Autor Tópico: O "Surface" open source e c/ Ubuntu  (Lida 3337 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
O "Surface" open source e c/ Ubuntu
« Online: 20 de Julho de 2007, 10:04 »
O chamado 'surface' vem sendo o que pode ser, certa/ o computador do futuro, li essa matéria em: http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-07/#46a09a62 e resolvi postar aqui, pelo exemplo ter usado o Ubuntu.

Citar
Vai de Microsoft Surface? É caro e demorado, mas a comunidade open source não fica para trás. Para quem não sabe, Surface é o projeto de computador "do futuro" da Microsoft, com uma tela de toque, trazendo uma experiência bem diferente de usar o mouse e o teclado para trabalhar com os programas, e muito mais amigável do que aqueles terminais de auto atendimento, que já possuem tela sensível ao toque humano há eras.

Se ela pode, a comunidade pode. Veja esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=olWjnfBoY8E

Projeto de Peter Hutterer, estudante da Wearable Computers Lab at the University of South Australia: MPX. O nome vem de "Multi-Pointer X". Uma modificação no servidor X do Linux permite que diversos métodos de entrada sejam usados ao mesmo tempo. Basicamente o sistema pode ser um computador normal, com qualquer quantidade de teclados e mouses conectados (desde que suportada tal quantidade pelo hardware atual, claro). As pessoas poderão interagir com os programas simultaneamente. O software ainda está bem no começo, cheio de bugs, mas caminhando para o melhor. E olha que promete.

Uma das coisas mais interessantes (nesse ponto chegamos a um "Surface open source e gratuito") é que ele pode ser conectado a um display de mesa da Mitsubishi, o DiamondTouch. Ele suporta também vários usuários, vibrações, gestos e toques coordenados, para um pequeno grupo trabalhar colaborativamente.

Enquanto o DiamondTouch usa uma tecnologia diferente do TouchLight da Microsoft, o resultado final até melhora, pois a combinação do MPX com o DiamondTouch na verdade reconhece até quatro usuários diferentes. O Surface da Microsoft permite que vários usuários "mexam" na mesma tela, mas não é possível diferenciá-los - pelo menos por enquanto.

No entanto, há desvantagens também: essa solução exige que cada usuário toque um bloco condutivo diferente, para que o sistema os reconheça, e de acordo com Peter: "O DiamondTouch é bom para detectar múltiplos toques de usuários diferentes, mas não de um mesmo usuário".

Tudo bem que está começando. Mas é gratuito e aberto, e está disponível já, no estado em que se encontra.

O site Gizmodo publicou uma entrevista com o criador, Peter. Vale a pena conferir:

http://gizmodo.com/gadgets/touch-me/linux-mpx-multi+touch-table-may-become-free-diy-microsoft-surface-one-day-278613.php

Gostou? Saiba mais e baixe o projeto na página do mesmo: http://wearables.unisa.edu.au/mpx/

Fonte: Gizmodo.com

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: O "Surface" open source e c/ Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2007, 10:14 »
Mais uma vez o mundo opensource mostra que é possível se conseguir muito com muito menos dinheiro do que os amantes do monopólio.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com