha conta de luz, praticamente o consumo apontado pela matéria.  :-[

Acho demasiado caro isso todo mês, estou configurando um velho notebook Pentium II 266 que fará o trabalho de ficar rodando o bittorrent dia e noite, não dá pra deixar uma máquina atual fazendo isso, não só pelo financeiro, mas pelo ambiente também.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2007, 10:08 »
Pelos meus cálculos, o meu computador caseiro (Pentium HT 3.0)  ligado 24/7 fazendo download adicionou mais ou menos R$70,00 na minha conta de luz, praticamente o consumo apontado pela matéria.  :-[

Acho demasiado caro isso todo mês, estou configurando um velho notebook Pentium II 266 que fará o trabalho de ficar rodando o bittorrent dia e noite, não dá pra deixar uma máquina atual fazendo isso, não só pelo financeiro, mas pelo ambiente também.


Meu Deus, Polaco - R$ 70,00!!!!!!!!!!!
também tenho um P4 3.0HT, Placa de vídeo PCI-Express 256 (que dizem e a figura mostra é a parte que mais consome) e pago aqui em média de luz, no RJ, R$ 40,00 p/mês, e usando muito o PC durante um dia.
Ñ entendo nada de eletricidade, mas será que ñ tem algo errado de repente na tua fiação elétrica.

Parabéns gabriel0085 pelo tópico.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2007, 10:59 »
Pelos meus cálculos, o meu computador caseiro (Pentium HT 3.0)  ligado 24/7 fazendo download adicionou mais ou menos R$70,00 na minha conta de luz, praticamente o consumo apontado pela matéria.  :-[

Acho demasiado caro isso todo mês, estou configurando um velho notebook Pentium II 266 que fará o trabalho de ficar rodando o bittorrent dia e noite, não dá pra deixar uma máquina atual fazendo isso, não só pelo financeiro, mas pelo ambiente também.


Meu Deus, Polaco - R$ 70,00!!!!!!!!!!!
também tenho um P4 3.0HT, Placa de vídeo PCI-Express 256 (que dizem e a figura mostra é a parte que mais consome) e pago aqui em média de luz, no RJ, R$ 40,00 p/mês, e usando muito o PC durante um dia.
Ñ entendo nada de eletricidade, mas será que ñ tem algo errado de repente na tua fiação elétrica.

Parabéns gabriel0085 pelo tópico.

Eu também fiquei assustado, mas foi este o valor que o meu computador adicionou a minha conta de luz, ligado 24 hrs por dia e a noite quando chego em casa, com o monitor CRT 19'' ligado umas 3 hrs por dia, no máximo.

Minha placa de vídeo é uma Radeon 9800Pro, que infelizmente mesmo em 2D é uma "beberrona" de energia.  >:(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2007, 11:12 »
Bom amigo Polaco, meu PC ñ fica 24h ligado, e também uso um monitor LCD 17'', mas mesmo vc mantendo o monitor 3h ligado por dia, acho que tá estranho.
Pedi um eletricista p/ dar uma checada na sua instalação elétrica, fios antigos também ajudam no aumento de consumo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Jsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2007, 22:00 »
                                     O meu pc é o que se chama intermediário: 1 giga de memória, disco rígido de 80 gigas e  Pentiun 4 de 2.4. Acredito que o consumo será bem maior para os top de linha como já foi citado mais a fonte também deverá consumir um bocado pois dependerá de quantos watts irá entregar, já imaginou uma destas mais sofisticadas que são  utilizadas para os jogadores de plantão? Minha placa de vídeo é uma Nvídia  6200 de 128 bits. Fiquei espantado com o excesso de consumo.  Acho sim que está na hora de trocar meu monitor crt de 17 por um LCD o mais rápido possível. Valeu!

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Dica: Descubra quanto seu PC gasta de energia
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2007, 10:11 »
Eu gasto por volta de 260W ( medido pelo Killwatt ) com o processador a plena potência no meu micro, e com os penduricalhos ligados ( tenho até telefone sem fio pendurado no mesmo nobreak ), mas o monitor desligado ( LCD de 19" ).